Relembre como foi o último jogo do Vasco contra o Ceará na Arena Castelão
O Vasco da Gama enfrenta o Ceará na Arena Castelão após cinco anos, pelo Campeonato Brasileiro; relembre como foi o último encontro.

O Vasco volta à cidade de Fortaleza para enfrentar o Ceará pelo Campeonato Brasileiro após cinco anos. Coincidentemente, o último duelo entre as equipes no Castelão também foi válido pela quarta rodada do torneio e provoca uma mistura de sentimentos ao torcedor vascaíno. Na ocasião, o clube chegou à liderança do torneio após boa vitória sobre o time cearense, mas amargou um destino cruel ao final da competição.
Com gols de Cano, Fellipe Bastos e Ribamar, o Vasco venceu o Ceará por 3 a 0 no dia 20 de agosto de 2020. O jogo nao teve público devido ao protocolo da pandemia de Covid. O ge relembra os principais fatos daquele confronto abaixo.
Vitória convincente
O primeiro tempo foi de domínio cearense. Os donos da casa mostraram bom volume de jogo e finalizaram muito mais: 7 chutes, contra apenas dois do Vasco. O time comandado por Guto Ferreira, porém, esbarrou na falta de pontaria e levou pouco perigo ao gol defendido por Fernando Miguel. Assim, as equipes desceram para o vestiário com o placar zerado.
A etapa final seguiu na mesma linha, com o Ceará com mais posse de bola e finalizando mais, porém, pouco efetivo. O Vasco, por outro lado, foi letal na primeira jogada de perigo. Aos 22 minutos, Benítez roubou bola e tocou para Andrey colocar Cano livre para marcar. Depois, foi a vez de Fellipe Bastos marcar um golaço após jogada iniciada novamente pelo argentino. E, no último lance do jogo, Ribamar deu os números finais à partida.
Liderança precoce e o ápice “Ramonismo”
A boa vitória no Castelão levou o Vasco à liderança do Campeonato Brasileiro de 2020 naquela rodada. Ramon Menezes chegava à sua quinta vitória consecutiva no comando técnico, e a terceira seguida na competição. Os bons resultados empolgaram a torcida vascaína, que creditou o bom momento vivido pela equipe e o 100% de aproveitamento no Brasileirão ao “Ramonismo”, termo utilizado em referência ao treinador.
A alegria, no entanto, pouco durou naquela temporada. Após o início animador no Brasileirão, o Vasco se desencontrou no torneio e acumulou tropeços. Ramon foi demitido do cargo após quatro jogos sem vitória na competição e deixou o clube depois da derrota por 3 a 0 para o Bahia, na 14ª rodada. Na época, o time ocupava o décimo lugar, com 18 pontos.
Anunciado como substituto de Abel Braga no dia 30 de março daquela ano, Ramon Menezes deixou o Vasco depois de pouco mais de seis meses no comando e 16 partidas disputadas. Ao todo, foram oito vitórias, três empates e cinco derrotas.
Mesmo após a saída do técnico, o Vasco não conseguiu embalar uma boa sequência. Os resultados ruins ainda se faziam presentes durante os trabalhos de Ricardo Sá Pinto e, posteriormente, Vanderlei Luxemburgo. Com os dois técnicos, o Vasco perdeu posições e chegou à zona de rebaixamento. O clube terminou a temporada em 17º lugar, com 41 pontos, e foi rebaixado para a Série B.
Agora, o Vasco reencontra o Ceará no Castelão, novamente pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h30 (de Brasília). Coincidentemente, a equipe tem novamente chances de assumir a ponta da tabela ao fim da rodada. O time carioca é o atual quarto colocado, com seis pontos – um a menos do que o líder Flamengo. Já o Ceará ocupa a oitava posição, com quatro.
Fonte: Globo Esporte