Rafael Paiva reencontra a Arena Castelão, onde fez sua estreia pelo Vasco

O técnico Rafael Paiva assumiu o elenco profissional do Vasco da Gama na partida contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva, técnico do Vasco (Foto: André Durão)

O técnico Rafael Paiva já tem 32 jogos no comando do Vasco. E, neste sábado (9), ao encarar o Fortaleza, pela 33ª rodada do Brasileirão-2024, o comandante reencontrará o palco de sua estreia à frente de um time profissional.

Afinal, foi diante o Tricolor cearense que Paiva iniciou sua trajetória na equipe de cima do Vasco, seu primeiro trabalho sem ser na base. Na ocasião, ele chegava para apagar o primeiro incêndio da temporada. Foi quando Ramón Díaz deixou o clube após sofrer goleada por 4 a 0 para o Criciúma, em São Januário.

Paiva no comando do Vasco: a Missão

À época treinador do sub-20, Paiva chegou às pressas para enfrentar o Fortaleza na ida da terceira fase da Copa do Brasil, em maio. O Laion era uma das poucas equipes invictas no Brasileirão à altura e vinha do vice-campeonato cearense, além do título da Copa do Nordeste.

Surpreendentemente, porém, o Vasco conseguiu se tornar um dos poucos times a parar o Fortaleza em seus domínios. Apesar da enorme pressão do Tricolor, o Cruz-Maltino segurou um importante 0 a 0, que manteve o confronto em aberto para a volta, no RJ.

Além deste jogo, Paiva ficou mais três partidas à frente da equipe. A mais emblemática? Exatamente diante o Fortaleza, no jogo da volta da Copa do Brasil. Um 3 a 3 espetacular na casa do Vasco, com direito a Léo Jardim pegando pênalti decisivo e classificando a equipe rumo às oitavas da competição.

Esta partida, aliás, representou o fim da primeira passagem de Paiva. Afinal, o Gigante da Colina trouxe Álvaro Pacheco para o cargo efetivo de técnico. O português, porém, durou os mesmos quatro jogos antes de ser demitido com inacreditáveis 8,3% de aproveitamento.

Paiva no comando do Vasco II: o retorno

O “bombeiro” Rafael Paiva voltou à tona, reestreando numa verdadeira fogueira. O time se encontrava na zona do rebaixamento do Brasileirão e ainda veria a torcida fazer campanha por ‘público zero’, o que garantiu o menor público de São Januário em anos no duelo contra o São Paulo, pela 11ª rodada. Mesmo com as dificuldades, Paiva apostou nos jovens e acertou, visto que o Vasco goleou por 4 a 1 e respirou na tabela.

A partir daí, a equipe engrenou uma sequência de seis jogos com apenas uma derrota, sendo quatro vitórias seguidas; feito que não acontecia há 12 anos. Além disso, derrubou outros tabus, como vencer o Inter como visitante (após cinco anos), derrotar o Corinthians (14 anos) e recolocar o Vasco nas quartas da Copa do Brasil (nove anos).

Não à toa, o presidente Pedrinho passou a tratar o nome de Paiva como “treinador do Vasco” quando perguntado sobre a permanência, ou não, do comandante. O ápice do trabalho do jovem técnico foi ao avançar às semifinais da Copa do Brasil, fazendo jogo duro contra o Atlético-MG (também finalista da Libertadores e dono dos melhores elencos do país). Após um 3 a 2 no agregado, porém, a equipe deu adeus à competição, voltando a focar no Brasileirão.

Fonte: Jogada 10

Comente

Veja também
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Sair da versão mobile