Temporada do Vasco teve mistura de emoções para a torcida

Em um ano marcado por altos e baixos, Vasco da Gama chega à final nacional após mais de 10 anos e conta com brilho de Rayan.

Rayan festejando gol contra o Fluminense no Maracanã
Rayan festejando gol contra o Fluminense no Maracanã (Foto: Matheus Lima/Vasco)

A temporada de 2025 trouxe uma mistura de emoções para o torcedor cruz-maltino. Afinal, o Vasco sonhou com Libertadores, mas também precisou se preocupar com um possível rebaixamento durante o Brasileirão. O time ainda passou perto de uma conquista, com a Copa do Brasil. No meio de tudo isso, o Gigante da Colina teve a evolução de Rayan como uma das principais notícias do ano.

O Vasco iniciou o ano sob o comando de Fábio Carille, que durou pouco tempo no cargo. No dia 27 de abril, após a derrota para o Cruzeiro, pela sexta rodada do Brasileirão, o Cruz-Maltino anunciou do treinador.

Felipe, dirigente do clube, assumiu como técnico interino e comandou a equipe em quatro partidas. Neste período, porém, deu dois vexames. O primeiro foi a derrota fora de casa para o Puerto Cabello, da Venezuela, por 4 a 1, pela Sul-Americana. Dias depois, enfrentou o Vitória em Salvador pelo Brasileirão, Mesmo com um jogador a mais, levou a virada e perdeu por 2 a 1.

Eliminação na Sul-Americana

Em 9 de maio, o Vasco anunciou a contratação do técnico Fernando Diniz. Com pouco tempo de trabalho, ele estreou logo no dia 13, na derrota por 1 a 0 para o Lanús, pela Sul-Americana.

O Gigante da Colina fecharia a fase de grupos com vitória por 3 a 0 sobre o Melgar. No entanto, ficou com o segundo lugar e precisou jogar o playoff da Sul-Americana.

Nesta fase, teve pela frente o Independiente del Valle. Os equatorianos aplicaram um sonoro 4 a 0 na ida, com um jogador a mais, e empataram por 1 a 1 na volta. O 5 a 1 no agregado eliminou o Vasco.

Oscilações

No dia 17 de agosto, o Vasco surpreendeu ao atropelar o Santos em pleno Morumbis. O Cruz-Maltino venceu o Peixe por 6 a 0, e o resultado parecia mostrar uma virada de chave.

Na rodada seguinte, porém, jogou mal e perdeu para o Juventude por 2 a 0 no Alfredo Jaconi. Dias depois, perdeu para o Corinthians pelo placar de 3 a 2 em São Januário.

As oscilações foram uma marca deste Vasco, sobretudo no segundo semestre. Afinal, entre os dias 5 e 26 de outubro, o time engatou uma sequência de quatro vitórias consecutivas. Entretanto, engatou uma sequência de cinco derrotas logo depois.

No período, o clube sonhou com Libertadores, mas depois precisou se preocupar com rebaixamento. O time só ficou matematicamente livre de qualquer chance de queda na penúltima rodada.

Copa do Brasil

Na Copa do Brasil, o Vasco chegou estreou com vitória por 3 a 0 sobre o União Rondonópolis, do Mato Grosso. Na segunda fase, derrotou o Nova Iguaçu pelo mesmo placar.

Na terceira fase, levou um susto e só conseguiu despachar o Operário nos pênaltis por 7 a 6. Nas oitavas, o Vasco empatou sem gols com o CSA fora de casa, mas venceu por 3 a 0 em São Januário.

Tanto nas quartas quanto na semifinal, o Vasco teve enfrentou rivais cariocas. O Cruz-Maltino primeiro teve o Botafogo pela frente e conseguiu eliminar o rival nos pênaltis.

Na fase seguinte, mediu forças com o Fluminense. Novamente nos pênaltis, o time de Fernando Diniz levou a melhor e garantiu vaga na decisão. O adversário foi o Corinthians, que eliminou o Cruzeiro.

As duas equipes empataram sem gols na ida, na Neo Química Arena. O Vasco, portanto, ficaria com o título com uma vitória por qualquer placar. Porém, mesmo diante de um Maracanã cheio, o Cruz-Maltino perdeu por 2 a 1 e amargou o vice.

Brilho de Rayan

Uma das grandes notícias de 2025 para o torcedor do Vasco foi a ascensão de Rayan. A joia da base evoluiu muito, sobretudo com Fernando Diniz, e fechou o ano como a principal referência do ataque.

Ao longo da temporada, ele disputou 57 partidas, anotou 20 gols e deu uma assistência. Recentemente, o Zenit ofereceu uma proposta superior a 30 milhões de euros pelo jogador, mas o Vasco recusou.

Fonte: O Dia

Mais sobre:Rayan
Comente

Veja também
Veja características e números de Johan Rojas, possível reforço do Vasco

Vasco da Gama está por detalhes de acertar a contratação de Johan Rojas, do Monterrey, do México; saiba tudo sobre o meia-atacante.

Ex-Vasco é suspenso por 4 anos por caso de doping

Por substâncias encontradas em anabolizantes, ex-Vasco da Gama é pego em substâncias no exame antidoping e pega gancho pesado.

Vasco renovará empréstimo com Cuesta para comprá-lo em 2026

Zagueiro do Vasco da Gama, Carlos Cuesta chegou e rapidamente tomou conta do setor ao lado de Robert Renan.

Meia surge como opção para Diniz no Vasco após empréstimo

Vasco da Gama conta com a volta do meio-campista suiço Maxime Dominguez para compor o elenco da próxima temporada.

Jhon Arias se manifesta sobre possível retorno ao Brasil

Atacante colombiano especulado no Vasco da Gama, Jhon Arias quebrou o silêncio sobre uma eventual volta ao futebol brasileiro.

Time saudita demonstra interesse em Paulo Henrique e Vasco define valor

Destaque do Vasco da Gama e convocado para Seleção Brasileira, Paulo Henrique viveu sua melhor temporada da carreira.

Jean David acerta com time do Chile

Atacante chileno contratado pelo Vasco da Gama, Jean David teve poucas oportunidades com a camisa Cruzmaltina ao longo da temporada.

Juan Sforza volta ao Vasco após passagem pelo Juventude no Brasileiro

Meia argentino do Vasco da Gama, Juan Sforza atuou em 2025 com a camisa do Juventude no Campeonato Brasileiro.

Diniz posta mensagem de agradecimento à torcdia do Vasco e celebra união

O treinador Fernando Diniz exaltou e destacou a importância do apoio da torcida do Vasco da Gama ao longo da temporada.

Conheça o garoto do Sub-15 que já chama atenção no Vasco

Isaque Madeira chegou ao Vasco da Gama com ajuda do pai de Rayan e já treinou com profissionais nesta temporada.