Relembre a polêmica que marcou Vasco x Cruzeiro em 2000

A polêmica envolvendo Eurico Miranda e Oswaldo de Oliveira marcou o jogo contra o Cruzeiro, pela Copa João Havelange de 2000.

Time do Vasco com a taça João Havelange de 2000
Time do Vasco com a taça João Havelange de 2000 (Foto: Divulgação/Site Oficial Vasco)

Neste sábado (27), às 19h30, em São Januário, Vasco e Cruzeiro se reencontram pela 25ª rodada do Brasileirão. Mas o duelo entre cariocas e mineiros inevitavelmente remete à semifinal da Copa João Havelange de 2000, quando aconteceu um dos episódios mais memoráveis da campanha do tetracampeonato brasileiro do Gigante da Colina — a demissão do técnico Oswaldo de Oliveira por Eurico Miranda, ainda no vestiário, após o jogo de ida.

Na partida de ida da semifinal da Copa João Havelange, disputada em São Januário, o Vasco vencia o Cruzeiro por 2 a 0 com dois gols de Euller, mas cedeu o empate nos minutos finais — um balde de água fria na torcida. O resultado irritou profundamente Eurico Miranda, então vice-presidente de futebol do clube.

Segundo relatos da época, Oswaldo teria abraçado o técnico cruzeirense Luiz Felipe Scolari, o Felipão, após a partida, o que desagradou Eurico. Após o empate, Oswaldo liberou o elenco para folga no domingo, com reapresentação marcada apenas para às 16h de segunda-feira. Para Eurico, inaceitável. Sem consultar o técnico, ele determinou que o treino fosse antecipado para às 9h da manhã de segunda.

A interferência no comando técnico foi a gota d’água. No vestiário, Eurico demitiu Oswaldo. A ruptura foi instantânea e definitiva.

– Não gostei desse abraço (em Felipão) e não tem sentido o time ficar sem atividade durante 48 horas quando vai decidir um título. Ordenei a mudança para a parte da manhã até porque tinha jogadores viajando para Salvador, Curitiba e São Paulo – justificou Eurico na época.

Para o elenco do Vasco, a decisão tomada na época foi equivocada. Os jogadores já haviam percebido que a relação entre o vice-presidente de futebol e Oswaldo estava desgastada. Então a questão do horário do treino foi apenas o estopim da situação.

Joel Santana foi rapidamente anunciado como substituto, e assumiu o time para o jogo de volta, no Mineirão. O resultado deu razão à cartada de Eurico: o Vasco venceu por 3 a 1 com gols de Juninho Pernambucano, Euller e Romário, e avançou para a grande final contra o São Caetano.

Dois dias após o tetracampeonato, o Vasco também venceu a Copa Mercosul em uma virada histórica de 4 a 3 sobre o Palmeiras, consolidando um dos elencos mais marcantes da história do clube.

Apesar do título, Oswaldo guardou mágoas. Em entrevista ao canal Fanático Vascaíno em 2021, o treinador relembrou o episódio com pesar:

– Foi algo muito triste para mim, aquele trabalho ser interrompido. Na hora do orgasmo, eu saí. Muitos jogadores me ligaram, do campo e do vestiário, após a conquista da Mercosul – afirmou Oswaldo.

Reencontro anos depois

Com objetivos distintos no Brasileirão de 2025, Vasco e Cruzeiro voltam a se encontrar em um novo capítulo da rivalidade. Mas a lembrança da semifinal de 2000 segue viva na memória dos torcedores — marcada não apenas pelo talento em campo, mas também pelos bastidores turbulentos do clube de São Cristovão.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Cruzeiro
Comente

Veja também
Gilmar Ferreira analisa momento do Vasco e trabalho de Diniz

O jornalista Gilmar Ferreira destacou a consistência defensiva e o crescimento coletivo do elenco do Vasco da Gama.

Diniz explica bronca em Hugo Moura e desabafa sobre relação com jogadores

Diniz explicou o momento em que chamou atenção de Hugo Moura no gramado, após o jogador pedir atendimento médico.

Rayan é fortemente assediado pelo mercado europeu e Vasco faz jogo duro

Destaque do Vasco, Rayan foi observado por olheiros de clubes europeus durante o jogo contra o Cruzeiro, em São Januário.

Diniz exalta conexão entre torcida e time do Vasco e faz pedido especial

A torcida do Vasco da Gama fez questão de apoiar o time durante jogo contra o Cruzeiro e fez grande festa em São Januário.

Destaques do Vasco brilham com observadores da Seleção na arquibancada

Paulo Henrique, Rayan e Coutinho se destacaram diante do Cruzeiro, sob os olhares da equipe de observação da CBF, em São Januário.

Técnico do Cruzeiro minimiza atuação do Vasco e aponta motivos para derrota

O comandante da Raposa foi questionado sobre o desempenho do Vasco da Gama na saída de bola e rechaçou ter sido surpreendido.

Além de JP, cria do Vasco começa a se destacar no Avaí

O volante do Vasco da Gama se destacou principalmente pela precisão nos passes, lançamentos, e mostrou presença física.

Diniz analisa momento do Vasco e valoriza trabalho interno do Clube

O técnico Fernando Diniz ressaltou a importância da persistência e do trabalho realizado no Vasco da Gama, após momento do Clube.

Rayan abre o jogo sobre chances na Seleção e possível saída do Vasco

O atacante Rayan comentou a possibilidade de vestir a camisa da Seleção Brasileira e diz que segue focado no Vasco da Gama.

Vasco reage na fase mais dura e já mira posições mais altas no Brasileiro

O Vasco cresceu de produção justamente no momento mais complicado do Brasileiro e dá sinais de que pode brigar por mais.