Rafael Paiva já usou 13 jogadores da base do Vasco em 2024; veja lista
Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva tem recorrido às categorias de base do Clube na hora de escalar a equipe no Brasileiro.
No ano de 2024, o técnico Rafael Paiva já deu oportunidades a 13 jovens no elenco de profissionais do Vasco. Vindo justamente da equipe sub-20, o treinador foi responsável pela estreia de alguns jovens talentos, que já servem como peças de reposição ao time titular. Na reta final do Brasileirão, ele, aliás, pretende tornar estes testes mais frequentes.
Somando o ano inteiro, já jogaram os zagueiros Victão e Lyncon, os volantes Lucas Eduardo e Barros, os meias João Pedro e Estrella e os atacantes Alegria, Gabriel, Bruno Lopes e Paixão. Isto, entretanto, sem contar com Leandrinho e Rayan, que já fazem parte do time titular, e de Erick Marcus, promovido ainda em 2022.
Destes, já saíram Barros, rumo ao Amazonas, Erick Marcus, emprestado para o futebol búlgaro, e Paixão, que foi para a Ucrânia. Leandrinho estreou no Estadual e se firmou, com 18 jogos e dois gols. Já João Pedro ganhou chances no começo do Brasileiro e atuou 11 vezes, mas perdeu espaço após se machucar. O mesmo ocorreu com Estrella, que surgiu bem e marcou contra o São Paulo, mas somou apenas cinco aparições antes de se lesionar.
É bem verdade que, ainda antes de Paiva, outros garotos já receberam oportunidades em 2024, ainda no Campeonato Carioca. Mas a utilização de mais um de um time inteiro com idade de juniores mostra o quanto o Cruzmaltino confia em sua base. Entre os que ainda não chegaram a jogar, mas foram relacionados, constam o goleiro Pablo e o volante Matheus Ferreira.
Defensores
Entre os zagueiros, Victão e Lyncon tiveram suas chances como profissionais em 2024. O primeiro jogou apenas duas vezes durante o Campeonato Carioca, mas o segundo surgiu com mais brilho. Embora tenha estreado em 2023, seu único jogo neste ano foi na vitória sobre o Internacional, em julho, tendo inclusive marcado um dos gols no triunfo por 2 a 1. Ambos já integram novamente o elenco sub-20. Já o lateral-esquerdo Leandrinho se firmou nos profissionais como reserva de Lucas Piton, mas joga também como atacante.
Meio-campistas
Os volantes Barros e Lucas Eduardo atuaram no Estadual, nas duas partidas em que o time principal estava realizando sua pré-temporada, no Uruguai. O primeiro foi emprestado ao Amazonas, onde é titular na Série B, enquanto Lucas voltou para os juniores. Por outro lado, João Pedro se firmou após estrear diante do Vitória e virou uma opção válida. No sub-20, é o camisa do time campeão carioca e da Copa Rio da categoria.
Atacantes
O ataque foi o setor mais oportunizado, com Bruno Lopes e Alegria ganhando suas primeiras chances. Paixão jogou duas vezes, enquanto Gabriel atuou quatro, marcando um gol diante do Bragantino. Rayan e Erick Marcus, mesmo com idade de juniores, se firmaram no elenco profissional, com o segundo saindo rumo à Bulgária, por empréstimo, no meio da temporada.
Fonte: Super Rádio Tupi