Riquelme analisa temporada, projeta futuro no Vasco e revela sonhos

O lateral-esquerdo Riquelme está focado em levar o Vasco da Gama à Série A e projeta jogar na Europa e na Seleção Principal.

Riquelme durante jogo contra o Guarani
Riquelme durante jogo contra o Guarani pela Série B 2021 (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Ele é promissor há tempos. Tanto que frequentava treinos do time principal desde os 16 anos. Mas nem faz tanto tempo: aos 19, Riquelme foi um dos raríssimos jogadores que se salvaram no pior ano da história do Vasco. O lateral-esquerdo deixou boa impressão e, nesta entrevista exclusiva ao LANCE!, a promessa cruz-maltina analisa o amadurecimento na temporada de estreia e projeta o futuro. Em 2022 e mais adiante.

Com que sentimento terminou 2021, ano ruim para o time, mas individualmente bom para você?

– Muito feliz por ter terminado a temporada em alta, mas triste por não ter conseguido o acesso. Tenho certeza de que teremos um grande ano e me sinto preparado para fazer uma boa temporada, com o objetivo de conquistar o acesso.

O que você levou de aprendizado nesta temporada? Você começou no banco, foi ganhando espaço… mas, novo como é, entende ter amadurecido e aprendido?

– Tive uma experiência muito boa com o professor (Fernando) Diniz e também sou muito grato ao Marcelo (Cabo) por ter me permitido estrear. Pude desenvolver meu futebol ao longo da temporada e ter mais oportunidades com o Diniz. Então, sem dúvidas, 2021 foi de uma experiência incrível para mim, mas ano que vem iremos em busca do acesso.

Sobre 2022, você tem meta de jogos depois dos 17 como titular? O que você projeta? Tem meta de assistências? De gols?

– Metas todos têm. Quero ser titular durante a temporada e ajudar o time, mas, claro, respeitando o espaço de cada um. Quero conquistar o professor no dia a dia, demonstrando meu trabalho. Penso em fazer gol, mas isso é consequência do meu trabalho e o objetivo é sempre sair de campo com 3 pontos

E… falando de gol: você fica imaginando como vai sair o seu primeiro como profissional?

– Fico imaginando, mas não é algo que fica na minha cabeça toda hora. Na hora que tiver que acontecer Deus vai me abençoar e eu só sei que vou comemorar com a torcida.

A sua atuação contra o Coritiba, na última vitória do Vasco no ano passado… você lembra das suas reações após o jogo, da torcida, do vestiário, em casa? O que você sentiu e o que você ouviu e leu naquele momento? Teve cobrança por mais?

– Cobrança sempre teve, tanto da família, quanto da minha torcida, porque todos sabiam do meu potencial na base, então não seria diferente agora. Nos jogos contra o Coritiba e contra o Confiança, por exemplo, nos quais jogamos muito bem, sempre mantive meu pé no chão, sabia que nada estava ganho. Agora foco no acesso em 2022.

O Vasco está passando por uma reformulação e já tem gente pensando em te ver atuando mais à frente. Você se enxerga jogando mais avançado ou acredita que sua carreira será mais como lateral mesmo?

– Sim, me vejo jogando mais à frente, mas acho que não é o momento agora. Cheguei nas Seleções Sub-15, Sub-17, Sub-20 e em todas as outras de base jogando como lateral, então acredito que essa posição me fez chegar no profissional e na Seleção. Não tem motivo para mudar agora, mas não posso falar como será lá na frente. Se o professor precisar de mim jogando na ponta ou um pouco mais avançado, estou à disposição, mas prefiro jogar no meu lugar de origem.

Hoje com 19 anos, o que você projeta para sua vida e sua carreira? Europa, carreira longa no Vasco como o Henrique, também lateral-esquerdo, que ficou oito anos…

– Meu maior sonho é jogar na Seleção Principal, ainda mais porque já tive essa experiência de representar o Brasil na Sub-15, na Sub-17 e na Sub-20. Penso, sim, em um dia jogar no exterior, na Europa, mas, no momento, estou focado em levar o Vasco de volta à Série A e quero fazer história aqui, deixar meu nome marcado. Sou muito grato ao clube por tudo. Estou muito feliz e espero que em 2022 nós alcancemos nossos objetivos.

Fonte: Lancenet

Mais sobre:Riquelme
Comente

Veja também
Vasco e Flamengo fazem acordo e clássico será no Maracanã

O clássico entre Vasco e Flamengo pelo Brasileiro será disputado no Maracanã com divisão de 50/50 entre os torcedores.

Joel Santana analisa empate e mostra preocupação com futuro do Vasco

Ex-técnico do Vasco da Gama, Joel Santana analisa desempenho do time contra o Melgar, faz críticas e fala sobre o futuro.

Vasco tem grande missão em jogo contra Corinthians na Neo Química Arena

O Vasco da Gama enfrenta o Corinthians pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro e tenta quebrar tabu na Neo Química Arena.

Veja como está o trio de reforços estrangeiros do Vasco

Nuno Moreira é o que mais se adaptou ao time do Vasco, Garré ainda não engrenou e Loide não conseguiu ser titular.

Jogo entre Corinthians e Vasco terá operação especial de segurança

O jogo terá operação especial devido à rivalidade entre as torcidas organizadas e confusão no último duelo em Itaquera.

Crias do Corinthians, Adson, João Victor e Piton reforçam laços de amizade no Vasco

Adson, João Victor e Lucas Piton fortaleceram os laços de amizade no Vasco e reencontram o Corinthians neste sábado.

Contratados por Pedrinho em 2024 não emplacam no Vasco; Coutinho é exceção

Pedrinho contratou 6 jogadores no meio do ano passado, mas apenas Philippe Coutinho segue com espaço no Vasco.

Vasco é condenado a plantar quase 200 árvores; veja motivo

O Vasco da Gama não repôs o corte irregular de seis árvores feito na Sede Náutica da Lagoa. , há quase 20 anos.

Vasco treinará nesta sexta-feira no CT do Palmeiras

O elenco do Vasco já está em São Paulo para o jogo contra o Corinthians e treinará no CT do Palmeiras antes do duelo.

Vasco goleia o Atlético-GO por 6 x 1 pelo Brasileiro Sub-20

O Sub-20 do Vasco da Gama goleou o Atlético-GO nesta quinta-feira, por 6×1, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.