Relembre os confrontos de Vasco e CSA pela Copa do Brasil

Esta será a terceira vez que Vasco da Gama e CSA duelam em confrontos pela Copa do Brasil; relembre todos.

Alex Teixeira durante o jogo contra o CSA
Alex Teixeira durante jogo contra o CSA (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

CSA e Vasco abrem o duelo pelas oitavas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Essa será a terceira edição em que os caminhos de alagoanos e cariocas se cruzam na competição.

Os times se encontraram nos anos de 1992 e 2002, na Copa do Brasil. Nos quatro jogos, muita emoção. Empate por 3 a 3, primeira vitória do CSA em São Januário e gol da reconciliação do atual diretor técnico do clube, Felipe Loureiro. O ge volta no tempo e relembra os dois confrontos na história do torneio entre as duas equipes.

A zebra de 1992

Em 1992, o Vasco, então campeão carioca, tinha um grande time, em especial no ataque. Ao lado de Edmundo, Valdir, Bismarck e companhia, Roberto Dinamite fazia seu último ano como jogador profissional e buscava coroar sua despedida dos gramados com mais um título naquela temporada.

No caminho cruzmaltino, o CSA chegava às oitavas de final com a missão de uma zebra histórica contra um dos melhores times do Brasil naquele ano.

O jogo de ida em Maceió foi marcado por um empate com direito a seis gols marcados. Bismarck abriu o placar para o Vasco no primeiro tempo – e os outros gols aconteceram na etapa final. Os alagoanos viraram com Chico e Marcelo Barreto, Edmundo empatou novamente. Piti fez 3 a 2 para o CSA já no minutos finais, e Valdir Bigode conseguiu igualar o placar para o Vasco já nos acréscimos.

No jogo de volta, precisando vencer para avançar, o Vasco foi para cima do CSA desde os primeiros minutos. O time de São Januário criou várias chances, mas não conseguiu converter em gol.

Na segunda etapa, com o jogo caminhando para novo empate, o CSA abriu o placar em um belo gol de fora da área. Aos 37 do segundo tempo, Dago recebeu um passe de Edson e acertou um chute potente para fazer o gol da classificação.

O CSA seria eliminado na fase seguinte para o Sport.

Revanche e brilho de Romário em 2002

Dez anos depois, os times voltariam a se encontrar pela Copa do Brasil de 2002, também nas oitavas de final. O Vasco vivia bom momento e com um elenco recheado por grandes craques como Romário, Felipe e Euller. A equipe havia jogado 26 jogos naquele ano, com apenas duas derrotas, e chegou às oitavas de final contra o CSA. Assim como na atual temporada, o time alagoano disputava a Série C.

Após uma saída conturbada em 2001, Felipe retornou para o Vasco no ano seguinte e foi importante na Copa do Brasil. O primeiro jogo entre as equipes foi marcado por surpresas, com uma vitória do CSA no estádio Rei Pelé, em Maceió, por 2 a 1. O Vasco descontou com um gol justamente do atual diretor técnico Felipe, deixando a desvantagem de um gol para o jogo de volta.

Brilho do ‘Baixinho’

O Vasco entrou pressionado para reverter o placar e espantar a zebra em casa. E não houve surpresa com Romário em campo. Aos 34 anos, o Baixinho, craque do time na época, buscava retomar seu espaço na Seleção a tempo de ser convocado para a Copa do Mundo de 2002. Luiz Felipe Scolari enviou para São Januário o então coordenador técnico do Brasil, Antônio Lopes, para observar o atacante.

E, com apenas um minuto de jogo, Romário já deixou o primeiro, facilitando toda a sequência da partida para a equipe vascaína. Aos quinze minutos, Euller ampliou, garantindo a liderança no confronto. No segundo tempo, foi só alegria para os torcedores, com mais um gol de Romário, desta vez de pênalti. O que começou com um jogo perigoso virou goleada para o Vasco e vaga carimbada para as quartas de final. Na fase seguinte, o time seria eliminado pelo São Paulo.

O ano de 2002 ainda terminou complicado para o Vasco. Com a saída de Romário para o rival Fluminense, a equipe cruzmaltina terminou a temporada na 15ª posição do Campeonato Brasileiro.

Retrospecto

No total, os times se enfrentaram 13 vezes em campeonatos oficiais. O confronto é equilibrado com quatro vitórias do Vasco, cinco empates e quatro triunfos do CSA. No último jogo entre eles, o time alagoano venceu por 2 a 0 no Rei Pelé, pela Série B de 2022.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
CSA x Vasco se enfrentam pela 14ª vez em duelo equilibrado; veja retrospecto

Vasco da Gama e têm 13 partidas oficiais disputadas até agora, sendo 4 vitórias do CSA, 5 empates e 4 vitórias do Cruzmaltino.

IA crava resultado de CSA x Vasco

CSA e Vasco da Gama se enfrentam nesta quarta-feira pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Olho no rival! Escalação do CSA contra o Vasco

Confira a escalação do CSA para o jogo desta quarta-feira, contra o Vasco da Gama, no Rei Pelé, pela Copa do Brasil.

Diniz ganha reforço de Coutinho, mas enfrenta desafio no Vasco

Fernando Diniz terá que promover mudança no setor ofensivo do Vasco, que está consolidado, com o retorno de Coutinho.

Vasco busca 1ª vitória pós-Mundial de Clubes; veja como chega CSA para o jogo

O Vasco da Gama enfrentará o CSA, que não vive bom momento, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil.

Morais revela torcida para o Vasco em Maceió e conta como criou drible exclusivo

Morais fez juras de amor ao Vasco da Gama e garantiu que estará nas arquibancadas do Rei Pelé na torcida pelo Clube.

Paulo Henrique vira alvo do Galatasaray e pode deixar o Vasco

Lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique tem despertado o interesse da equipe do Galatasaray, da Turquia.

Vasco enfrenta o CSA nesta quarta-feira no Rei Pelé pela Copa do Brasil

A partida entre Vasco e CSA será disputada no Estádio Rei Pelé, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Escalação do Vasco contra o CSA

Escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o CSA, nesta quarta-feira, no Rei Pelé, pela Copa do Brasil.