Rafael Paiva elogia Payet e explica entrada de João Victor como lateral
O técnico interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva, ainda sinalizou positivamente sobre o Dimitri Payet aguentar os próximos jogos.
O Vasco da Gama venceu o Vitória por 2×1, em São Januário, e encerrou a sequência de quatro derrotas consecutivas. Não foi uma atuação brilhante, mas foi o suficiente para sair da zona de rebaixamento e acalmar o clima no Gigante.
Muito do resultado positivo saiu dos pés de Dimitri Payet, responsável pelas duas assistências, primeiro na cobrança de escanteio para Maicon marcar de cabeça, e depois no lançamento para a bonita finalização de Pablo Vegetti. O meio-campista, após o confronto, recebeu elogios de Rafael Paiva.
– Payet é um jogador muito diferente. Estava se recondicionando e estava incomodado de não estar jogando, porque sabe que pode ajudar muito o Vasco. E hoje ele provou isso mais uma vez. É muito talentoso, muito competitivo, que gosta de jogar com a bola, gosta de toda hora buscar assistência, o jogo vertical e qualificou muito o nosso jogo. Organizou a nossa posse de bola e conseguimos construir melhor do que nos outros jogos. Foi premiado com duas assistências.
O francês esteve de fora de quatro das seis rodadas do Brasileirão até aqui por causa de uma lesão, ainda na intertemporada. O questionamento agora é seu o veterano de 37 anos está pronto para os próximos partidas. Segundo o interino, a resposta é positiva e o jogo contra o Vitória foi um termômetro.
– Eu acredito que sim. Hoje (domingo) era um termômetro bom para gente ver como ele ia responder. E respondeu muito bem. Acho que jogou uma boa parte do jogo e foi muito bem. Acho que isso é importante. Ele precisava se sentir bem. E hoje ele se sentiu bem jogando. Foi um jogador diferente, como a gente já esperava. Saiu (substituído) muito mais pela falta de ritmo ali no segundo tempo. Mas acredito que ele vai conseguir jogar os dois próximos jogos (Flamengo e Fortaleza pela Copa do Brasil). Ou o próximo jogo, (pensar) jogo a jogo, né? O importante é, além de estar bem fisicamente, ele se sentir bem pra jogar bem. Acho que isso foi o mais importante.
João Victor
O retorno de Payet foi uma das novidades promovidas por Rafael Paiva para encarar o Vitória. A outra foi a entrada de João Victor entre os titulares, uma demanda antiga da torcida. Na ocasião, no entanto, foi improvisado como um lateral-direito, escolha que foi explicada pelo interino.
– Tentamos qualificar um pouquinho a nossa construção. O João entrando é um jogador rápido, que tem um compasso (de perna) e que conduz bem a bola. Eu acho que a gente foi assertivo ali na ideia dos três defensores, com o João qualificando um pouco a nossa construção. Ele fez um grande jogo na nossa visão. Ele qualifica muito a nossa saída de bola. É um jogador muito rápido, ataca muito forte o espaço. Tem um retorno defensivo também muito rápido. A ideia era, em alguns momentos, tê-lo como lateral, mas era mais um jogador na linha de três, na construção. A gente tinha total clareza que ele ia desempenhar bem a função que foi dada pra ele.
Com a vitória, o Vasco chegou a seis pontos e deu um salto na tabela, com a saída da zona de rebaixamento, e alcançou a 13ª colocação. O próximo jogo na competição será no próximo fim de semana, nada menos que um clássico contra o Flamengo, no Maracanã, pela sétima rodada.