Reencontros à vista: a lista de atletas que passaram por Vasco e Botafogo
Alguns nomes ficaram marcados por essa travessia entre São Januário e General Severiano defendendo Vasco da Gama e Botafogo.

O clássico entre Vasco e Botafogo, nesta quinta-feira (11), pela Copa do Brasil, vai muito além do confronto dentro de campo. A rivalidade histórica ganha um tempero extra quando lembramos que diversos jogadores já vestiram as duas camisas em momentos distintos da carreira, conectando as histórias dos clubes de forma curiosa.
Ao longo dos anos, alguns nomes ficaram marcados por essa travessia entre São Januário e General Severiano. Alguns deles, inclusive, ainda estão em atividade e próximos do duelo desta semana.
Jogadores que já defenderam Vasco e Botafogo
Allan
Revelado pelo Vasco em 2009, foi campeão da Copa do Brasil em 2011 e logo rumou à Europa. Em 2025, voltou ao Brasil para defender o Botafogo, onde já soma 14 partidas.
Danilo Barbosa
Formado em São Januário, deixou o cruzmaltino em 2014 após poucas oportunidades. No Botafogo, atuou de 2022 a 2025. Atualmente, defende o Al-Ula, da Arábia Saudita.
Rwan Cruz
Centroavante, teve passagem curta pelo Vasco em 2023, com apenas 32 minutos em campo. Em 2025, foi contratado pelo Botafogo após se destacar no Ludogorets, da Bulgária.
Ribamar
Atacante revelado pelo Botafogo em 2016, passou pelo Vasco entre 2019 e 2020.
Bruno Nazário
Meio-campista, atuou pelo Botafogo em 2020, fazendo parte do rebaixamento no Brasileiro. Em 2021, disputou a Série B pelo Vasco.
Tchê Tchê
Volante que chegou ao Botafogo em 2021 e, em três temporadas, se tornou peça principal e um dos capitães. Em 2024, reforçou o Vasco.
Um clássico de reencontros
O chamado “Clássico da Amizade” ganha nesta Copa do Brasil contornos de reencontro. Seja para rever ídolos da base, como Allan e Danilo Barbosa, ou para recordar passagens rápidas, como a de Rwan Cruz, o torcedor vascaíno carrega na memória capítulos distintos de cada jogador.