Promessa do Vasco, JP tem mesma consultoria tática de Bruno Guimarães

Meia de 18 anos revelado no Vasco da Gama, JP faz um acompanhamento físico e tático fora do Clube.

JP estreia pelo profissional do Vasco
JP estreia pelo profissional do Vasco

JP estreou no profissional do Vasco no dia 14 de abril, ao entrar no segundo tempo da vitória sobre o Grêmio, na estreia do Brasileirão. Foram 26 minutos no campo de São Januário: o início do sonho do meio-campista de 18 anos, que trabalha dentro e fora do clube para evoluir.

Para isso, o jogador contratou a mesma consultoria tática de Bruno Guimarães, volante do Newcastle e da seleção brasileira. O intuito é fortalecer as partes mental, tática e técnica.

– O trabalho é focado em identificar os comportamentos técnicos e táticos que ele pode evoluir para melhorar sua performance. Detalhes como perfilamento/posição corporal para fazer um domínio, identificação dos espaços que ele pode ocupar em campo, melhor escolha de dominar a bola de forma que tenha mais vantagens são apresentados em chamadas de vídeo semanais. Os analistas discutem ideias com o JP até chegar num denominador comum – explicou a Performa Sports.

– Além disso há uma apresentação das informações das características dos jogadores que o JP irá enfrentar no seu setor na próxima partida, para que ele entre em campo mais preparado sabendo os detalhes de seus adversários – acrescentou a empresa que acompanha JP.

O trabalho é individualizado e muda de acordo com o contexto. Quando JP estava na base, por exemplo, a abordagem era específica para aquele momento e para o modelo de jogo do treinador. Agora no profissional, as análises foram contextualizadas para que ele possa evoluir dentro do que é pedido para sua posição no atual estilo de jogo.

O garoto foi um dos personagens da base vascaína na temporada passada, e o sucesso no Rio de Janeiro tem o dedo do pai, Murilo Morais. Quando JP ainda jogava na base do Goiás, o pai passou a filmá-lo nos jogos, o que abriu as portas para oportunidades maiores. O scout Luiz Bastos, neto de Garrincha, viu os vídeos e chamou o menino para um período de testes no Vasco.

Murilo se mudou para o Rio com o filho, deixando a outra filha e a esposa cuidando dos negócios da família em Goiânia, e fornece todo o suporte para que JP consiga se estabelecer no profissional do Vasco. O garoto tem acompanhamento nutricional, físico e de recuperação fora do clube, com o cuidado de não sobrecarregar o atleta. Ele também faz aulas de inglês.

A equipe de JP, além da consultoria tática, inclui personal e massagista particulares, academia em casa e nutrólogo para orientar a alimentação fora do Vasco – o profissional é o mesmo que atende a atletas da seleção brasileira. O investimento tem trazido resultados para o meia, como ganho significativo de massa muscular e diminuição do índice de gordura no corpo.

O volante foi chamado pelo ex-técnico Ramón Díaz ainda em janeiro para integrar o elenco profissional em pré-temporada no Uruguai. Na ocasião, JP deixou o sub-20, que disputaria a Copinha, para se juntar ao time principal. Depois, voltou à base para disputar a Copa Rio e, desde o início do Brasileirão, está no CT Moacyr Barbosa. O jovem foi relacionado para quatro dos cinco jogos do Vasco na competição e também para a partida contra o Fortaleza, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Sair da versão mobile