Relembre como foi o último jogo do Vasco contra o Ceará na Arena Castelão

O Vasco da Gama enfrenta o Ceará na Arena Castelão após cinco anos, pelo Campeonato Brasileiro; relembre como foi o último encontro.

Germán Cano comemorando gol contra o Ceará
Germán Cano comemorando gol contra o Ceará (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco volta à cidade de Fortaleza para enfrentar o Ceará pelo Campeonato Brasileiro após cinco anos. Coincidentemente, o último duelo entre as equipes no Castelão também foi válido pela quarta rodada do torneio e provoca uma mistura de sentimentos ao torcedor vascaíno. Na ocasião, o clube chegou à liderança do torneio após boa vitória sobre o time cearense, mas amargou um destino cruel ao final da competição.

Com gols de Cano, Fellipe Bastos e Ribamar, o Vasco venceu o Ceará por 3 a 0 no dia 20 de agosto de 2020. O jogo nao teve público devido ao protocolo da pandemia de Covid. O ge relembra os principais fatos daquele confronto abaixo.

Vitória convincente

O primeiro tempo foi de domínio cearense. Os donos da casa mostraram bom volume de jogo e finalizaram muito mais: 7 chutes, contra apenas dois do Vasco. O time comandado por Guto Ferreira, porém, esbarrou na falta de pontaria e levou pouco perigo ao gol defendido por Fernando Miguel. Assim, as equipes desceram para o vestiário com o placar zerado.

A etapa final seguiu na mesma linha, com o Ceará com mais posse de bola e finalizando mais, porém, pouco efetivo. O Vasco, por outro lado, foi letal na primeira jogada de perigo. Aos 22 minutos, Benítez roubou bola e tocou para Andrey colocar Cano livre para marcar. Depois, foi a vez de Fellipe Bastos marcar um golaço após jogada iniciada novamente pelo argentino. E, no último lance do jogo, Ribamar deu os números finais à partida.

Liderança precoce e o ápice “Ramonismo”

A boa vitória no Castelão levou o Vasco à liderança do Campeonato Brasileiro de 2020 naquela rodada. Ramon Menezes chegava à sua quinta vitória consecutiva no comando técnico, e a terceira seguida na competição. Os bons resultados empolgaram a torcida vascaína, que creditou o bom momento vivido pela equipe e o 100% de aproveitamento no Brasileirão ao “Ramonismo”, termo utilizado em referência ao treinador.

A alegria, no entanto, pouco durou naquela temporada. Após o início animador no Brasileirão, o Vasco se desencontrou no torneio e acumulou tropeços. Ramon foi demitido do cargo após quatro jogos sem vitória na competição e deixou o clube depois da derrota por 3 a 0 para o Bahia, na 14ª rodada. Na época, o time ocupava o décimo lugar, com 18 pontos.

Anunciado como substituto de Abel Braga no dia 30 de março daquela ano, Ramon Menezes deixou o Vasco depois de pouco mais de seis meses no comando e 16 partidas disputadas. Ao todo, foram oito vitórias, três empates e cinco derrotas.

Mesmo após a saída do técnico, o Vasco não conseguiu embalar uma boa sequência. Os resultados ruins ainda se faziam presentes durante os trabalhos de Ricardo Sá Pinto e, posteriormente, Vanderlei Luxemburgo. Com os dois técnicos, o Vasco perdeu posições e chegou à zona de rebaixamento. O clube terminou a temporada em 17º lugar, com 41 pontos, e foi rebaixado para a Série B.

Agora, o Vasco reencontra o Ceará no Castelão, novamente pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h30 (de Brasília). Coincidentemente, a equipe tem novamente chances de assumir a ponta da tabela ao fim da rodada. O time carioca é o atual quarto colocado, com seis pontos – um a menos do que o líder Flamengo. Já o Ceará ocupa a oitava posição, com quatro.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco terá maratona de jogos em abril pelo Brasileiro e Sul-Americana

Logo após a pausa da Data Fifa, o Vasco da Gama disputará cinco partidas em um espaço de apenas 13 dias, em abril.

Barracas Central define local do jogo contra o Vasco na Sul-Americana

A estreia do Vasco na Copa Sul-Americana, diante do Barracas Central, da Argentina, será no Estádio Florencio Sola, em Buenos Aires.

Gramado de São Januário passará por melhorias durante a Data Fifa

O gramado de São Januário passará por melhorias, visando melhorar as condições para a sequência da temporada.

Vasco tem alta utilização de jogadores com Renato Gaúcho

O técnico Renato Gaúcho já utilizou 20 dos 23 jogadores de linha disponíveis no elenco do Vasco em quatro jogos disputados.

SAF: Marcos Lamacchia busca agência para ajustar negócio com o Vasco

Marcos Lamacchia faz contato com agência de fair play para ajustar estrutura em negociação com o Vasco por compra da SAF.

Veja quais jogadores do Vasco podem se recuperar na Data Fifa

Jogadores do Vasco da Gama vão aproveitar o período sem jogos para se recuperar visando a sequência da temporada.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na temporada 2026.

Ascensão de Cuiabano no Vasco tem influência direta de Renato Gaúcho; entenda

Cuiabano é um dos destaques do Vasco da Gama sob o comando de Renato Gaúcho e ascensão tem influência do técnico desde o Grêmio.

Vasco aproveita Data FIFA para acelerar adaptação de Marino

Um dos reforços do Vasco da Gama para a temporada, Marino Hinestroza terá cuidado especial da comissão técnica na Data Fifa.

Vasco estaria interessado em atacante do Racing para próxima janela

Vasco da Gama monitora o mercado em busca de opções para a janela do meio de ano e um dos alvos é Santiago Solari, do Racing.