Reativo ou propositivo? Vasco tenta encontrar modelo de jogo ideal na Série B

Com menos de posse de bola nas vitórias recentes dentro de casa, Vasco da Gama segue em busca de uma forma de jogar mais assertiva.

Marcelo Cabo durante jogo contra o CRB
Marcelo Cabo durante jogo contra o CRB (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Vivendo um bom momento no Campeonato Brasileiro da Série B, pelo menos em termos de resultados, atuando em São Januário, o técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo, segue em busca uma identidade para aplicar na forma de jogar. Com uma semana cheia para trabalhar, algo que não acontecia desde a final da Taça Rio, em maio, o treinador deve estabelecer qual jogo o Cruzmaltino deve seguir.

O time vem de três resultados positivos dentro de casa, contra CRB (3×0), Brusque (2×1) e Confiança (1×0), e, em todas essas partidas, algo chama atenção nas vitórias vascaínas, a menor posse de bola que a equipe teve em relação ao adversário. Contra os alagoanos o Gigante ficou a com bola 46% do tempo, diante dos 43% diante dos catarinenses e 40% no confronto com os sergipanos.

Um outro aspecto observado nesses duelos, é que o Vasco sempre flertou com o empate, mesmo quando venceu o CRB por 3×0, construindo o placar mais confortável já nos acréscimos, não conseguindo matar os jogos e esperando o adversário. Em contrapartida, nas duas primeiras partidas da competição jogando no Rio, nas derrotas para Operário e Avaí, ambas por 2×0, o time teve mais posse de bola e menos futebol apresentado.

Diante desse cenário, fica o questionamento se Marcelo Cabo vai optar por permanecer no estilo de jogo mais reativo, que deixa o o rival com a bola e aposta nos contra-ataques, ou vai retornar ao modelo mais propositivo do seu início de trabalho, com o Time da Cruz de Malta tomando as rédeas da partida?

Defesa compacta e menos sustos

Também nesses últimos confrontos em seus domínios, o Almirante tem conseguido se postar melhor defensivamente, o que pode ser um indício de como a equipe deve se comportar nas próximas rodadas, quando encara em sequência os três primeiros colocados do G4: Sampaio Corrêa (3º), Coritiba (2º) e Náutico (3º). os maranhenses, inclusive, tem a defesa menos vazada da competição, com apenas dois gols sofridos em nove partidas.

O Vasco mede forças com o Sampaio Corrêa nesta sexta-feira (09), às 19h, em São Januário, em jogo válido pela décima rodada da Série B.

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Vasco x A-CAP escolhem presidente da Arbitragem na FGV

Vasco da Gama e A-CAP escolheram a advogada paulista Paula Andrea Forgioni como presidente da Arbitragem na FGV.

Mateus Carvalho leva drible de Luiz Henrique
Mateus Carvalho leva drible de Luiz Henrique e é zoado pelo Botafogo

Botafogo zoa Mateus Carvalho, volante do Vasco da Gama, após drible de Luiz Henrique em clássico.

Apresentador Neto
Neto detona meia do Vasco: ‘Esse cara é uma vergonha’

O apresentador Neto vê o meia Payet fora de ritmo e afirmou que parte da imprensa protege o camisa 10 do Vasco.

Rayan, atacante do Vasco
Rayan desperta interesse do Barcelona

O Barcelona tem interesse na contratação de Rayan, atacante do Vasco da Gama, que já é cobiçado em outros clubes.

JP meia do Vasco da Gama
JP passa por cirurgia no joelho e só volta a jogar em 2025

Destaque do Vasco da Gama na final do Campeonato Carioca Sub-20, JP passa por cirurgia no joelho e só retorna ao gramados em 2025.