Rafael Paiva eleva patamar do Vasco e tenta manter boa fase

O Vasco da Gama espera manter a boa fase para almejar uma possível vaga na próxima edição da Libertadores de 2025.

Rafael Paiva no Nilton Santos
Rafael Paiva no Nilton Santos (Foto: Alexandre Durão)

Vivendo o momento de maior estabilidade na temporada, o Vasco enfrenta o Vitória, hoje, às 18:30, no Barradão, e em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Rafael Paiva passou pelo tão temido mês de agosto com êxito, e espera manter a toada para almejar uma possível vaga na próxima edição da Libertadores, competição que não disputa há seis anos. Dentre chegadas e saídas, além de desfalques por lesão, o treinador conseguiu elevar o patamar do cruz-maltino.

O Vasco não sabe o que é ser derrotado há mais de um mês. A última, de 1 a 0 para o Grêmio, aconteceu no final de julho e, desde então, a equipe já soma sete jogos de invencibilidade, com quatro vitórias e três empates. É neste contexto, que o clube deixou de se preocupar com a permanência na Série A para sonhar mais alto.

Atualmente, o cruz-maltino está mais próximo do G-6 que da zona de rebaixamento. A boa sequência no Brasileiro o colocou a oito pontos do sexto colocado Bahia, e abriu nove da primeira equipe do Z-4, o seu próximo adversário, com uma partida a menos em relação aos rivais estaduais. Além da situação tranquila na competição, o Vasco segue vivo na Copa do Brasil e está em vantagem na busca pela vaga na semifinal, após derrotar o Athletico-PR por 2 a 1.

Rafael Paiva conseguiu segurar as pontas da equipe, mesmo sofrendo com alguns desfalques. O departamento médico está com cinco jogadores — Philippe Coutinho, Adson, Guilherme Estrella, Jair e Paulinho Paula. Para superar as ausências, o Vasco se movimentou no mercado e trocou algumas peças do elenco pouco utilizadas, negociadas para outros clubes, por “sangue novo”: foram cinco contratações na janela de transferências do meio do ano, até o momento.

O treinador do cruz-maltino terá um importante retorno para o duelo com Vitória: David se recuperou do quadro de celulite facial, e volta a ser relacionado após desfalcar a equipe por duas partidas. Quem segue como ausência é Philippe Coutinho, que não atua há seis jogos. Apesar da expectativa dos vascaínos para ver o craque em ação, foi justamente neste período em que a equipe engrenou de vez. O camisa 10 só entrou em campo três vezes, desde seu retornou ao clube, e ainda não conseguiu a primeira vitória.

No aguardo pela volta de seu grande craque, o Vasco conta com o bom momento de dois jogadores para seguir conquistando os bons resultados. O poder de influência do Vegetti no time já não é nenhuma novidade e, na sequência positiva, o atacante foi responsável direto por quatro gols. Apesar de não ter marcado ou dado assistência no período, Payet se tornou peça importante para o funcionamento do time e tem dado conta do recado.

Mudanças no elenco do Vasco (Foto: Editoria de Arte)

A evolução do cruz-maltino na temporada vai muito além da boa fase de alguns de seus jogadores. Desde que Rafael Paiva reassumiu o comando, a parte mental da equipe tem chamado atenção. No período, nenhum outro time do Brasileirão conseguiu mais viradas que o Vasco — cinco.

Apesar de demonstrar uma capacidade acima da média de passar por situações adversar na partida, a equipe de Paiva precisa melhorar a parte financeira para não “brincar mais com a sorte”. Na sequência invicta, o Vasco sofre, em média, um gol por jogo.

Para vencer o Vitória e seguir na caça pela zona de Pré-Libertadores, o cruz-maltino vai precisar superar um tabu que já dura quase um mês. A última vitória fora de casa, de 1 a 0 sobre o Atlético-GO, aconteceu na metade de julho.

Fonte: Extra

Mais sobre:Rafael Paiva
Comente

Veja também
Emiliano Díaz fala sobre o Vasco após reencontro e vitória do Corinthians

Durante entrevista coletiva do Corinthians, Emiliano Díaz fala sobre o reencontro com o Vasco da Gama e cita jogo difícil.

Confira 5 técnicos livres no mercado que podem assumir o Vasco

Vasco da Gama demitiu Rafael Paiva, após a derrota deste domingo (24) para o Corinthians, pela 35ª rodada do Brasileiro.

Torcida do Vasco divide opiniões sobre demissão de Rafael Paiva

O treinador Rafael Paiva foi demitido do Vasco da Gama após a quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Gols e jogadas de Rodrigo Dourado e Matheus Pereira, cogitados no Vasco

O Vasco da Gama monitora os meias Rodrigo Dourado, ex-Internacional, e Matheus Pereria, do Eibar, Espanha; veja lances dos atletas.

Vasco tem a 2ª pior defesa do Campeonato Brasileiro

Desempenho defensivo do Vasco da Gama na Série A do Brasileiro tem sido uma das principais reclamações dos torcedores.

Sair da versão mobile