Retrospecto do Vasco com próximos adversários não é bom

O Vasco tem pela frente uma tabela ingrata e o retrospecto com os adversários não é animador.

Restando seis rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Vasco tem pela frente uma tabela ingrata e adversários que também estão na luta pelo título. Não bastasse tudo isso, o retrospecto contra estas equipes não é animador. Pela ordem, o vice-líder da competição enfrenta Santos (fora), Botafogo (Engenhão), Palmeiras (fora), Avaí (casa), Fluminense (Engenhão) e Flamengo (local a definir). Destes, somente o rival alvinegro não leva a melhor sobre o time cruzmaltino em Brasileiros.

Nos outros cinco confrontos, os números assustam. Contra Avaí e Flamengo, empate. Curiosamente, nos dois jogos há equilíbrio em número de vitórias e derrotas. No entanto, já diante de Santos, Palmeiras e Fluminense, o Vasco, com o perdão da palavra, costuma ser freguês. Perdeu mais do que ganhou na competição nacional para estes clubes.

Domingo, na Vila Belmiro, o Vasco terá pela frente o Santos. Em São Januário, a torcida é pela ausência de Neymar, que até quinta-feira está folga. Em 49 partidas contra os santistas, foram 14 vitórias, 16 derrotas e 19 empates. Com direito a show e golaço de Diego Souza, o Vasco levou a melhor no primeiro turno, no Rio: 2 a 0.

Na sequência, virá o clássico contra o time de Loco Abreu. Embora no primeiro turno o adversário tenha goleado os vascaínos por 4 a 0, a vantagem é cruzmaltina no confronto direto ao longo da competição, criada em 1971. Foram 37 jogos, com 15 triunfos do Vasco, sete do Botafogo e 15 empates.

O desafio seguinte será contra o Palmeiras, em São Paulo. E mais uma vez os números não são aliados da equipe liderada por Cristóvão Borges. Em 41 partidas, o Vasco venceu apenas dez, perdeu 18 e empatou 13 vezes. No primeiro turno, vitória de 1 a 0, gol de Bernardo.

O Avaí, de Santa Catarina, traz boas recordações para os vascaínos. O adversário nas semifinais da Copa do Brasil este ano foi eliminado em casa para o time carioca, que acabou batendo o Coritiba na final e levando o título inédito para casa. No primeiro turno, vitória de 2 a 0. Mas, em Brasileiros, as duas equipes se enfrenaram quatro vezes, com uma vitória para cada lado e dois empates.

E, por fim, os dois clássicos contra Fluminense e Flamengo. Diante da equipe tricolor, a história mostra uma pequena vantagem para o atual campeão brasileiro. Foram disputados 45 clássicos a partir de 71. Nas edições de 98, 99 e 2009, no entanto, não houve confronto, já que os clubes desceram para as Séries B e C. O Fluminense venceu 13 jogos, perdeu 12 e houve 20 empates. No primeiro turno, com gols de Juninho Pernambucano e Rafael Moura, o clássico terminou empatado em 1 a 1.

E contra o Flamengo, a grande rivalidade do futebol carioca se estende para o Brasileiro. São 45 jogos disputados, com 15 vitórias para cada lado e 15 empates. Este ano, os clubes protagonizaram três duelos: dois empates e uma vitória rubro-negra. No Campeonato Carioca, o Flamengo venceu por 2 a 1 na Taça Guanabara e na Taça Rio houve empate em 0 a 0. Nos pênaltis, vitória do Flamengo, que acabou conquistando o título estadual por antecipação.

Mas a cena mais marcante aconteceu no primeiro turno do Brasileiro. Em jogo marcado pela última rodada, o técnico Ricardo Gomes é retirado de ambulância aos 37 minutos do segundo, vítima de um AVC hemorrágico. Foi operado às pressas no Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio. Correu risco de vida, ficou três semanas internado e hoje se recupera bem em casa e já faz planos para voltar em 2012. No campo, o placar de 0 a 0 foi mantido.

Confira o retrospecto contra os seis adversários na reta final do Brasileiro

Santos – 49J 14V 16D 19E
Botafogo – 37J 15V 7D 15E
Palmeiras – 41J 10V 18D 13E
Avaí – 4J 1V 1D 2E
Fluminense – 45J 12V 13D 20E
Flamengo – 45J 15V 15D 15E

Fonte: ig

Comente

Veja também
Payet quebra jejum e volta a marcar pelo Vasco após 7 meses

Último gol do francês Dimitri Payet com a camisa do Vasco da Gama foi Campeonato Carioca, contra a Portuguesa-RJ.

Vasco só conseguiu vencer 15% dos jogos em que saiu atrás do placar em 2024

Dos 26 jogos em que o Vasco da Gama começou perdendo nesta temporada, apenas quatro terminaram com vitória.

Souza se manifesta após expulsão e pede desculpas á torcida

O volante Souza foi expulso após três minutos em campo na partida contra o Juventude e foi vaiado pela torcida do Vasco.

Vasco não vence há 6 jogos e vive maior jejum de vitórias em 2024

Com empate diante do Juventude, o Vasco da Gama chegou há 6 jogos sem vitórias e vive sua maior sequência nesta temporada.

Ausência de vitórias reacende alerta contra o rebaixamento no Vasco

O Vasco da Gama não vence no Brasileiro há 4 jogos e faz com que o alerta contra o rebaixamento seja reacendidos no Clube.

Sair da versão mobile