Retrospectiva 2024: Pedrinho assume desafio no Vasco após colapso da 777 Partners
Vasco da Gama viveu ano de apreensão com a saída conturbada da 777 Partners e chegada de Pedrinho para o primeiro ano de sua gestão.
Antes de mais nada, o Vasco terminou o ano de maneira positiva, principalmente diante do cenário que se apresentava para o 2024 do cruzmaltino. Depois de um ano em que lutou contra o rebaixamento, o Vasco precisava mostrar uma evolução e contava com a 777 Partners, então dona da SAF do clube, para subir o nível.
Apesar da expectativa, a empresa acabou não investindo aquilo que se esperava e o Vasco passou a ter sérias preocupações com a capacidade financeira da 777. Em paralelo a isso, a equipe fazia um campeonato carioca bastante irregular, aonde acabou caindo na semifinal para o Nova Iguaçu.
Em seu primeiro ano como presidente do Vasco, Pedrinho precisou tomar a frente e o clube entrou com uma ação na justiça. A 777 Partners também vinha sendo acusada de fraude pela justiça dos Estados Unidos. Em maio, a empresa foi removida da gestão do futebol do Vasco, embora a disputa judicial ainda siga.
Além do momento conturbado fora de campo, o Vasco vinha vivendo uma fase ruim no Campeonato Brasileiro. Depois de três derrotas seguidas nas quatro primeiras rodadas, o técnico Ramón Díaz acabou sendo demitido. Rafael Paiva chegou a dirigir o time em quatro jogos, inclusive tendo eliminado o Fortaleza, na Copa do Brasil, mas a aposta foi no português Álvaro Pacheco.
Em sua estreia, Pacheco comandou a equipe na derrota por 6 a 1 para o Flamengo, ficando apenas quatro jogos à frente do Vasco, sem conseguir vencer. Rafael Paiva então reassumiu o time, inicialmente como interino, mas depois acabou efetivado.
Com Paiva no comando, o Vasco viveu a sua melhor fase entre os meses de julho e setembro, aonde ficou oito jogos sem perder e eliminou o Athletico na Copa do Brasil. O treinador deixou o comando no dia 24 de novembro, depois de uma derrota para o Corinthians. Naquele momento, o Vasco acumulava quatro derrotas seguidas.
Para as últimas três rodadas do Brasileirão, a aposta foi em Felipe Loureiro, que empatou com o Atlético-GO e venceu nas duas últimas rodadas, nos confrontos contra Atlético-MG e Cuiabá. Os resultados foram o suficiente para o Vasco garantir classificação na Copa Sul-Americana.
Fonte: RTI Esporte