Puma Rodríguez mostra boa adaptação ao Brasil e pretende estudar português

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, deu sua primeira assistência no clássico contra o Botafogo.

Puma Rodríguez comemora gol do Vasco
Puma Rodríguez comemorando gol do Vasco contra o Botafogo pelo Carioca 2023 (Foto: André Durão/ GE)

Um dos destaques do Vasco neste início de temporada, Puma Rodríguez sente-se cada vez mais em casa no clube. A atuação na vitória sobre o Botafogo, na última quinta-feira, lhe rendeu uma das melhores notas do time, muito em função da primeira assistência com a camisa vascaína.

– Muito feliz pela minha primeira assistência no Vasco e com toda aquela gente torcendo por nós – disse Pumita ao ge após o clássico.

Aos 10 minutos do segundo tempo, Pumita avançou pela direita e cruzou para a área do Botafogo, onde encontrou Alex Teixeira para cabecear e abrir o placar. Foi a primeira participação do lateral uruguaio em um gol do Vasco após ser titular seis jogos no Campeonato Carioca.

O jogador ficou perto do gol algumas vezes neste início de temporada. Em campo ele tem se mostrado um lateral com bastante repertório ofensivo: é agudo, tem boa chegada à linha de fundo e finaliza bem com as duas pernas.

O mais importante é que não deixa a desejar na cobertura defensiva. Contra o Botafogo, por exemplo, Pumita foi o jogador com mais desarmes no Maracanã. É também disciplinado: cometeu sete faltas em seis partidas e ainda não recebeu nenhum cartão.

O estilo de Barbieri, que quer “um time que busque sempre o gol” e utiliza bastante as laterais do campo, facilita o jogo de Pumita Rodríguez, que forma dupla ousada com Gabriel Pec na direta.

Bem adaptado

A rápida adaptação ao Vasco ajuda a explicar os bons números de Pumita. O uruguaio tem boa relação com o grupo e interage bem com todos no dia a dia de trabalho no CT Moacyr Barbosa. Situação oposta, por exemplo, de outro sul-americano no elenco. O argentino Orellano, que está lesionado, teve a timidez revelada por Mauricio Barbieri em coletiva após o clássico.

Além da interação com os companheiros de time, a curiosidade de Pumita pela cultura local e história do Vasco é outro ponto que pesa a favor do lateral-direito. O uruguaio pretende começar aulas de português nos próximos dias para facilitar o entendimento nos treinos e fora do clube.

Além disso, quatro dias após ser anunciado como reforço, ele fez uma homenagem a Roberto Dinamite, maior ídolo da história do clube e que faleceu no dia 8 de janeiro. Ato que pegou bem dentro do clube e entre os torcedores. Pumita está focado em se destacar no Vasco.

Na próxima quinta-feira, o lateral fará sua estreia em uma competição nacional pelo Vasco. O time enfrenta o Trem-AP, no Mané Garrincha, pela primeira fase da Copa do Brasil.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Puma
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.