Ricardo Sá Pinto explica mudança de esquema tático contra o Caracas

O técnico Ricardo Sá Pinto justificou a escalação do Vasco da Gama com três zagueiros na partida contra o Caracas.

Ricardo Sá Pinto em jogo contra o Caracas na Venezuela
Ricardo Sá Pinto em jogo contra o Caracas na Venezuela (Foto: Matias Delacroix/AFP)

Apesar da classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Vasco não apresentou um bom futebol diante do Caracas, da Venezuela. Mesmo com um jogador a mais durante a segunda metade da etapa final, o Cruz-Maltino não conseguiu vencer a partida, deixando o seu torcedor apreensivo até o fim. A preocupação se transformou em alívio e Ricardo Sá Pinto superou o seu primeiro desafio sob o comando do time.

O treinador português fez apenas o seu 4º jogo à beira do campo e ainda não conseguiu repetir a escalação. A título de curiosidade, Sá Pinto teve Benítez em condições de ser titular apenas na partida de ontem e até agora não contou com Germán Cano. Portanto, a tendência é de que a equipe possa render melhor nos próximos compromissos.

A expectativa é de que o artilheiro possa estar em campo no domingo, contra o Palmeiras, em São Januário. Além de Cano, Léo Matos, que não estava inscrito na Sul-Americana, também deve voltar ao time. Com os principais jogadores à disposição, a dúvida deve passar pelo esquema tático a ser utilizado. Contra o Caracas, Ricardo Sá Pinto deixou claro que a escolha por três zagueiros foi uma “questão estratégica”.

— Para ontem serviu. No futuro logo se saberá, para ontem foi estratégico. Temos outra estrutura, essa foi outra que trabalhamos. Podemos eventualmente trabalhar outra, não vamos andar a trabalhar 30 estruturas táticas. Temos uma bem trabalhada já, que é o 4-2-3-1, mas que também precisamos melhorar em termos de sistema tático inicial. Também pode ser no 4-4-2. Podemos mudar para o 4-1-4-1 dependendo do que acharmos.

Ontem, para a entrada do 3º zagueiro, Sá Pinto barrou Vinícius, que foi titular nas últimas três partidas. Além dele, Ribamar e Talles Magno também foram para o banco de reservas, porém a joia ficou como opção por não estar 100% fisicamente. Com três defensores, Yago Pikachu e Neto Borges tiveram liberadade para atacar e criaram as melhores chances do Vasco. O lateral-direito, que estava em desgraça, ganhou alguns créditos com a torcida. Já o lateral-esquerdo recebeu elogios do treinador.

— Neto esteve bem, fez um bom jogo e foi muito inteligente. Foi o primeiro jogo que ele fez comigo de titular, entendeu o que eu queria dele nesse jogo, numa estrutura diferente também. Estou muito satisfeito não só com o rendimento dele, mas com o da equipe.

Ricardo Sá Pinto ainda está em busca da escalação certa e do esquema tático ideal, o que é compreensível pelo curto tempo de trabalho. No entanto, o treinador já começa a ganhar opções dentro do grupo, fortalecendo o elenco com os que lá estão.

Tiago Reis foi o primeiro deles. Miranda se consolidou na defesa, Yago Pikachu deu mostras de que pode render mais avançado e Neto Borges parece ter conquistado a titularidade, aumentando ainda mais a disputa e a concorrência por uma vaga no time. O Vasco é quem tem a ganhar com isso.

Fonte: Esporte News Mundo

Comente

Veja também
Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Payet foi destaque do Vasco contra o Internacional; veja números

Recuperado de um problema físico, Payet foi titular no confronto diante do Internacional e se destacou; confira os números.

Jogadores do Vasco estariam insatisfeitos com trabalho de Rafael Paiva

Contestado por parte da torcida do Vasco da Gama, Rafael Paiva segue no comando da equipe, mas conta com insatisfação do elenco.

Sair da versão mobile