Puma, Diniz e Robert Renan: veja os bastidores dos pênaltis do Vasco no clássico

O Vasco da Gama se classifica nos pênaltis diante do Botafogo e bastidores chamam a atenção, com Diniz, Puma e Robert Renan; confira.

Festa dos jogadores do Vasco após a classificaçaõ na Copa do Brasil (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Uma decisão por pênaltis é sempre repleta de tensão. Na noite desta quinta, no Nilton Santos, não foi diferente. Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, o Vasco levou a melhor nas penalidades por 5 a 3 e eliminou o Botafogo. O time de São Januário está classificado para semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense. Saiba como foi o clima nos bastidores entre os jogadores do Vasco na disputa de pênaltis.

Intuição e discurso de Diniz na rodinha

Quando o jogo acabou, todos os jogadores do Vasco se reuniram dentro de campo para decidir a ordem dos batedores. Nesse momento, ao melhor estilo Fernando Diniz, o técnico se posicionou no centro da roda e fez um discursivo efusivo para os jogadores, que escutavam atentamente. O treinador frisou que “coragem é para quem bate, não para quem faz gol”. Na entrevista coletiva pós-jogo, Diniz revelou parte do que falou ao seu time:

– Na hora das cobranças, todo mundo tinha treinado. Eu tinha uma lista do primeiro ao 23º. Alguns tinham saído, eu fui escalando assim: os acostumados a bater, batem melhor, Vegetti, Rayan, se o Coutinho estivesse iria bater… Eles falaram que estavam bem para bater e fui colocando. E o Robert Renan foi o único que não tinha falado. Mas ele estava pronto para bater.

“Eu já tinha quatro, falei: “Robert, você bate o quinto”. E ele: “Está certo”. Foi meio intuitivo, não foi algo que pensei muito.”

– Ele merecia esse prêmio, porque certamente sofreu muito no Inter. Acho que se fosse pensar, seria a melhor pessoa para bater o quinto pênalti, embora tenha sido uma coisa muito mais intuitiva do que pensada

Robert Renan carregava o peso de ter perdido um pênalti de cavadinha pelo Internacional que resultou em eliminação para o Juventude no Gauchão de 2024. Agora pelo Vasco, o zagueiro bateu o pênalti que garantiu a classificação para a semifinal da Copa do Brasil e conseguiu sua redenção. Após o jogo, Robert confessou que, antes da cobrança, passou pela sua cabeça o errou no Colorado e afirmou que está feliz por ter dado a volta por cima.

Piada de Puma para Robert Renan

No momento em que Robert Renan se dirigia para fazer a cobrança do último pênalti, Puma Rodríguez falou para o zagueiro: “Cava, cava, cava”. O camisa 30, no entanto, não chegou a escutar. Bateu forte cruzado e garantiu a vaga na semifinal da Copa do Brasil.

Confiança do grupo em Léo Jardim

Antes das cobranças, todos os jogadores confiavam muito em Léo Jardim. Desde que chegou ao clube em janeiro de 2023, o goleiro esteve em seis disputa de pênaltis. Todas pela Copa do Brasil. Das seis, venceu cinco. A defesa na cobrança de Alex Telles foi a sétima em decisão por penalidades pelo Vasco. Puma comentou que o grupo estava confiante em Léo Jardim:

– A gente sabe que um pênalti ele pega. A gente falou que tinha que fazer tudo porque um ele iria pegar e foi assim que aconteceu.

Estudo e jogo mental de Léo Jardim

Alex Telles já tinha feito um gol de pênalti durante o tempo o normal. O próprio Léo Jardim cometeu a falta que resultou em penalidade. O jogador do Botafogo cobrou rasteiro no canto esquerdo e marcou. Léo se esticou todo e quase pegou. Na disputa, bateu da mesma forma, mas o goleiro defendeu. Léo Jardim explicou a estratégia que utilizou na decisão:

– É, então, aí que entra a intuição, o estudo. A gente nunca sabe o que passa na cabeça do batedor porque ele poderia, como ele já tinha batido um, mudar o canto, ou bater no mesmo. Então a gente tem que tentar induzir de alguma forma, tentar fazer alguma leitura e acreditar naquilo que a gente define junto com a preparação de goleiros, com o professor Leandro e o professor Frank. Então é muito a intuição, o estudo que a gente faz ali e é um jogo mental do goleiro com o batedor.

Léo Jardim fez a defesa na primeira cobrança e todos os jogadores do Vasco converteram seus pênaltis. Depois de Robert Renan marcar o gol na quinta batida, todos os jogadores e comissão técnica correram para comemorar a classificação com a torcida atrás do gol. A semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense será disputada nos dias 10 e 14 de dezembro.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Carlos Cuesta pode estrear pelo Vasco contra o Ceará

Sem Hugo Moura, o zagueiro Carlos Cuesta pode fazer sua estreia com a camisa do Vasco neste domingo, contra o Ceará.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco para enfrentar o Ceará

Fernando Diniz tem desfalques por suspensão e lesão e terá que realizar mudanças no time do Vasco contra o Ceará.

Lucas Piton não tem lesão constatada em exames

O lateral Lucas Piton foi substituído contra o Botafogo, após sentiu dores musculares, mas exames não aponta lesão.

Vasco recusa proposta de clube europeu por Cauan Barros; veja valores

Titular do Vasco da Gama após retorno de empréstimo junto ao América-MG, Cauan Barros recebe oferta do futebol europeu; Clube carioca recusa.

Coutinho projeta semifinal da Copa do Brasil e sonha com título

Destaque do Vasco da Gama na atual temporada, Philippe Coutinho projeta semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense e sonha com taça.

Apresentadora da Band elogia maturidade de Robert Renan

Torcedora declarada do Internacional, Renata Fan, apresentadora da Band, elogia maturidade de Robert Renan e cita passado.

Veja quanto Léo Jardim já garantiu ao Vasco após ser decisivo contra o Botafogo

Destaque do Vasco da Gama em mais um mata-mata, Léo Jardim já rendeu uma bolada milionária ao Clube; veja os valores.

Amigo revela que vascaíno morto em briga de torcidas não ia ao clássico

Morto durante confronto de torcida organizada, o torcedor do Vasco da Gama, Rodrigo José Santana não ia ao estádio.

Léo Jardim é eleito o ‘Craque Betano’ de Botafogo 1 x 1 Vasco

Destaque na classificação do Vasco da Gama diante do Botafogo, Léo Jardim recebe o prêmio ‘Craque Betano’ após o duelo.

Menino Gui comemora classificação no vestiário do Vasco

Torcedor mirim do Vasco da Gama, Guilherme Gandra, o menino Gui, comemora classificação na Copa do Brasil direto do vestiário.