Relembre os confrontos de Vasco e CSA pela Copa do Brasil
Esta será a terceira vez que Vasco da Gama e CSA duelam em confrontos pela Copa do Brasil; relembre todos.

CSA e Vasco abrem o duelo pelas oitavas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Essa será a terceira edição em que os caminhos de alagoanos e cariocas se cruzam na competição.
Os times se encontraram nos anos de 1992 e 2002, na Copa do Brasil. Nos quatro jogos, muita emoção. Empate por 3 a 3, primeira vitória do CSA em São Januário e gol da reconciliação do atual diretor técnico do clube, Felipe Loureiro. O ge volta no tempo e relembra os dois confrontos na história do torneio entre as duas equipes.
A zebra de 1992
Em 1992, o Vasco, então campeão carioca, tinha um grande time, em especial no ataque. Ao lado de Edmundo, Valdir, Bismarck e companhia, Roberto Dinamite fazia seu último ano como jogador profissional e buscava coroar sua despedida dos gramados com mais um título naquela temporada.
No caminho cruzmaltino, o CSA chegava às oitavas de final com a missão de uma zebra histórica contra um dos melhores times do Brasil naquele ano.
O jogo de ida em Maceió foi marcado por um empate com direito a seis gols marcados. Bismarck abriu o placar para o Vasco no primeiro tempo – e os outros gols aconteceram na etapa final. Os alagoanos viraram com Chico e Marcelo Barreto, Edmundo empatou novamente. Piti fez 3 a 2 para o CSA já no minutos finais, e Valdir Bigode conseguiu igualar o placar para o Vasco já nos acréscimos.
No jogo de volta, precisando vencer para avançar, o Vasco foi para cima do CSA desde os primeiros minutos. O time de São Januário criou várias chances, mas não conseguiu converter em gol.
Na segunda etapa, com o jogo caminhando para novo empate, o CSA abriu o placar em um belo gol de fora da área. Aos 37 do segundo tempo, Dago recebeu um passe de Edson e acertou um chute potente para fazer o gol da classificação.
O CSA seria eliminado na fase seguinte para o Sport.
Revanche e brilho de Romário em 2002
Dez anos depois, os times voltariam a se encontrar pela Copa do Brasil de 2002, também nas oitavas de final. O Vasco vivia bom momento e com um elenco recheado por grandes craques como Romário, Felipe e Euller. A equipe havia jogado 26 jogos naquele ano, com apenas duas derrotas, e chegou às oitavas de final contra o CSA. Assim como na atual temporada, o time alagoano disputava a Série C.
Após uma saída conturbada em 2001, Felipe retornou para o Vasco no ano seguinte e foi importante na Copa do Brasil. O primeiro jogo entre as equipes foi marcado por surpresas, com uma vitória do CSA no estádio Rei Pelé, em Maceió, por 2 a 1. O Vasco descontou com um gol justamente do atual diretor técnico Felipe, deixando a desvantagem de um gol para o jogo de volta.
Brilho do ‘Baixinho’
O Vasco entrou pressionado para reverter o placar e espantar a zebra em casa. E não houve surpresa com Romário em campo. Aos 34 anos, o Baixinho, craque do time na época, buscava retomar seu espaço na Seleção a tempo de ser convocado para a Copa do Mundo de 2002. Luiz Felipe Scolari enviou para São Januário o então coordenador técnico do Brasil, Antônio Lopes, para observar o atacante.
E, com apenas um minuto de jogo, Romário já deixou o primeiro, facilitando toda a sequência da partida para a equipe vascaína. Aos quinze minutos, Euller ampliou, garantindo a liderança no confronto. No segundo tempo, foi só alegria para os torcedores, com mais um gol de Romário, desta vez de pênalti. O que começou com um jogo perigoso virou goleada para o Vasco e vaga carimbada para as quartas de final. Na fase seguinte, o time seria eliminado pelo São Paulo.
O ano de 2002 ainda terminou complicado para o Vasco. Com a saída de Romário para o rival Fluminense, a equipe cruzmaltina terminou a temporada na 15ª posição do Campeonato Brasileiro.
Retrospecto
No total, os times se enfrentaram 13 vezes em campeonatos oficiais. O confronto é equilibrado com quatro vitórias do Vasco, cinco empates e quatro triunfos do CSA. No último jogo entre eles, o time alagoano venceu por 2 a 0 no Rei Pelé, pela Série B de 2022.
Fonte: Globo Esporte