Reativo ou propositivo? Vasco tenta encontrar modelo de jogo ideal na Série B

Com menos de posse de bola nas vitórias recentes dentro de casa, Vasco da Gama segue em busca de uma forma de jogar mais assertiva.

Marcelo Cabo durante jogo contra o CRB
Marcelo Cabo durante jogo contra o CRB (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Vivendo um bom momento no Campeonato Brasileiro da Série B, pelo menos em termos de resultados, atuando em São Januário, o técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo, segue em busca uma identidade para aplicar na forma de jogar. Com uma semana cheia para trabalhar, algo que não acontecia desde a final da Taça Rio, em maio, o treinador deve estabelecer qual jogo o Cruzmaltino deve seguir.

O time vem de três resultados positivos dentro de casa, contra CRB (3×0), Brusque (2×1) e Confiança (1×0), e, em todas essas partidas, algo chama atenção nas vitórias vascaínas, a menor posse de bola que a equipe teve em relação ao adversário. Contra os alagoanos o Gigante ficou a com bola 46% do tempo, diante dos 43% diante dos catarinenses e 40% no confronto com os sergipanos.

Um outro aspecto observado nesses duelos, é que o Vasco sempre flertou com o empate, mesmo quando venceu o CRB por 3×0, construindo o placar mais confortável já nos acréscimos, não conseguindo matar os jogos e esperando o adversário. Em contrapartida, nas duas primeiras partidas da competição jogando no Rio, nas derrotas para Operário e Avaí, ambas por 2×0, o time teve mais posse de bola e menos futebol apresentado.

Diante desse cenário, fica o questionamento se Marcelo Cabo vai optar por permanecer no estilo de jogo mais reativo, que deixa o o rival com a bola e aposta nos contra-ataques, ou vai retornar ao modelo mais propositivo do seu início de trabalho, com o Time da Cruz de Malta tomando as rédeas da partida?

Defesa compacta e menos sustos

Também nesses últimos confrontos em seus domínios, o Almirante tem conseguido se postar melhor defensivamente, o que pode ser um indício de como a equipe deve se comportar nas próximas rodadas, quando encara em sequência os três primeiros colocados do G4: Sampaio Corrêa (3º), Coritiba (2º) e Náutico (3º). os maranhenses, inclusive, tem a defesa menos vazada da competição, com apenas dois gols sofridos em nove partidas.

O Vasco mede forças com o Sampaio Corrêa nesta sexta-feira (09), às 19h, em São Januário, em jogo válido pela décima rodada da Série B.

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Vasco defende marca histórica contra o Puerto Cabello-VEN

O Vasco da Gama já enfrentou times venezuelanos em oito oportunidades, marcando 11 gols e nunca saiu de campo derrotado.

Conheça o Puerto Cabello-VEN, adversário do Vasco nesta terça-feira

O Puerto Cabello tem o time profissional fundado apenas em 2014, teve rápida ascensão e técnico com nome do Vasco.

Fábio Carille inicia semana decisiva para seu futuro no Vasco

Fábio Carille sofre pressão sobre o cargo após derrota para o Corinthians e terá 2 jogos em São Januário para definir o futuro.

Caio Ribeiro acredita que Pedrinho pode reerguer o Vasco, mas faz alerta

Caio Ribeiro vê o elenco do Vasco muito desequilibrado e sugere mais reforços para evitar sufoco no Brasileiro.

Rafael Silva critica decisão de Carille contra Corinthians e elogia Vegetti

Rafael Silva assistiu ao jogo na Neo Química Arena e diz que Carille não deveria ter poupado jogadores para o duelo.

Loide teve atuação discreta na 1ª chance como titular no Vasco; veja números

Loide Augusto sofreu com a falta de entrosamento com o time e teve pouca participação em jogo contra o Corinthians.

Fábio Carille fica com cargo pressionado no Vasco

O técnico Fábio Carille pode ser demito do Vasco da Gama em caso de mais resultados negativos nesta semana.

Souza completa 2 meses sem jogar pelo Vasco

O volante Souza completou dois meses sem ser utilizado pelo técnico Fábio Carille no jogos do Vasco da Gama.

Benja critica time do Vasco contra o Corinthians e projeta futuro do Clube

Benjamin Back projetou o futuro do Vasco da Gama no Brasileiro após atuação contra o Corinthians, no último sábado.

Felipe Melo questiona posição e vê jogador está sendo sacrificado no Vasco

Felipe Melo questionou a forma com que o técnico Fábio Carille tem escalado Tchê Tchê no time do Vasco da Gama.