Ricardo Gomes deve ir a São Januário em novembro

Ricardo Gomes já pensa na possibilidade de ir a São Januário para pelo menos assistir a um jogo do Vasco.

“Ricardo Gomes vai voltar a trabalhar?” Esta é uma das perguntas que mais foram feitas desde o dia 28 de agosto, quando o treinador do Vasco deixou o campo de ambulância no decorrer do clássico contra o Flamengo em função de um AVC (acidente vascular cerebral). De lá ele foi transferido para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência e ficou internado até 18 de setembro. A decisão sobre o futuro profissional de Ricardo ainda não foi tomada e, pela gravidade do caso, ainda é cedo para falar no assunto. No entanto, o próprio treinador já pensa na possibilidade de sair de casa e ir a São Januário para pelo menos assistir a um jogo do Vasco ao vivo neste Campeonato Brasileiro.

Segundo o clínico pessoal do treinador, Fábio Guimarães de Miranda, Ricardo Gomes falou durante uma conversa descontraída que passa pela sua cabeça ir até São Januário em novembro. Até lá, a tendência é que a recuperação – considerada excelente por toda a equipe – esteja ainda melhor. Na última semana, mais uma etapa foi vencida: Ricardo conseguiu caminhar com o auxílio de um andador, mas sem ajuda de nenhum fisioterapeuta.

– Ele segue melhorando muito e chegou a dar alguns passos com o andador. Tudo isso faz com que mais uma vez a gente diga que a recuperação está muito mais rápida do que todos esperavam. E isso tem feito até o próprio Ricardo pensar em ir a São Januário. Ele me disse brincando que pensa em assistir a um jogo no mês que vem. Quem sabe isso não acontece realmente? – indagou o médico, confirmando que Ricardo já saiu de casa nos últimos dias.

– Ele foi visitar a mãe em sua casa.

A rotina de Ricardo segue a mesma. Durante o dia são realizadas sessões de fisioterapia e fonoaudiologia. A fala, por sinal, segue evoluindo bem. O comandante vascaíno continua tendo dificuldade em articular algumas expressões mais complicadas, mas em termos de raciocínio não há qualquer tipo de problema. Tanto é que ele até retomou o hábito da leitura.

– Ele vem levando uma rotina praticamente normal. Já come sem qualquer restrição, vê televisão, tem lido jornais e livros e recebe bem todos os amigos. Na sexta-feira, quando estive com ele, o vi levantando e sentando na beira da cama sem qualquer ajuda. Isso é maravilhoso. A questão da fala segue melhorando, mas em algumas palavras ele acaba gaguejando, o que é perfeitamente normal – explicou.

Episódios pontuais de tristeza não preocupam

Durante o processo de recuperação, Ricardo Gomes apresentou alguns momentos de tristeza e desânimo. Um dos motivos para isso é a artrose que tem no joelho esquerdo. A velha lesão causa dor e atrapalha as sessões de fisioterapia em certo momento. Outro motivo é ao relembrar a gravidade do caso e ao pensar em questões relativas ao trabalho.

Segundo Fábio Guimarães de Miranda, pensamentos como esse são frequentes e normais em pacientes que se recuperam de um AVC grave como foi o de Ricardo. O clínico afirmou que em nenhum momento foi cogitada a possibilidade de pedir auxílio a um psiquiatra e que o treinador sempre esteve muito mais animado do que triste.

– É natural ter alguns episódios de desânimo. Foi uma operação grave que o fez parar de trabalhar. Além disso, são longas semanas de recuperação que, apesar de extremamentes satisfatórias e animadoras, caminham em ritmo devagar. Mas te digo que ele está mais animado do que eu mesmo esperava – afirmou o médico, para depois brincar e revelar o pedido que fez ao seu paciente.

– É bom deixar registrado, mas ele já sabe que eu, como bom torcedor do Fluminense, quero uma camisa dele autografada da época em que ele era jogador. Vou cobrar! (risos) – brincou.

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Rafael Paiva em entrevista coletiva
Paiva analisa estreia de Dominguez no time titular do Vasco e sai em defesa de Maicon

Treinador do Vasco da Gama analisou as atuações de Maxime Dominguez e de Maicon, no empate entre o Cruzmaltino e o Juventude.

Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Confira as chances do Vasco de Libertadores e permanência na Série A

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta empate do Vasco contra o Juventude: ‘Tinha que ganhar’

O treinador Rafael Paiva lamentou o resultado e afirmou que gol sofrido muito cedo, desestabilizou a equipe vascaína.

Payet e Coutinho
Coutinho e Payet juntos? Paiva espera cenário tranquilo para escalar dupla

Em entrevista coletiva, Rafael Paiva revela que espera cenário tranquilo para escalar Coutinho e Payet juntos no Vasco da Gama.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva analisa empate do Vasco contra o Juventude; veja a entrevista coletiva

O técnico Rafael Paiva afirmou que o jogo do Vasco da Gama não encaixou e lamentou o resultado contra o Juventude.