Promotora afirma “a intenção não é perseguir o Vasco”

Segundo a promotora Clisânger Gonçalves Luzes, a ideia é que a ação contra o Vasco sirva de exemplo para os demais clubes se adequarem nos termos exigidos pelo MP.

Após um ano e meio de investigações, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) conseguiu que o Vasco fosse indiciado pelo Tribunal de Justiça (TJ) pelas inadequações nas instalações das categorias de base. A juíza Ivone Ferreira Caetano, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, analisou o processo e aceitou o pedido do MP para que o time cumpra dez exigências para melhorar as condições de trabalho dos jogadores. O clube terá cinco dias para se adequar. A partir do sexto dia terá que pagar multa diária que varia entre R$ 10 mil e 20 mil.

Entre os pedidos de adequações são exigidos exames médicos em todos os atletas da base e de peneiras (testes dos jogadores); interdição do refeitório em São Januário; troca do ônibus que transporta os jogadores, e o principal: interdição do CT de Itaguaí. A decisão de pedir uma liminar veio após a morte do garoto Wendel Venâncio da Silva, de 14 anos, que morreu durante uma peneira no dia 9 de fevereiro de 2012.

Segundo a promotora Clisânger Gonçalves Luzes, a ideia é que a ação contra o Vasco sirva de exemplo para os demais clubes se adequarem nos termos exigidos pelo MP.

– A intenção não é perseguir o Vasco. É mudar a pedagogia imposta. Infelizmente, depois de várias negociações com o clube, eles não tiveram a consciência da necessidade de mudar o que foi pedido. A morte do garoto Wendel foi uma ilustração da inadequação que já ocorre no clube há alguns anos – disse.

A partir de agora, o MP vai atuar de forma mais intensa em relação aos demais times do Rio, principalmente no Flamengo, Fluminense e Botafogo.

extra online

Comente

Veja também
Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.

Vasco x Atlético-MG na Arena MRV
CBF define árbitro do 2º jogo entre Vasco e Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil

Vasco e Atlético-MG se enfrentam no dia 19, às 18h30min, em São Januário, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Banda Living Colour ganha camisas do Vasco
Membros da banda Living Colour ganham camisas do Vasco

Conhecida por romper barreiras no rock and roll e ter todos os integrantes negros, a banda Living Colour ganha camisa do Vasco da Gama.