Reativo ou propositivo? Vasco tenta encontrar modelo de jogo ideal na Série B

Com menos de posse de bola nas vitórias recentes dentro de casa, Vasco da Gama segue em busca de uma forma de jogar mais assertiva.

Marcelo Cabo durante jogo contra o CRB
Marcelo Cabo durante jogo contra o CRB (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Vivendo um bom momento no Campeonato Brasileiro da Série B, pelo menos em termos de resultados, atuando em São Januário, o técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo, segue em busca uma identidade para aplicar na forma de jogar. Com uma semana cheia para trabalhar, algo que não acontecia desde a final da Taça Rio, em maio, o treinador deve estabelecer qual jogo o Cruzmaltino deve seguir.

O time vem de três resultados positivos dentro de casa, contra CRB (3×0), Brusque (2×1) e Confiança (1×0), e, em todas essas partidas, algo chama atenção nas vitórias vascaínas, a menor posse de bola que a equipe teve em relação ao adversário. Contra os alagoanos o Gigante ficou a com bola 46% do tempo, diante dos 43% diante dos catarinenses e 40% no confronto com os sergipanos.

Um outro aspecto observado nesses duelos, é que o Vasco sempre flertou com o empate, mesmo quando venceu o CRB por 3×0, construindo o placar mais confortável já nos acréscimos, não conseguindo matar os jogos e esperando o adversário. Em contrapartida, nas duas primeiras partidas da competição jogando no Rio, nas derrotas para Operário e Avaí, ambas por 2×0, o time teve mais posse de bola e menos futebol apresentado.

Diante desse cenário, fica o questionamento se Marcelo Cabo vai optar por permanecer no estilo de jogo mais reativo, que deixa o o rival com a bola e aposta nos contra-ataques, ou vai retornar ao modelo mais propositivo do seu início de trabalho, com o Time da Cruz de Malta tomando as rédeas da partida?

Defesa compacta e menos sustos

Também nesses últimos confrontos em seus domínios, o Almirante tem conseguido se postar melhor defensivamente, o que pode ser um indício de como a equipe deve se comportar nas próximas rodadas, quando encara em sequência os três primeiros colocados do G4: Sampaio Corrêa (3º), Coritiba (2º) e Náutico (3º). os maranhenses, inclusive, tem a defesa menos vazada da competição, com apenas dois gols sofridos em nove partidas.

O Vasco mede forças com o Sampaio Corrêa nesta sexta-feira (09), às 19h, em São Januário, em jogo válido pela décima rodada da Série B.

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Sair da versão mobile