Reforços elevam nível, mas Vasco ainda convive com carências no elenco
Vasco da Gama fez uma série de contratações em 2023, mas só agora consegue colher os frutos com a performance dos novos jogadores.

O francês Payet foi o último reforço do Vasco para 2023, que tinha até a última sexta-feira (25) a possibilidade de contratar jogadores sem contrato. O camisa 10 chegou para suprir a carência de criatividade do elenco. No entanto, apesar das 23 contratações feitas na temporada, o Cruz-Maltino ainda possui lacunas importantes na luta contra o rebaixamento.
Atualmente o Vasco conta com dois jogadores improvisados entre os titulares. O zagueiro Robson vem jogando na lateral-direita, enquanto Puma Rodríguez chegou a ficar de fora do banco de reservas contra o Atlético-MG. Paulo Henrique, outro jogador da posição, não é relacionado há quatro jogos. Já o volante Medel está jogando na zaga pelo lado direito, levando a melhor sobre Capasso e Maicon.
Outra posição carente que não foi reforçada é a de primeiro volante. Com Medel deslocado para a zaga, Zé Gabriel passou a ser a única opção do elenco e aproveitou as oportunidades dadas por Ramon Díaz. O jogador, que chegou a ficar mais de quatro meses sem ser relacionado por Maurício Barbieri, foi titular nas últimas quatro partidas, mas será desfalque no próximo domingo, contra o Bahia, por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
A ausência de Zé Gabriel é um bom exemplo do desequilíbrio do elenco. Ramon Díaz tem como opções Jair, Barros e Mateus Carvalho, que são volantes, mas com características diferentes. A reserva da lateral-esquerda também é um problema no Vasco. Jefferson chegou para ser o substituto imediato de Lucas Piton, mas o jogador sequer ficou no banco de reservas.
Correção de rota
Apesar das lacunas, o elenco do Vasco melhorou consideravelmente com as contratações da segunda janela de transferências. Além de Medel, que resolveu o problema da zaga, Paulinho e Praxedes se tornaram titulares do meio-campo, enquanto Vegetti supriu rapidamente a saída de Pedro Raul, igualando em quatro jogos o número de gols do antigo camisa 9 em todo o Campeonato Brasileiro, com duas bolas na rede. Ainda resta a estreia de Payet, o grande reforço do ano.
Jogadores que não estavam sendo aproveitados também foram negociados, gerando economia na folha salarial e lucro aos cofres do Vasco. São os casos das vendas de Pedro Raul e Eguinaldo, os empréstimos de Rodrigo e Vinícius e as saídas de Rwan Cruz e Carabajal. Além disso, a cria da base, Andrey Santos, voltou para o Chelsea.
Léo Jardim
- Goleiro
- Jogos (Titular): 29 (todos)
- Desde que assumiu a titularidade, o goleiro saiu mais do time. Coleciona grandes defesas com a camisa do Vasco, mas também cometeu algumas falhas.
Puma Rodríguez
- Lateral-direito
- Jogos (Titular): 30 (28)
- Começou a temporada em alta até o golaço em cima do Flamengo. Depois disso foi ladeira a baixo.
Paulo Henrique
- Lateral-direito
- Jogos (Titular): 4 (1)
- Foi contratado para ser o reserva imediato de Puma Rodríguez. Hoje, entrou no final da fila.
Léo
- Zagueiro
- Jogos (Titular): 30 (todos)
- Já foi capitão, mas segue sendo um dos maiores símbolos de liderança dentro do elenco. Jogador extremamente querido pela torcida.
Robson
- Zagueiro
- Jogos (Titular): 17 (16)
- Se lesionou no início da temporada e teve um bom início de Campeonato Brasileiro. Se reinventou, está jogando improvisado na lateral direita e voltou a ter mais minutos com o técnico Ramón Díaz
Manuel Capasso
- Zagueiro
- Jogos (Titular): 13 (9)
- Contratado com status de titular, o argentino ainda não empolgou. Hoje é mais uma opção no elenco.
Lucas Piton
- Lateral-esquerdo
- Jogos (Titular): 31 (31)
- O lateral-esquerdo é o dono da posição.
De Lucca
- Volante
- Jogos (Titular): 4 (1)
- Chegou para compor elenco e se machucou nos primeiros jogos. Ainda se recupera da lesão.
Jair
- Volante
- Jogos (Titular): 25 (23)
- No início da temporada era titular absoluto. Com a chegada de Ramón Díaz, o volante tem amargado uma vaga no banco de reservas. Além disso, chegou a não ser relacionado para uma partida.
Andrey Santos
- Volante
- Jogos (Titular): 11 (todos)
- Voltou para casa por empréstimo. No entanto, as boas atuações de 2022 não se repetiram nesta temporada. Retornou ao Chelsea sem deixar saudades.
Mateus Carvalho
- Volante
- Jogos (Titular): 5 (3)
- Um dos reforços mais contestados. Teve boas participações em alguns jogos, mas, hoje, sequer entra em campo.
Carabajal
- Meia
- Jogos (Titular): 6 (nenhum)
- Fez partidas honestas com a camisa do Vasco.
Luca Orellano
- Atacante
- Jogos (Titular): 20 (6)
- A maior contratação da história do Vasco chegou cercada de muita expectativa. Até agora não mostrou que valeu o investimento.
Rwan Cruz
- Atacante
- Jogos (Titular): 2 (nenhum)
- Mais uma contratação que não empolgou. Praticamente não entrou em campo e foi vendido para o futebol europeu.
Pedro Raul
- Atacante
- Jogos (Titular): 25 (22)
- O vice-artilheiro do Brasileirão de 2022 chegou cercado de expectativa. Até certa parte da temporada foi o artilheiro do Vasco, mas a perda de diversos gols e pênaltis fizeram com que o jogador saísse em baixa.
Fonte: Lance!
Todos esses jogadores que saíram, não deixarão saudades, Andrey é um caso aparte.
Força Vasco!!!