Reforço estratégico, Jair cai nas graças da torcida com início positivo no Vasco

O volante Jair tem sido uma peça essencial no esquema do Vasco da Gama, com ótimos números, caindo nas graças da torcida.

Jair dominou o meio-campo na vitória do Vasco contra o Resende
Jair dominou o meio-campo na vitória do Vasco contra o Resende (Foto: Daniel Ramalho)

Entre as contratações de maior peso do Vasco e cotado para ser destaque na temporada, Jair começa 2023 correspondendo bem às expectativas do torcedor. A atuação diante do Resende, na goleada por 5 a 0, coloca o meio-campista em posição de evidência.

Na última quinta-feira, o camisa 8 comandou o meio-campo do Vasco, com contenção dos adversários, distribuição e construção de jogadas e chegadas perigosas à frente. Foi, ao lado de nomes como Pedro Raul e Gabriel Pec, o melhor jogador em campo.

Jair acertou 51 dos 54 passes que tentou – o maior índice entre todos os jogadores em campo. Foi também o mais caçado pelo time adversário, com três faltas recebidas, e ainda saiu de São Januário com três finalizações, ficando atrás apenas do centroavante Pedro Raul no quesito.

Jair em Vasco x Resende

  • 90 minutos jogados
  • 94% dos passes certos (51 completos e três incompletos)
  • 3 finalizações
  • 2 assistências para finalização
  • 2 lançamentos certos
  • 1 desarme
  • 3 faltas sofridas
  • 1 falta cometida

Contratação estratégica

A negociação com Jair aconteceu de forma muito rápida e foi estratégica. O Vasco, antecipando a saída de Andrey Santos, que acabou negociado com o Chelsea, fez consultas pelo volante do Atlético-MG em dezembro e se preparou para uma possível proposta.

As conversas com o clube inglês pela joia vascaína começaram nos últimos dias de dezembro, e a transação foi concretizada em 6 de janeiro. Pouco tempo depois, no dia 13, o Vasco já anunciou a contratação de Jair, com o intuito único de repor a saída de Andrey.

Apesar de ser um interesse mais antigo da diretoria vascaína, Jair só chegaria a São Januário caso a venda de Andrey para o Chelsea fosse finalizada. Era um ou outro.

Como já conhecia a situação do volante do Atlético-MG, o diretor esportivo Paulo Bracks, com o aval da 777 Partners, levou uma proposta já dentro do que o clube mineiro esperava. Houve, obviamente, negociação de valores, mas a compra foi fechada em poucos dias.

A transferência custou U$ 2,5 milhões (R$ 13,2 milhões) ao Vasco, com pagamento parcelado. Jair assinou contrato válido por três anos.

Nas graças da torcida

A atuação de gala contra o Resende fez Jair cair de vez nas graças do torcedor do Vasco. O volante já havia deixado uma impressão muito boa nos amistosos nos Estados Unidos. A capacidade de marcação e de construção agradou a torcida.

“O dono do jogo”, foi como resumiram os vascaínos nas redes sociais. O desempenho rendeu elogios também de torcedores do Atlético-MG, onde Jair jogou nas últimas temporadas e conquistou títulos relevantes como o Brasileiro, a Copa do Brasil e a Supercopa.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Jair
1 comentário
  • Responder

    Um dos contratados, o mais importantes

Comente

Veja também
Vai comprar Coutinho? Pedrinho rompe silêncio sobre o assunto

Pedrinho admitiu que tem a intenção de estender o empréstimo de Coutinhp e revela condição para comprar o meia.

Renato Gaúcho tem trabalho mais longo do Vasco no século

Alvo do Vasco da Gama, o técnico Renato Gaúcho teve duas passagens pelo Clube e já treinou Coutinho e Alex Teixeira.

Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Sair da versão mobile