Ricardo Gomes deve ir a São Januário em novembro

Ricardo Gomes já pensa na possibilidade de ir a São Januário para pelo menos assistir a um jogo do Vasco.

“Ricardo Gomes vai voltar a trabalhar?” Esta é uma das perguntas que mais foram feitas desde o dia 28 de agosto, quando o treinador do Vasco deixou o campo de ambulância no decorrer do clássico contra o Flamengo em função de um AVC (acidente vascular cerebral). De lá ele foi transferido para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência e ficou internado até 18 de setembro. A decisão sobre o futuro profissional de Ricardo ainda não foi tomada e, pela gravidade do caso, ainda é cedo para falar no assunto. No entanto, o próprio treinador já pensa na possibilidade de sair de casa e ir a São Januário para pelo menos assistir a um jogo do Vasco ao vivo neste Campeonato Brasileiro.

Segundo o clínico pessoal do treinador, Fábio Guimarães de Miranda, Ricardo Gomes falou durante uma conversa descontraída que passa pela sua cabeça ir até São Januário em novembro. Até lá, a tendência é que a recuperação – considerada excelente por toda a equipe – esteja ainda melhor. Na última semana, mais uma etapa foi vencida: Ricardo conseguiu caminhar com o auxílio de um andador, mas sem ajuda de nenhum fisioterapeuta.

– Ele segue melhorando muito e chegou a dar alguns passos com o andador. Tudo isso faz com que mais uma vez a gente diga que a recuperação está muito mais rápida do que todos esperavam. E isso tem feito até o próprio Ricardo pensar em ir a São Januário. Ele me disse brincando que pensa em assistir a um jogo no mês que vem. Quem sabe isso não acontece realmente? – indagou o médico, confirmando que Ricardo já saiu de casa nos últimos dias.

– Ele foi visitar a mãe em sua casa.

A rotina de Ricardo segue a mesma. Durante o dia são realizadas sessões de fisioterapia e fonoaudiologia. A fala, por sinal, segue evoluindo bem. O comandante vascaíno continua tendo dificuldade em articular algumas expressões mais complicadas, mas em termos de raciocínio não há qualquer tipo de problema. Tanto é que ele até retomou o hábito da leitura.

– Ele vem levando uma rotina praticamente normal. Já come sem qualquer restrição, vê televisão, tem lido jornais e livros e recebe bem todos os amigos. Na sexta-feira, quando estive com ele, o vi levantando e sentando na beira da cama sem qualquer ajuda. Isso é maravilhoso. A questão da fala segue melhorando, mas em algumas palavras ele acaba gaguejando, o que é perfeitamente normal – explicou.

Episódios pontuais de tristeza não preocupam

Durante o processo de recuperação, Ricardo Gomes apresentou alguns momentos de tristeza e desânimo. Um dos motivos para isso é a artrose que tem no joelho esquerdo. A velha lesão causa dor e atrapalha as sessões de fisioterapia em certo momento. Outro motivo é ao relembrar a gravidade do caso e ao pensar em questões relativas ao trabalho.

Segundo Fábio Guimarães de Miranda, pensamentos como esse são frequentes e normais em pacientes que se recuperam de um AVC grave como foi o de Ricardo. O clínico afirmou que em nenhum momento foi cogitada a possibilidade de pedir auxílio a um psiquiatra e que o treinador sempre esteve muito mais animado do que triste.

– É natural ter alguns episódios de desânimo. Foi uma operação grave que o fez parar de trabalhar. Além disso, são longas semanas de recuperação que, apesar de extremamentes satisfatórias e animadoras, caminham em ritmo devagar. Mas te digo que ele está mais animado do que eu mesmo esperava – afirmou o médico, para depois brincar e revelar o pedido que fez ao seu paciente.

– É bom deixar registrado, mas ele já sabe que eu, como bom torcedor do Fluminense, quero uma camisa dele autografada da época em que ele era jogador. Vou cobrar! (risos) – brincou.

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Ação da Betfair homenageia torcedores do Vasco

Patrocinadora master do Vasco da Gama, Betfair está promovendo uma ação que oferece experiências exclusivas aos vascaínos.

Léo Jardim entra na mira do Porto

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim tem contrato com o Clube Cruzmaltino até o fim do ano e ainda não renovou seu vínculo.

Vasco acerta com Juh Morais para o futebol feminino; volante comemora

O Vasco acertou a contratação de Juh Morais para reforçar o elenco feminino para a sequência da temporada 2025.

Vasco é eliminado do NBB e Marquinhos se aposenta do basquete

Na despedida de Marquinhos, o Vasco da Gama perdeu o terceiro jogo para o Minas por 83 a 63 e foi eliminado do NBB.

Veja como Fernando Diniz quer renovar o astral no Vasco

Fernando Diniz quer analisar o elenco a partir do início de seu trabalho e vem conversando de forma individual.

Vasco vence o Fortaleza e está no G8 do Brasileiro Sub-20

Com gols de GB e Léo Jacó, Vasco da Gama vence o Fortaleza e entra no G-8 do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Erros individuais, bola aérea e parte física marcam má fase do Vasco

Falhas individuais, gols no segundo tempo e parte física são alguns dos fatores que colaboram com a má fase do Vasco da Gama.

SBT atinge boa audiência com transmissão de Lanús x Vasco

Um dos canais de transmissão do confronto entre Lanús x Vasco da Gama pela Sul-Americana, SBT registra alta audiência.

Nuno tem sua pior atuação desde estreia pelo Vasco

Com desempenho ruim na derrota do Vasco da Gama contra o Lanús, Nuno Moreira tem sua pior atuação pelo Clube.

Fellipe Bastos vê evolução do Vasco com Diniz no comando

Apesar da derrota do Vasco da Gama contra o Lanús, o ex-jogador Fellipe Bastos analisa primeira partida sob o comando de Fenando Diniz.