Renato Gaúcho relembra empurrão em Valdir Papel e problemas com Valdiram no Vasco

Técnico do Vasco da Gama em duas oportunidades, Renato Gaúcho recordou episódios polêmicos de suas passagens pelo Cruzmaltino.

Renato Gaúcho e Valdir Papel na final da Copa do Brasil 2006
Renato Gaúcho e Valdir Papel na final da Copa do Brasil 2006 (Foto: Reprodução UOL)

Treinador com duas passagens pelo Vasco da Gama, Renato Gaúcho quebrou o silêncio e falou sobre dois episódios controversos na época em que esteve à frente do comando técnico do Gigante da Colina.

Em entrevista ao GE, o técnico do Grêmio falou sobre as polêmicas com Valdir Papel e Valdiran, que foram seus atletas no Cruzmaltino. O primeiro foi expulso no começo do segundo jogo da final da Copa do Brasil de 2006, contra o Flamengo, fator que desequilibrou a decisão.

Na ocasião, o Vasco estava em desvantagem, após perder o primeiro jogo da decisão por 2 a 0. Valdir Papel levou dois amarelos em quinze minutos e deixou o Clube de São Januário com dez jogadores. Furioso, Renato Gaúcho esbravejou e empurrou o jogador na saída de campo.

– Cara, mas ali não fiz nada de mais. Os caras acham que fui brigar com ele ali. Não. Ele foi expulso, injustamente, porque os caras do Flamengo pressionaram por todos os lados. Eu fiquei bravo com meus jogadores do Vasco porque não pressionaram o árbitro e os caras do Flamengo ganharam na pressão aquela expulsão dele. E aí ele foi tentar se explicar. Eu falei: “sai daqui, vai para o vestiário”. Eu tentei tirar ele, não é que eu fui para agredir. Então eu falei: “sai daqui”. Foi na emoção, entendeu? Foi logo no início do jogo, inclusive, foi numa final.

O Flamengo acabou ficando com o título daquela edição da Copa do Brasil ao vencer duas vezes o Time da Cruz de Malta, que buscava o título inédito. A conquista nacional veio cinco anos depois, na final contra o Coritiba.

Talento e confusão

Naquela mesma época, Valdiran, um jovem atacante, despontava com a camisa vascaína. Contudo, o atacante era um daqueles casos de jogador problemático. Envolvido com drogas, chegou a morar na rua e foi encontrado morto em 2019, em São Paulo. Renato lamentou a morte precoce do atleta.

– Nossa, o que fiz para aquele rapaz. O que eu ajudei ele. O que o que aquele moleque aprontava, o que ele aprontava, o que ele aprontava… Coisa pesada, então a gente segurava. Eurico Miranda também foi um pai para ele. A gente segurava, segurava, escondia, segurava, escondia… Cara, para, para, para. Estava dentro dele que ele tinha que aprontar uma todo dia. Não foi fácil segurar o rapaz. Ele começou a jogar bem, virou ídolo da torcida do Vasco. E quanto mais ele crescia, parecia que mais ele tinha que aprontar. Tem cada história daquele rapaz. Só eu e o presidente sabe o que nós seguramos.

Renato também contou que não esperava o falecimento de Valdiran, apesar dos inúmeros problemas. Ele destacou que o Vasco sempre esteve pronto para ajudá-lo e que ficou muito triste ao saber de sua morte.

– Cara, eu… não (esperava algo assim) tão cedo. Eu sabia que lá, quando ele parasse de jogar, não iria ter o carinho e a proteção que ele tinha no clube, entendeu? E ele poderia se dar mal. Não tão cedo como acabou acontecendo. Fiquei muito triste, muito triste, porque no fundo ele tinha um grande coração, entendeu? Mas, cara, para aprontar era de uma hora para outra, mas infelizmente aconteceu.

Pelo Vasco da Gama, Renato amargou o primeiro rebaixamento da história do Clube, em 2008. Anos mais tarde, o técnico conseguiu levantar troféus importantes com o Grêmio, como a Copa do Brasil e a Taça Libertadores.

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.

Sair da versão mobile