Robert Renan surpreende e vira titular indiscutível no Vasco

Em menos de dois meses, o zagueiro Robert Renan passou de estreante a titular incontestável no Vasco de Fernando Diniz.

Robert Renan pega bola para bater pênalti do Vasco
Robert Renan pega bola para bater pênalti do Vasco (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Menos de dois meses atrás, no empate com o Botafogo que garantiu a classificação para a semifinal da Copa do Brasil, Robert Renan fazia sua estreia com a camisa do Vasco. O zagueiro vai reencontrar o adversário nesta quarta-feira, mas dessa vez com status de titular indiscutível e peça-chave do time de Fernando Diniz.

Botafogo e Vasco fazem o clássico da 32ª rodada do Brasileirão nesta quarta, no Nilton Santos, com bola rolando às 19h30 (de Brasília).

Há exatos 55 dias, Botafogo e Vasco entravam em campo para decidir uma vaga na semifinal da Copa do Brasil – na ida, em São Januário, as equipes empataram em 1 a 1. Nuno Moreira e Alex Telles marcaram e selaram um novo empate em 1 a 1. Robert Renan, que havia acabado de chegar ao Vasco, entrou no segundo tempo e atuou por cerca de 10 minutos em sua estreia, mas a noite ainda reservava algo maior para ele.

Depois de quatro cobranças para cada lado na decisão por pênaltis, coube a Robert Renan selar o destino do Vasco na competição. O zagueiro canhoto cobrou com precisão, deslocando o goleiro Neto, e garantiu a classificação. Depois do jogo, Fernando Diniz lembrou o episódio do pênalti desperdiçado que marcou a passagem dele pelo Internacional.

– Na hora das cobranças, todo mundo tinha treinado. Eu tinha uma lista do primeiro ao 23º. Alguns tinham saído, eu fui escalando assim: os acostumados a bater, batem melhor, Vegetti, Rayan, se o Coutinho estivesse iria bater… Eles falaram que estavam bem para bater e fui colocando. E o Robert Renan foi o único que não tinha falado. Mas ele estava pronto para bater. Eu já tinha quatro, falei: “Robert, você bate o quinto”. E ele: “Está certo”. Foi meio intuitivo, não foi algo que pensei muito. Ele merecia esse prêmio – disse.

Tomou conta da vaga

Robert Renan estreou como titular no jogo seguinte, no empate em 2 a 2 com o Ceará, na 23ª rodada. E não saiu mais do time. Sua chegada, junto com a de Carlos Cuesta, teve impacto imediato e coincidiu com o melhor momento do Vasco na temporada inteira.

O time de Diniz enfileirou bons resultados, chegou a conseguir uma sequência de quatro vitórias seguidas e saiu da parte debaixo da tabela para se colocar na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem. A defesa ficou três jogos seguidos sem sofrer gols, sequência que só foi interrompida na derrota por 2 a 0 para o São Paulo na rodada passada.

Robert Renan no Brasileirão

  • 9 jogos (todos como titular)
  • 55 rebatidas
  • 11 desarmes
  • 458 passes completos (48 incompletos)
  • 3 assistências para finalização

Em pouco tempo, o jogador de 22 anos tomou conta de uma vaga que até pouco tempo antes era uma enorme lacuna. Luiz Gustavo (que depois foi vendido para o Bahia), Lucas Freitas e Maurício Lemos foram os zagueiros que atuaram pela esquerda ao longo da temporada, mas nenhum deles se firmou na posição.

Robert Renan deu não apenas consistência defensiva e segurança na bola aérea (ele tem 1,86m de altura), como também contribuiu para a melhora na saída de bola, parte fundamental da estratégia das equipes comandadas por Diniz. Ele tem conseguido encontrar passes verticais, para quebrar as linhas da marcação, e costuma receber muito a bola nessa fase do jogo.

Ele tem média de 50 passes completos por partida no Brasileirão e já deu três assistências para finalização. Contra o São Paulo na rodada passada, ele por muito pouco não marcou seu primeiro gol com a camisa do Vasco. Rafael voou no canto e salvou o que seria um bonito gol em chute de fora da área do zagueiro.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Robert Renan
Comente

Veja também
Veja quais jogadores do Vasco têm mais chance de fazer gol no clássico

Site aponta quais jogadores do Vasco da Gama podem ser decisivos no clássico desta quarta-feira, contra o Botafogo.

Olho no rival! Escalação do Botafogo contra o Vasco

Confira a escalação do Botafogo para o jogo desta quarta-feira, contra o Vasco da Gama, pelo Campeonato Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Botafogo

Confira a escalação do Vasco da Gama para o clássico contra o Botafogo, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Botafogo e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Botafogo e Vasco da Gama nesta quarta-feira, no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco enfrenta o Botafogo nesta quarta-feira pela 32ª rodada do Brasileiro

Botafogo e Vasco da Gama se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30min, no Nilton Santos, pela 32ª rodada do Brasileiro.

CBF detalha rodadas 34 a 36 do Brasileiro; veja os jogos do Vasco

O Vasco da Gama terá compromissos importantes nas próximas rodadas do Brasileiro para suas pretensões na competição.

Paulinho vive fase difícil e futuro indefinido no Vasco

O meia-campista Paulinho perdeu espaço no Vasco da Gama após lesão e vive incerteza sobre seu futuro no Clube.

Walace Falcão projeta jogo decisivo do Vasco pela Copa do Brasil Sub-20

O zagueiro Walace Falcão afirmou que o time está com foco total na virada e na classificação na Copa do Brasil.

Rayan rende mais como ponta ou centroavante no Vasco? veja números

Números revelam diferenças no desempenho de Rayan no Vasco da Gama, conforme a sua função durante os jogos.

Vasco vive semana decisiva na luta por vaga na Libertadores 2026

O Vasco da Gama terá duas partidas nesta semana que podem ser determinantes na busca por uma vaga na Libertadores 2026.