Reforços dão equilíbrio ao Vasco, mas vaga de 2º volante segue aberta

Apesar de um equilíbrio do time após a chegada de reforços, Vasco da Gama de Fernando Diniz ainda tem problemas no meio de campo.

Fernando Diniz durante Vasco x São Paulo
Fernando Diniz durante Vasco x São Paulo (Foto: André Durão)

O Vasco da Gama parece ter finalmente encontrado um ponto de equilíbrio após a janela de transferências do meio do ano. As contratações dos zagueiros Robert Renan e Carlos Cuesta deram nova segurança ao sistema defensivo, e o retorno do volante Barros, emprestado anteriormente ao América-MG, consolidou ainda mais a solidez do setor. No ataque, a chegada de Andrés Gómez ampliou as alternativas de Fernando Diniz, oferecendo velocidade e drible em um elenco que carecia desse tipo de jogador.

Apesar das melhorias evidentes, uma posição segue indefinida: a de segundo volante. Tchê Tchê, homem de confiança de Diniz, vinha bem até sofrer uma lesão muscular entre agosto e setembro e ainda não conseguiu retomar o mesmo nível de atuação. Na derrota por 3 a 0 para o Botafogo, nesta quarta-feira (5), o meio-campista foi um dos jogadores mais criticiados pela torcida e acabou substituído no intervalo.

Quem entrou em seu lugar foi Matheus França, que já havia desempenhado a função na partida anterior, contra o São Paulo. Embora tenha bom passe e capacidade de criação, o jovem não tem na marcação o seu ponto forte. Revelado pelo Flamengo, ele chegou a atuar como segundo volante na base, mas no profissional se consolidou mais adiantado. Diniz, no entanto, revelou após o clássico que o atleta vem sendo treinado para exercer a função — algo que, até agora, ainda não surtiu o efeito desejado.

Outras opções também estão sendo avaliadas. Hugo Moura, de origem mais defensiva, pode atuar ao lado de Barros para reforçar a marcação — dupla que deu resultado na sequência recente de quatro vitórias consecutivas. Thiago Mendes, primeiro reforço da janela, ainda não engrenou: disputou apenas oito jogos e soma 187 minutos em campo. Recuperado de uma lesão na panturrilha, voltou a atuar justamente contra o Botafogo, em sua primeira aparição desde o fim de agosto.

Por fim, Paulinho Paula, que viveu bom momento no clube antes de uma grave lesão no Campeonato Carioca de 2024, segue sem espaço. Sua última partida foi em 14 de setembro, quando entrou por apenas quatro minutos diante do Ceará.

Fernando Diniz ainda busca a melhor formação para estabilizar o meio-campo vascaíno e manter vivo o sonho da Libertadores. O Vasco volta a campo neste sábado (8), às 18h (de Brasília), em São Januário, para enfrentar o Juventude e tentar reencontrar o caminho das vitórias diante de sua torcida.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Veja datas e horários dos jogos do Vasco da reta final do Brasileiro

Confira abaixo as datas e horários dos jogos do Vasco da Gama da 34ª a 38ª rodadas do Campeonato Brasileiro.

Vasco traça estratégia logística para evitar desfalques na Data Fifa

O Vasco pode ter até 4 jogadores convocados para suas seleções e planeja logística para não sofrer cm desfalques.

Vasco terá 3 novidades contra o Juventude

O técnico Fernando Diniz fará mudanças no time do Vasco da Gama para enfrentar o Juventude, neste sábado, em São Januário.

Leandrinho e Paulinho serão relacionados contra o Juventude; Lucas Freitas está fora

Fernando Diniz manterá Paulinho e Leandrinho entre os jogadores relacionados para o duelo entre Vasco da Gama e Juventude.

Vasco tem retrospecto favorável contra times do Z4

O Vasco da Gama enfrenta o Juventude neste sábado (8) e confia em retrospecto favorável contra equipes do Z4.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco para enfrentar o Juventude

Fernando Diniz terá o retorno de peças jogadores importantes no time do Vasco para enfrentar o Juventude, neste sábado.

Andrés Gómez e Cuesta cumprem objetivos pessoais no Vasco

O atacante Andrés Gómez e o zagueiro Carlos Cuesta se destacam no Vasco e voltam à lista de convocados da Colômbia.

Vasco se manifesta após convocações de Cuesta e Andrés Gómez

Titulares do Vasco da Gama, Andrés Gómez e Carlos Cuesta são convocados pela Seleção Colombiana e Clube exalta atletas; veja.

Vasco mira 100% em casa para buscar vaga na Libertadores

Com o duelo diante do Juventude à frente, Vasco da Gama deseja ter um aproveitamento de 100% atuando em São Januário por vaga na Libertadores.

Pesquisa de torcida no Rio tem disputa acirrada entre Vasco e 2 rivais na capital

Em nova pesquisa no Rio de Janeiro sobre torcedores, Vasco da Gama aparece em segundo e disputa com rivais; veja números.