Rayan revela bastidores na Seleção e reafirma carinho pelo Vasco

Cria do Vasco da Gama, Rayan conta como foi a adaptação à Seleção Brasileira, cita playlist e reafirma carinho pelo Clube carioca.

Rayan durante apresentação à Seleção Brasileira
Rayan durante apresentação à Seleção Brasileira (Foto: Divulgação/CBF TV)

Trilha sonora em dia e cabeça preparada para a primeira oportunidade com a camisa do Brasil. Dá para dizer que Rayan ativou a playlist para ficar à vontade no ambiente da Seleção. Do pagode de Yan ao funk da música consagrada pela torcida do Vasco, o jovem está pronto para apresentar seu repertório dentro de campo diante da Croácia, nesta terça-feira.

A diferença de comportamento do Rayan que deu entrevista coletiva no primeiro dia de Data Fifa para o que chega ao encerramento é nítida. A fala mansa e o olhar até certo ponto assustado deu lugar a leveza habitual e sorriso fácil do carioca da Barreira do Vasco. Reflexo do batismo bem humorado no trote e da receptividade no dia a dia de treinos.

– Cheguei um pouco tímido, mas agora, conversando mais com a rapaziada, estou mais tranquilo. Depois que o trote passa, a gente fica mais leve. Estou mais o Rayan mesmo, mais solto e mais leve. Até mesmo nos treinamentos, estou mais à vontade. Todo mundo me recebeu bem para caraca e agora já sou o Rayan de verdade.

Aos 19 anos e na primeira convocação, Rayan tem a consciência de que o “seu ciclo” é o próximo para a Copa de 2030, mas não abre mão do sonho de ouvir Carlo Ancelotti falar seu nome na convocação final para a Copa, dia 18 de maio. Com a tranquilidade de quem se acostumou a ser campeão pelas categorias de base da Seleção (venceu os Sul-Americanos Sub-17 e Sub-20), ele fez um diagnóstico de suas chances de chegar ao Mundial.

– Na minha posição ali na frente tem muita concorrência, muitos jogadores bons que vieram em outras convocações, mas fazendo o meu trabalho no Bournemouth pode me fazer estar na última lista. Independentemente de estar ou não, vou torcer para a Seleção. Mas espero escutar meu nome lá.

Em bate-papo descontraído com o ge, Rayan falou sobre a primeira experiência na Seleção principal celebrou o bom início com a camisa do Bournemouth e se declarou para o torcedor vascaíno. Com o jovem no banco, o Brasil encara a Croácia, nesta terça, às 21h (de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando, no último amistoso antes da convocação para a Copa.

Confira outros trechos da entrevista

Como viu o jogo com a Croácia em 2022?

– Eu ainda morava na Barreira do Vasco, estava em casa, vi o gol do Neymar, mas acabamos sofrente o gol no final e perdemos nos pênaltis infelizmente. Era um sonho estar aqui, só via pela televisão, nunca imaginava e estou muito feliz e realizado.

Trote e adaptação

– O trote foi no sábado. Consegui desenrolar, acho que fui o melhorzinho. Fiz a rapaziada rir antes, eles só batiam no copo para colocar pressão, mas saiu o peso e estou muito feliz (risos). Contei piada, contei minha trajetória e cantei uma música do cantor Yan… A rapaziada gostou.

Receptividade dos líderes

– O Marquinhos e o Casemiro são os nossos líderes, conversaram comigo, chegaram para falar para fazer meu futebol, que sabem que sou bom e era importante ficar à vontade. Eles me deixaram mais leves e tranquilos.

Adaptação imediata na Premier League

– Chegar lá e se adaptar rápido não é fácil. Sair do calor e chegar lá no frio… Sair do banco no primeiro jogo e dar uma assistência deixa a confiança alta, depois começar como titular e fazer o gol de empate deixa a confiança lá em cima. O treinador me deixa muito à vontade, ele é espanhol e facilita a língua. São três meses em que consegui demonstrar meu potencial com um bom futebol e isso me trouxe até aqui.

Carinho da torcida do Vasco

– Fico muito feliz com o carinho que eles têm por mim e eu também tenho por ele. No meu instagram, é todo dia com pedidos de volta… Sigo com amigos lá. O Robert Renan, Cauã Barros, os meninos da base… Fico muito feliz. Sair de lá com o carinho da torcida não é fácil, e saí com a torcida me amando e eu os amo também.

Assédio de clubes maiores

– É o sonho de qualquer jogador estar em uma prateleira de alto nível. O Bournemouth me apresentou um projeto muito bom e fazendo um bom trabalho lá, independentemente de outros clubes estarem observando ou não, vão ficar atentos. Tenho que fazer um bom trabalho e esperar o que Deus tem pela frente.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Veja como Renato Gaúcho pode escalar o Vasco contra o Coritiba

Renato Gaúcho terá que realizar mudanças no Vasco para enfrentar o Coritiba, por tem dois desfalques importantes.

Textor rebate críticas sobre acordos no Botafogo: “Isso não é o Vasco”

Em meio à crise que assola os bastidores do Botafogo nos últimos meses, Textor nega quebra de acordo e alfineta o Vasco da Gama.

Cuiabano desfalca o Vasco contra o Coritiba

Cuiabano sentiu um leve desconforto em um músculo da região glútea e foi poupado da partida contra o Coritiba.

Renato Gaúcho monitora promessa do Vasco de perto e evita pressa

O técnico Renato Gaúcho monitora o jovem Andrey Fernandes de perto e não queimar etapas com a nova promessa do Vasco.

Lateral do Vasco entra na mira do Palmeiras

O Palmeiras estuda oferta para tentar tirar jogador titular do Vasco da Gama após lesão do jogador Joaquín Piquerez.

Vasco e Coritiba é marcado por retrospecto equilibrado e lembranças de 2011

Vasco da Gama e Coritiba se enfrentam nesta quarta-feira (1), no Couto Pereira, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Joia da base do Vasco brilha e sonha com estreia no profissional

Atacante do time Sub-20 do Vasco da Gama, Andrey Fernandes é o artilheiro da equipe em 2026 e vice-artilheiro do Brasileiro da categoria.

Romário se rende a Rayan e aposta no atacante como futuro da Seleção

Ídolo do tetracampeonato mundial, Romário rasgou elogios a Rayan e apontou o jovem como um dos futuros craques do Brasil.

Hugo Moura vive expectativa por renovação no Vasco

Volante do Vasco da Gama, Hugo Moura retornou a equipe titular depois da chegada do técnico Renato Gaúcho.

Lucas Piton pode voltar ao time titular do Vasco contra o Coritiba

Lateral-esquerdo do Vasco da Gama, Lucas Piton pode substituir Cuiabano contra o Coritiba, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.