Ramón Díaz teve 70% de aproveitamento e venceu o Flamengo no Mundial pelo Al-Hilal
Novo técnico do Vasco da Gama, o argentino Ramon Díaz conseguiu ótimos números no Al-Hilal, da Arábia Saudita, de onde saiu em maio.
O Vasco da Gama acertou a contratação de Ramon Díaz, técnico argentino que está com 65 anos. Com isso, a equipe vascaína voltou a ter comandante após quase 20 dias, desde a demissão de Maurício Barbieri, em 26 de junho, após derrota para o Goiás.
Díaz está sem clube desde maio, quando deixou o Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde fez um grande trabalho. O veterano também se destaca pelo que fez na última década no River Plate, da Argentina, que vivia um momento difícil e o comandante começou a reestruturação. Ele já havia vencido a Libertadores de 1996 pelo clube argentino.
Mundial e Flamengo
Na equipe saudita, Ramon Díaz chamou holofotes este ano pela grande participação no Mundial de Clubes, realizado em fevereiro, no Marrocos. O time foi vice-campeão diante do Real Madrid, da Espanha, superado por 5×3. Anteriormente, o Al-Hilal teve pela frente o Rydad Casablanca, do Marrocos, e o Flamengo, arquirrival vascaíno, o que rendeu memes na época.
Números positivos
Após noticiada a contratação, como de praxe, o site SofaScore divulgou os números de Ramon Díaz pelo Al-Hilal e impressiona. Entre 2022 e 2023, o técnico acumulou 60 partidas, com 41 vitórias, nove empates e 10 derrotas, aproveitamento de 70.8%, com 127 gols marcados e 59 sofridos. O time tinha, em média, 65% de posse de bola e a escalação mais repetida era o 4-2-3-1.
Botafogo
Será, na prática, a primeira passagem de Ramon Díaz no futebol brasileiro. Em 2020, o argentino chegou a acertar com o Botafogo, mas não chegou a comandar o rival por questão de saúde. Seu filho, Emiliano Díaz, assumiu o Alvinegro de forma interina, só que o pai não se recuperou rapidamente e as partes encerraram o acordo.