Reforma de São Januário atrasa por impasse na venda do potencial construtivo

A modernização de São Januário é vista como estratégica pelo Vasco da Gama tanto no aspecto esportivo quanto financeiro.

Novo gramado de São Januário
Novo gramado de São Januário (Foto: Reprodução)

O Vasco segue sem data definida para iniciar a reforma de São Januário, considerada a principal obra estrutural do clube nos próximos anos. Inicialmente, a diretoria trabalhava com a possibilidade de começar as intervenções no início de 2026, mas entraves burocráticos envolvendo a venda do potencial construtivo do estádio acabaram postergando o cronograma. A modernização da Colina é vista como estratégica tanto no aspecto esportivo quanto financeiro.

O principal avanço está na negociação com a SOD Capital, empresa que demonstrou interesse em adquirir a maior parte do potencial construtivo. As partes estão apalavradas, e a expectativa interna é de que a transação seja concluída em breve. O acordo previa inicialmente a finalização até 12 de dezembro, mas o Vasco deixou claro, desde o início, que poderia estender o prazo para dar mais tempo à parceira, o que vem ocorrendo ao longo do processo.

Além da SOD Capital, outras duas empresas estão em estágio avançado de negociação para a compra de parcelas menores do potencial construtivo. No entanto, essas vendas isoladas não seriam suficientes para gerar o fluxo de caixa necessário para o início imediato das obras, o que reforça a importância do acordo principal para destravar a reforma.

O novo São Januário deve ter capacidade entre 44 e 46 mil torcedores, conforme informou o vice-presidente geral do Vasco, Renato Brito, durante participação na edição especial do Lance! Talks – Rio, Capital Mundial do Esporte, realizada em novembro de 2025.

Enquanto aguarda a definição, o clube também avalia alternativas para mandar seus jogos durante o período de obras, com o estádio Nilton Santos aparecendo como uma das principais opções. Apesar do otimismo nos bastidores, o início da reforma ainda segue como uma incógnita.

Fonte: Lance!

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Diniz aposta na ‘pré-temporada’ do Carioca para fortalecer o elenco do Vasco

A ideia de Fernando Diniz é dar rodagem aos jogadores jovens e que retornaram de empréstimo neste começo de temporada.

Gols e jogadas de Billy Arce, atacante cogitado no Vasco

Atacante equatoriano de 27 anos, Billy Arce estava no Atlético Nacional-COL e pode pintar como novo reforço do Vasco da Gama.

Jornalista da Globo faz declaração inusitada sobre novo reforço do Vasco

Nova contratação do Vasco da Gama foi tema de um intenso debate em um dos programas esportivos do grupo Globo.

Vasco vence negociação e Alan Saldivia desembarcará no Brasil em breve

Alan Saldivia viajará ao Brasil nas próximas horas para realizar exames médicos e assinar contrato com o Vasco da Gama.

Saiba quanto o Vasco receberá de premiação do Carioca 2026

Saiba quanto o Vasco da Gama receberá de premiação por participar do Carioca 2026; Botafogo e Fluminense receberão o mesmo.

Atacante equatoriano é oferecido e Vasco avalia contratação

O ex-atacante do Atlético Nacional, de 27 anos, foi oferecido ao Vasco da Gama e diretoria avalia possível contratação.

Gigantes alemães disputam contratação de Rayan

Rayan está na mira do Bayern de Munique e Borussia Dortmund, mas Vasco não pretende facilitar possível negócio.

Diretor do Cerro Porteño abre o jogo sobre interesse em Vegetti

Diretor do Cerro Porteño confirmou que iniciou conversas com o Vasco da Gama por Vegetti, mas sabe que negociação é difícil.

Mateus Carvalho passa por cirurgia e desfalcará Vasco por pelo menos 6 meses

Mateus Carvalho passou por cirurgia nesta quinta-feira, após se lesionar no aquecimento do jogo contra o Corinthians.

Léo Jardim desperta interesse de clubes europeus

Com as boas atuações na meta do Vasco da Gama na última temporada, Léo Jardim volta ao radar de clubes do futebol europeu.