Promessa do Vasco, Phillipe Gabriel fala da inspiração no pai ex-Fluminense

Destaque nas categorias de base do Vasco da Gama, Phillipe Gabriel cita influência do seu pai Luiz Alberto, ex-jogador do Fluminense.

Philipe Gabriel, goleiro do Vasco
Philipe Gabriel, goleiro do Vasco (Fotos: Vinicius Gentil./Vasco)

Destaque das categorias de base do Vasco e em processo de transição para a equipe profissional, o goleiro Phillipe Gabriel concedeu uma entrevista exclusiva ao Lance!. Durante a conversa, o atleta comentou como é a relação com o pai, Luiz Alberto, que é ex-jogador do Fluminense e foi campeão da Copa do Brasil de 2007 com o clube carioca.

– Tive contato muito cedo com o esporte e acabei entrando nesse caminho por ele (Luiz Alberto). Todo treino, quando eu podia ir, eu acabava indo com ele e fui gostando do futebol – disse Phillipe.

Com 1,96 m de altura, o jogador comentou sobre a escolha de ser goleiro, apesar do pai, Luiz Alberto, ter sido zagueiro. Mesmo assim, ele sempre apoiou o filho e chegou a comprar sua primeira luva.

– Sempre fui goleiro e meu pai sempre me apoiou. Quando eu falei que queria ser goleiro ele foi lá e comprou a minha primeira luva, sempre me incentivou e isso me ajudou muito também. Você ter um apoio assim dentro de casa é fundamental para uma carreira de um atleta.

Veja a entrevista completa do goleiro Phillipe Gabriel, do Vasco

Sobre a cobrança do pai, Phillipe afirmou que Luiz, apesar de não poupar conselhos, sempre deu confiança e tranquilidade para o filho jogar.

– Ele sempre me deixou muito tranquilo e muita a vontade para jogar. Sempre dando dicas, mas nada de cobrança assim muito severa. Ele me passava mais visão de tática: Porque no começo ele não entendia tanto da posição, agora ele entende um pouco mais. Hoje em dia a gente até comenta sobre o bastante gols que acontecem no Brasileiro, defesa de Champions – revelou o jogador.

Capitão da equipe Sub-20, Phillipe também afirmou que muito da postura de liderança que ele tem passa pelas dicas do pai.

– Mas antes (de entender mais sobre goleiros) ele só passava mais visão tática e de postura. Como se portar dentro de campo, passar uma boa imagem. Isso eu aprendi muito com ele. Ele sempre foi o líder de campo, em alguns clubes ele chegou a ser capitão. Sou muito grato também a ele, por ter me passado essa experiência antes.

Ao ser questionado se a casa ficaria dividida entre Vasco e Fluminense — clube onde o pai atuou — na semifinal da Copa do Brasil, Phillipe revelou que conta com reforços cruzmaltinos em casa.

– Minha mãe e minha avó são vascaínas e eu acabei vindo pro Vasco por conta delas. Eu também cresci no meio do Vasco. Meu pai é bem tranquilo, como ele jogou em muitos clubes também no Brasil, ele acaba não tendo um clube de coração e gosta mais do esporte.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Fluminense
Comente

Veja também
Piton vibra com fim do jejum de Vegetti no Vasco

Após um período sem marcar, Vegetti anota dois gols para o Vasco da Gama contra o Bragantino e Lucas Piton comemora.

Vasco vê chances de Libertadores aumentar após 4ª vitória seguida

O Vasco da Gama aumentou as chances de classificação para a Libertadores em 2026, após a vitória diante do Bragantino.

Reforma em São Januário faz Vasco avaliar estádios no Rio e fora; veja opções

Com a reforma de São Januário programada para 2026, Vasco da Gama busca alternativas para mandar os seus jogos.

Colombianos se encantam com atuação de Andrés Gómez; veja

Após boa atuação de Andrés Gómez, colombianos agitam as redes sociais e pedem jogador do Vasco da Gama na seleção.

Andrés Gómez coleciona boas atuações no Vasco e cai nas graças da torcida

Titular do Vasco da Gama nos últimos três jogos, Andrés Gómez se destaca com boa atuação contra o Bragantino.

Fim da seca! Vegetti renasce no Vasco e mira topo da artilharia do Brasileiro

Após encerrar jejum contra o Bragantino, Vegetti dá a volta por cima no Vasco da Gama e já mira artilharia do Brasileiro.

Velocidade máxima! Andrés Gómez inferniza defesa do Bragantino; veja lances

Atacante colombiano do Vasco da Gama, Andrés Gómez teve mais uma boa atuação na campanha de recuperação do Cruzmaltino no Brasileiro.

Admar Lopes teve papel decisivo na contratação de Andrés Gómez

Andrés Gómez estava escanteado futebol francês e foi uma aposta do diretor de futebol do Vasco da Gama, Admar Lopes.

Gols contra o Bragantino recolocam Vegetti na briga pela artilharia do Brasileiro

Centroavante argentino que não marcava há oito jogos, Vegetti anotou logo dois contra o Bragantino e chegou aos 14 gols no Brasileiro.

Do drama ao protagonismo: veja números da arrancada do Vasco no Brasileiro

Vasco da Gama chegou a sexta vitória em sete jogos no Campeonato Brasileiro e entrou de vez na briga por vaga na Libertadores.