Queda de desempenho do Vasco escancara mau investimento na 2ª janela

Com a segunda pior defesa do Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama vê a vaga na próxima Libertadores cada vez mais distante.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá (Foto: André Durão/ge)

O Vasco viveu bom momento na temporada e chegou a sonhar com vaga na Libertadores do ano que vem, mas a queda de rendimento nos últimos dois meses afastou o time do objetivo. O mau desempenho defensivo é um dos pontos que ajudam a explicar o momento.

A defesa vascaína é a segunda pior do Campeonato Brasileiro, com 55 gols sofridos em 36 jogos. Só nas últimas seis rodadas, o Vasco tomou 14 gols. No sábado, foi vazado duas vezes no empate por 2 a 2 com o Atlético-GO. Os números refletem os erros do clube na janela do meio do ano.

Prioridade da diretoria, o tão sonhado zagueiro não foi contratado. Em aproximadamente dois meses, o Vasco fechou com seis reforços, todos do meio de campo para a frente. Único que poderia reforçar o setor de marcação, o volante Souza pouco foi utilizado e foi mal quando entrou.

O time sofreu gols em 15 dos 17 jogos disputados no returno até o momento. Só passou ileso nas vitórias sobre Fluminense (2 a 0) e Vitória (1 a 0). Ainda vai enfrentar Atlético-MG (casa) e Cuiabá (fora) no encerramento do campeonato.

Foram apenas duas vitórias nos últimos 10 jogos, além de cinco derrotas e três empates. Há cinco rodadas sem saber o que é vencer e com apenas um ponto conquistado neste período, o Vasco paga caro pelo mau investimento. Além da fragilidade defensiva, o ataque também não tem produzido.

Sem reforço para a zaga, o Vasco tem escalado João Victor e Léo como dupla titular, com Maicon como terceira opção. Lyncon, que se recupera de lesão, e Luiz Gustavo – ambos da base – são outras alternativas no elenco. Luiz atua pelo lado esquerdo e pode ser testado pelo treinador interino Felipe nas duas últimas rodadas do Brasileiro.

Busca por zagueiro continua

O clube coloca a contratação de um zagueiro como prioridade também para a temporada de 2025. O ge ouviu que é provável que o Vasco volte a procurar atletas que foram alvos na segunda janela. Lucas Oliveira, que pertence ao Cruzeiro e está emprestado ao Kyoto Sanga, do Japão, é um dos nomes avaliados.

Vários nomes foram procurados pelo Vasco em julho. Maurício Lemos (Atlético-MG), Rafael Tolói (Atalanta), Adryelson (à época no Lyon), Yerry Mina (Cagliari) e Luan Peres (então no Fenerbahçe). O clube chegou a fechar a contratação de Ian Glavinovich, do Newell’s Old Boys, mas atraso no envio da documentação impediu o negócio com o time argentino.

O Vasco trabalha com uma lista de nomes que interessam à diretoria e iniciou contatos no mercado. O clube levanta dados sobre jogadores para depois abrir negociações com aqueles que se encaixarem no perfil técnico e financeiro.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco x Atlético-GO em São Januário
Vasco não tem mais risco de rebaixamento e briga por Sul-Americana

Os resultados da 36ª rodada afastou o mínimo risco de rebaixamento que o Vasco da Gama ainda tinha no Brasileiro.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Alex Teixeira comemorando gol contra o Atlético-GO
Alex Teixeira é eleito craque do jogo contra o Atlético-GO

O meia Alex Teixeira fez gol e deu assistência para Maxime Dominguez na partida contra o Atlético-GO.

Evangelos Marinakis
Evangelos Marinakis confirma negociação para comprar clube brasileiro

Magnata grego dono de clubes como o Nottingham Forest, Evangelos Marinakis já foi cogitado como possível investidor do Vasco da Gama.