Recordar é viver: relembre as classificações recentes do Vasco contra o Flamengo

O Vasco da Gama se classificou em cima do Flamengo em cinco ocasiões nos últimos 10 anos em confrontos de mata-mata.

Rafael Silva quanto atuava pelo Vasco
Rafael Silva quanto atuava pelo Vasco

Vasco e Flamengo começam a escrever nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), no Maracanã, mais um capítulo do Clássico dos Milhões. Serão dois jogos, o segundo no próximo domingo, valendo vaga na final do Campeonato Carioca. E, se o rival vive melhor momento financeira e esportivamente, o Vasco pode se gabar de ter conseguido algumas vitórias recentes em confrontos de mata-mata.

Nos últimos 10 anos, o Vasco se classificou em cima do rival rubro-negro em cinco ocasiões, incluindo um confronto de oitavas de final da Copa do Brasil com direito a provocação de Rafael Silva. As outras eliminações do Flamengo foram no estadual – uma delas com show do Felipe Maestro, outra decidida pela dupla Riascos e Andrezinho em Manaus…

O ge relembra todas elas na lista abaixo. No fim, vote na enquete para eleger a mais marcante.

2012 – Semifinal da Taça Guanabara

Numa quarta-feira de cinzas, o Vasco despachou o Flamengo por 2 a 1 no Engenhão, se classificou para a final do primeiro turno do Carioca e encerrou um jejum de três anos sem vencer o rival rubro-negro.

O time de Diego Souza, Juninho Pernambucano, Felipe, Alecsandro e Dedé virou o jogo depois que Vagner Love abriu o placar para o Fla. No primeiro gol, Juninho chutou repleto de efeito de fora da área, o goleiro Felipe deu rebote, e Alecsandro empurrou de canhota para o fundo da rede. No segundo, o garoto Kim cruzou na área, Fagner cabeceou, Felipe deu rebote novamente, e Diego Souza completou de peixinho para selar a vitória.

A partida também ficou marcada por uma chance inacreditável desperdiçada por Deivid, atacante do Flamengo, quando o placar ainda estava 1 a 1.

2012 – Semifinal Taça Rio

Dois meses depois, de novo contra o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho, quem levou melhor foi o Vasco do técnico Cristóvão Borges.

E foi um jogão no Estádio Nilton Santos. O Flamengo abriu o placar novamente com Vagner Love, mas o Cruz-Maltino virou sob a batuta de Felipe Maestro. Primeiro ele finalizou de fora da área e provocou o rebote que Éder Luís aproveitou para empatar. Em seguida, o ídolo do Vasco, atualmente técnico do Bangu, fez dois gols: um chutando da entrada da área, com a bola ainda tocando a trave antes de entrar, e o outro de pênalti .

No fim, Kleberson, com um chutaço de longe, ainda diminuiu para o Flamengo: 3 a 2. Na final da Taça Rio, o Vasco perdeu para o Botafogo.

2015 – Semifinal do Carioca

Então comandado pelo técnico Doriva, o Vasco eliminou o Flamengo na semifinal na campanha que terminaria com o título do Campeonato Carioca.

No primeiro jogo, as equipes não saíram do 0 a 0, embora o Vasco tenha jogado melhor e obrigado o goleiro Paulo Victor a fazer várias defesas importantes. Na volta, de novo no Maracanã, o time cruz-maltino venceu por 1 a 0, o gol marcado pelo atacante Gilberto de pênalti.

2015 – oitavas de final da Copa do Brasil

Vasco e Flamengo voltaram a se enfrentar naquele ano, dessa vez pela Copa do Brasil. No primeiro jogo, no Maracanã, vitória vascaína por 1 a 0 com um belo gol de Jorge Henrique, que soltou a bomba depois de cruzamento rasteiro de Riascos e colocou na gaveta do goleiro César.

Na volta, o Fla abriu o placar num gol contra do próprio Jorge Henrique no primeiro tempo. Só que, no segundo, Nenê cobrou falta pela esquerda, e Rafael Silva mergulhou para empatar e garantir a classificação vascaína. Na comemoração, o atacante passou a mão no pescoço como se estivesse degolando o adversário, numa provocação que ficou marcada na história do clássico.

2016 – Semifinal do Carioca

A última classificação do Vasco sobre o Flamengo aconteceu há seis anos, na semifinal do Carioca de 2016. As equipes levaram o jogo único para Manaus, no Amazonas. E o time do técnico Jorginho venceu por 2 a 0.

A vitória contou com show da dupla Riascos e Andrezinho, os autores dos gols do jogo. No primeiro, Riascos fez o que quis com o zagueiro César Martins na esquerda e cruzou no lance que terminou com a finalização de Andrezinho. No segundo, foi a vez de Andrezinho lançar o atacante para selar a eliminação do Flamengo.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Flamengo
Comente

Veja também
Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.