Renovação automática? Entenda a situação de Léo Jardim no Vasco
Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim tem contrato até dezembro, e as conversas para renovar se arrastam desde o fim da última temporada.

A atuação heroica de Léo Jardim contra o Operário, com direito a três defesas na decisão por pênaltis que garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, aumentou a apreensão dos torcedores do Vasco no que diz respeito às conversas pela renovação do goleiro.
Jardim tem contrato com o Vasco até dezembro, e as conversas para renovar se arrastam desde o fim da última temporada. No início deste mês, o estafe do jogador esticou a novela e apresentou uma nova contraproposta. As partes neste momento tentam chegar a um acordo, em especial com relação aos valores de salário.
Enquanto isso, Léo Jardim está muito perto de atingir uma meta que dá ao Vasco a opção de renovar o seu vínculo automaticamente.
Quando foi contratado em janeiro de 2023, clube e jogador concordaram em acrescentar uma cláusula de renovação automática que pode ser ativada pelo Vasco caso ele atinja uma única meta: disputar 60% dos jogos da equipe em 2025. Nesse caso, o contrato seria esticado por um ano – até dezembro de 2026, portanto.
Titular absoluto da meta do Vasco há três temporadas, Léo Jardim tem 28 jogos disputados este ano. Com a classificação para as oitavas da Copa do Brasil, o clube vai jogar ao menos 63 partidas até o fim do calendário – caso se classifique também na Sul-Americana, serão 65.
Isso significa que Jardim até o momento foi a campo em 44% das partidas que o Vasco terá até o fim do ano. À medida que o clube avance nas competições e aumente o número de jogos no calendário, a quantidade de partidas necessárias para bater a meta também aumenta, claro.
A diretoria vascaína confia que Léo Jardim não terá problemas para disparar a cláusula de renovação automática e, por isso, pode sentar à mesa de negociações sem correr o risco de perder um dos seus principais jogadores do elenco de graça no fim da temporada.
A primeira oferta do Vasco, em dezembro do ano passado, tinha um aumento salarial e a extensão do contrato até 2028. Em março, o clube subiu os valores e propôs um vínculo até 2029. A última oferta, realizada neste mês, aumentou a duração do contrato para 2030.
Fonte: Globo Esporte