Robert Renan não poderá jogar contra o Bahia

Vasco da Gama aciona protocolo concussão após choque de cabeça e substituição de Robert Renan e zagueiro não pode enfrentar o Bahia.

Robert Renan sendo avaliado por médico
Robert Renan sendo avaliado por médico (Foto: Reprodução: ge/TV)

O zagueiro Robert Renan, do Vasco, está fora da partida contra o Bahia, marcada para esta quarta-feira (24), às 19h30, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. O defensor sofreu uma concussão durante o empate com o Flamengo após um choque de cabeça com o companheiro de equipe Cauan Barros. Segundo o protocolo, o jogador que for substiuido com suspeita de concussão deve ficar ao menos cinco dias afastado das atividades do clube.

Embora tenha manifestado o desejo de continuar em campo, Robert foi imediatamente submetido a uma avaliação médica ainda no gramado. O médico do Vasco, Dr. Rodrigo Sasson, seguiu o protocolo de concussão cerebral estabelecido pela CBF e determinou a substituição do atleta. Lucas Oliveira entrou em seu lugar.

Como funciona o protocolo de concussão?

Segundo o protocolo da CBF, em casos de concussão, é permitido realizar uma substituição adicional, que não conta entre as cinco regulamentares. O árbitro ou o quarto árbitro deve ser informado, e uma ficha especial (cartão de substituição vermelho) é utilizada para registrar a troca. Ao fim da partida, esse cartão precisa ser devolvido com a assinatura do médico e os dados do atleta substituído. Robert foi encaminhado a um hospital após deixar o campo e passa bem, segundo informações do clube.

Com base no protocolo, além de cumprir um período mínimo de cinco dias afastado de atividades esportivas, o jogador poderá retornar aos treinos somente se estiver assintomático e apresentar exames que atestem a ausência de sequelas da concussão. Além disso, o departamento médico do Vasco deverá preencher um questionário detalhando o tratamento e evolução do quadro clínico do jogador.

Casos de concussão são frequentes no futebol brasileiro

A situação de Robert Renan não é isolada. Casos de concussão têm se tornado mais frequentes no futebol brasileiro. Na semana passada, o goleiro Gabriel Brazão, do Santos, também sofreu uma concussão após levar uma joelhada na testa de Igor Gomes, em partida contra o Atlético-MG.

Mesmo com um calombo visível na testa, Brazão insistiu em permanecer em campo. O médico do Santos, Dr. Maurício Zenaide, explicou após a partida por que o goleiro não foi substituído de imediato:

– Gabriel Brazão foi atendido no campo, estava consciente e orientado. Foi aplicado o protocolo CAT6 da FIFA e CBF para suspeita de concussão. O goleiro respondeu todas as perguntas corretamente, não desmaiou, não tinha visão dupla e não apresentava ânsia ou vômito.

Minutos depois, no entanto, Brazão passou mal, caiu em campo com tontura e acabou sendo substituído por Diógenes. Ele foi levado de ambulância para um hospital em Belo Horizonte, onde realizou exames.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Torcida do Vasco é a 4ª que mais reclamam da arbitragem; veja ranking

Torcedores do Vasco da Gama são a 4ª no ranking de reclamações com a arbitragem deste Campeonato Brasileiro.

Tchê Tchê e GB evoluem e se aproximam de retorno ao Vasco

Tchê Tchê e GB seguem em fase de transição física, já realizam atividades no campo e se aproxima de retorno aos gramados.

Vasco solicita permissão para empréstimo de R$ 80 milhões

Com o objetivo de quitar salários e fornecedores, Vasco da Gama pede à justiça liberação para pegar empréstimo bancário.

Dois jogadores do Vasco se apresentam à Seleção Sub-20

Destaque da base do Vasco da Gama, Ramon Rique se junta a Leandrinho para treinos da Seleção Brasileira Sub-20.

Puma se destaca na vaga de Piton e recebe elogios de Diniz

Improvisado na vaga de Lucas Piton, Puma Rodríguez vem de boas atuações pelo Vasco da Gama, dá conta do recado e recebe elogios de Diniz.

Torcedor do Vasco é morto por flamenguistas no Distrito Federal

Torcedor do Vasco, Eumar morreu depois de ser esfaqueado por torcedores do Flamengo no Distrito Federal, no último domingo.

Vegetti vive jejum de gols com bola rolando; veja números

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti não vive boa fase, mas ainda goza de prestígio com o técnico Fernando Diniz.

Rayan marca contra o Flamengo e revive tempos de carrasco na base

Atacante revelado na base do Vasco da Gama, Rayan marcou pela primeira vez contra o Flamengo no profissional.

Diniz vê empate justo em clássico, mas crê que Vasco poderia ter vencido

Vasco da Gama saiu atrás no placar, mas foi buscar o empate contra o Flamengo, em partida da 24ª rodada do Brasileiro.

Robert Renan se manifesta após choque de cabeça no clássico

O zagueiro Robert Renan afirmou que está bem, agradeceu a apoio da torcida e lamentou o resultado do clássico.