Rafael Paiva destaca importância de São Januário após período longe do estádio
Ao lado do Palmeiras, Vasco da Gama é a equipe da Série A do futebol brasileiro que menos perdeu jogando em seu estádio em 2024.
Com duas vitórias seguidas em São Januário, contra Cuiabá e Bahia, o Vasco pulou para a nona colocação do Campeonato Brasileiro e se colocou de vez na briga por uma vaga na Libertadores. Mais uma vez, o time contou com o apoio da torcida e fez valer o mando de campo.
A força de São Januário para o time comandado por Rafael Paiva se reflete na seguinte estatística: o Vasco é o clube da Série A que menos perdeu jogando em seu estádio na temporada inteira. Sofreu apenas uma derrota: 4 a 0 para o Criciúma, na quarta rodada.
Na liderança do ranking, o Vasco está empatado com o Palmeiras, que também sofreu apenas uma derrota no Allianz Parque em 2024: 2 a 0 para o Vitória, na 20ª rodada. O levantamento é do Espião Estatístico.
– Jogar em casa faz muita diferença – resumiu Rafael Paiva, técnico do Vasco, depois de vencer o Bahia.
“A gente teve um setembro muito difícil, nenhum jogo no Rio. Adversários difíceis, alguns da parte de cima. A gente sofreu bastante. Em casa faz toda diferença, a torcida empurra demais, ambiente é outro”, completou.
Na atual temporada, o Vasco tem outras duas derrotas como mandante, mas em jogos que não foram disputados em São Januário: o 6 a 1 no clássico contra o Flamengo no Maracanã (7ª rodada) e o 1 a 0 para o Palmeiras no Mané Garrincha (27ª rodada).
Com 43 pontos na tabela do Brasileirão, o Vasco no momento está a oito de distância da zona de classificação para a Libertadores, mas a apenas três pontos do Bahia, que é o sétimo. Mas ainda existe a possibilidade do G-6 virar G-7, G-8 ou até G-9.
Veja quantas derrotas os clubes da Série A tem em seus estádios em 2024
- 1 derrota – Vasco (São Januário) e Palmeiras (Allianz Parque)
- 2 derrotas – Internacional (Beira-Rio)
- 3 derrotas – Cruzeiro (Mineirão), Fortaleza (Castelão) e Grêmio (Arena do Grêmio)
- 4 derrotas – Atlético-MG (Arena MRV), Botafogo (Nilton Santos), Flamengo (Maracanã) e Juventude (Alfredo Jaconi)
- 5 derrotas – Bahia (Fonte Nova), Corinthians (Neo Química Arena), São Paulo (Morumbis)
- 6 derrotas – Fluminense (Maracanã)
- 7 derrotas – Atlético-GO (Antônio Accioly)
- 8 derrotas – Athletico (Ligga Arena)
- 9 derrotas – Cuiabá (Arena Pantanal)
Fonte: Globo Esporte