Rafael Paiva reassume o Vasco com problemas imediatos a resolver

O treinador interino Rafael Paiva retorna ao comando do Vasco da Gama sob muita pressão e com muitos problemas no time.

Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco (Foto: Baggio Rodrigues/AGIF)

A situação poucas vezes esteve tranquila no Vasco em 2024, mas é sob um nível de pressão inédito que o treinador Rafael Paiva reassume o time interinamente, hoje, contra o São Paulo, às 21h30, em São Januário. O cruz-maltino tenta deixar a zona de rebaixamento enquanto busca um novo treinador.

Há um mês, Paiva estava comandando o mesmo elenco que agora volta a orientar após a passagem relâmpago de Álvaro Pacheco, demitido na quinta-feira. Foi Paiva quem fez a transição entre a saída de Ramón Díaz — cotado para retornar ao cargo — e a chegada do treinador português.

O interino volta para uma passagem provavelmente mais curta, mas com muito mais problemas imediatos a resolver. Um deles é a exposição defensiva: o Vasco sofreu 10 gols nos últimos quatro jogos do Brasileiro. Além disso, são apenas 7 pontos marcados em dez rodadas.

A primeira passagem do treinador, de 20 dias entre o primeiro e o último jogo, teve três vitórias, dois empates e uma derrota, com cinco gols marcados e cinco sofridos. Foi com Paiva que o Vasco empatou duas vezes com o Fortaleza (0 a 0 e 3 a 3) e garantiu a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil.

Durante seu período à frente do time, a SAF trocou de comando, com o afastamento da 777 e a gestão de Pedrinho assumindo o futebol do clube.

– Sabemos que estar num clube tão gigante como o Vasco é uma pressão muito grande. Faz parte da nossa profissão. Na base, já temos certa pressão, mas ela não se compara à pressão do profissional. Temos que estar sempre alinhados com aquilo que acreditamos. Faz parte a torcida vaiar, é apaixonada. Mas o peso de xingar e vaiar é o mesmo da hora de (comemorar) gol, da vitória, da classificação — disse ele em seu último jogo, justamente o 3 a 3 contra o Fortaleza, quando chegou a ser vaiado após substituição.

Assim como contra o Cruzeiro, São Januário dificilmente terá casa cheia. A semana também foi marcada por protestos no aeroporto e cerco a jogadores. Nem a demissão de Pacheco acalmou os ânimos.

Ramón ganha força

No contexto atual, uma possível volta de Ramón Díaz ganha força, mas a diretoria de Pedrinho ainda estuda as opções de mercado. Vale lembrar que clube e treinador ainda não entraram em acordo sobre a rescisão de contrato, um imbróglio que pode parar na Justiça. Ramón e Emiliano Díaz, filho e auxiliar, estão no Rio de Janeiro. O segundo seguiu morando na cidade mesmo após a saída de São Januário.

O período para análise e tomada de decisão é curto, uma vez que, após o jogo de hoje, o Vasco volta a campo já na quarta-feira, na Fonte Nova, contra o Bahia. E ainda fechará o mês em clássico contra o Botafogo, atual vice-líder do Brasileirão.

Para hoje à noite, o Vasco terá três desfalques: os volantes Galdames e Zé Gabriel (terceiro amarelo) e o lateral Victor Luis (vermelho), suspensos.

Vegetti estará de volta. Já Payet tem presença improvável na partida. Ele segue se recuperando de um estiramento na coxa direita.

Fonte: Extra

Mais sobre:Rafael Paiva
Comente

Veja também
Vasco treinará nesta sexta-feira no CT do Palmeiras

O elenco do Vasco já está em São Paulo para o jogo contra o Corinthians e treinará no CT do Palmeiras antes do duelo.

Vasco goleia o Atlético-GO por 6 x 1 pelo Brasileiro Sub-20

O Sub-20 do Vasco da Gama goleou o Atlético-GO nesta quinta-feira, por 6×1, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco recebe proposta para jogar contra o Flamengo no Maranhão; veja valor

O Vasco recebeu proposta de um grupo de empresários para manar o jogo contra o Flamengo para o Castelão, em São Luís.

Vasco rejeita proposta do Internacional por Puma

O lateral-direito Puma entra na mira do Internacional, mas o Vasco da Gama rejeitou a proposta do clube gaúcho.

Bepe veta clássico entre Vasco e Flamengo em São Januário

O Bepe negou o pedido do Vasco para jogar o clássico contra o Flamengo no dia 19, pelo Brasileiro, em São Januário.

Maxime Dominguez se despede do Vasco

Com pouco espaço no Vasco da Gama na atual temporada, Maxime segue por empréstimo para o Toronto FC e se despede do Clube.

Vasco mantém triste sina como visitante na Sul-Americana

O Vasco da Gama tem apenas uma vitória em jogos como visitante pela Sul-Americana e mantém sina contra o Melgar.

Gols em jogadas aéreas passam a preocupar Carille

O Vasco da Gama sofre três gols de bolas aéreas contra o Melgar, pela Sul-Americana, e Fabio Carille liga sinal de alerta.

Vasco acerta empréstimo de Maxime Dominguez ao Toronto FC

Sem espaço no Vasco da Gama com Fabio Carille, Maxime Dominguez é emprestado ao Toronto FC, dos Estados Unidos.

Denilson exalta atuação de Coutinho em estreia do Vasco na Sul-Americana

Com golaço e uma bela assistência contra o Melgar, Coutinho se destaca pelo Vasco da Gama e Denilson elogia.

Sair da versão mobile