Projeto de lei para reformar São Januário está pronto e aguarda por Eduardo Paes

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pretende colocar para votar junto com o projeto das Laranjeiras para 'diminuir o teor clubista'.

Setor Social de São Januário
Setor Social de São Januário (Foto: Matheus Lima/ Vasco)

A cada jogo em São Januário, o Vasco tem ainda mais certeza de que precisa ampliar e modernizar o estádio. O Cruz-Maltino tem um projeto para isso acontecer, mas depende da Prefeitura do Rio para o mesmo sair do papel. O prefeito Eduardo Paes tem em mãos o texto já finalizado da lei específica que dá ao clube a possibilidade de transferir o potencial construtivo de São Januário.

Dessa forma, o Vasco teria condições de realizar as obras de modernização e ampliação de São Januário, que passaria a ter 43 mil lugares. O clube já possui um acordo com uma empresa para transferir o potencial construtivo do estádio para um terreno na Barra da Tijuca. Os recursos obtidos com essa venda, cerca de R$ 500 milhões, serão usados exclusivamente na reforma de São Januário.

Essa é a premissa principal do projeto de lei que já está pronto, mas para entrar em vigor é preciso ser aprovado na Câmara Municipal. Para entrar em votação, é necessário que o texto seja encaminhado pelo prefeito Eduardo Paes, o que ainda não aconteceu. O desejo de Paes era ter apresentado o projeto de São Januário junto com o do Parque Olímpico. No entanto, as negociações com a Caixa Econômica Federal travaram por conta das mudanças que estão para acontecer na presidência do banco estatal.

Sem acordo pelo Parque Olímpico, Eduardo Paes prometeu que iria encaminhar o projeto de São Januário para a Câmara de Vereadores no final do mês passado, porém ainda não o fez. A explicação pode ter relação com o Fluminense.

Laranjeiras

O Lance! apurou que o Fluminense está em negociações com a Prefeitura do Rio para reformar Laranjeiras através do potencial construtivo do estádio. As conversas estão em estágio inicial, mas seguiria os moldes do apresentado pelo Vasco em relação a São Januário. o Tricolor já possui um projeto de revitalização da sua sede. Desde maio, o clube tem como vice-presidente de projetos especiais, Ricardo Tenório, que voltou ao Fluminense depois de nove anos para tratar exclusivamente sobre assuntos relacionados ao CT Carlos Castilho e Laranjeiras.

De acordo com pessoas ouvidas pela reportagem, a votação dos dois projetos de lei ao mesmo tempo na Câmara Municipal, diminuiria o teor clubista da discussão e facilitaria uma aprovação. Vale destacar que o prefeito Eduardo Paes é vascaíno declarado.

Eleição preocupa?

O Vasco terá um novo presidente a partir de 2024 e ele será o responsável pelas obras de ampliação e modernização de São Januário, caso o projeto de lei seja aprovado. A eleição vai acontecer no dia 11 ou 12 de novembro e a maioria dos candidatos são contrários ao atual mandatário do clube, Jorge Salgado, que tem ótima relação com a Prefeitura do Rio. No entanto, não há temor por parte do prefeito Eduardo Paes, caso o novo presidente não esteja alinhado com a possibilidade de transferência do potencial construtivo do estádio.

O que é potencial construtivo?

Esse instrumento existe e consta no Estatuto da Cidade, como é denominada a lei 10.257, de 10 de julho de 2001. Essa legislação regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, que estabeleceu diretrizes gerais da política urbana.

A partir dessa lei é que se faz projetos específicos para cada situação envolvendo o potencial construtivo, baseado no Plano Diretor (lei municipal) que define o crescimento e o desenvolvimento urbano.

Fonte: Lance!

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Léo Jardim está na lista dos 100 melhores goleiros do mundo do CIES Football Observatory

Ranking do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte tem Léo Jardim entre os melhores goleiros do mundo.

Vegetti tem bom início de temporada e supera números de 2024

Destaque do Vasco da Gama na temporada, Vegetti tem bons números e supera marca do mesmo período no ano passado.

Hugo Moura vira peça-chave para Carille no Vasco

O volante Hugo Moura é o atleta que mais atuou na temporada do Vasco e é um dos líderes de assistências do time.

Vasco aguarda proposta por Rayan, mas deve anunciar renovação em breve

O novo contrato com o atacante Rayan com o Vasco da Gama será válido até o fim de 2026, mas o Clube espera vendê-lo.

Jornais estrangeiros repercutem denúncia de ex-amante de Payet

A advogada Larissa Ferrari alegou ter sido vítima de agressão física e psicológica de Payet, meia do Vasco da Gama.

De Lucca deixa o Vasco e acerta com o Cuiabá

Sem oportunidades no Vasco da Gama, o volante De Lucca está de malas prontas para se transferir para o Cuiabá.

Rivellino vê Vasco como candidato ao rebaixamento e faz alerta

Ex-craque da Seleção Brasileira, Rivellino não acredita que o Vasco da Gama possa fazer uma grande campanha no Brasileiro.

Adversários pelo Brasileiro, Vasco e Sport tem ídolos em comum

Vasco da Gama e Sport Recife tem jogadores históricos que vestiram a camisa dos Clubes ao longo da história.

Rayan completa 50 jogos pelo Vasco e recebe homenagem

Revelação da base do Vasco da Gama, o atacante Rayan celebrou a marca alcançada com a camisa do Cruzmaltino.

Vasco não perde para o Sport em São Januário desde 2012

Vasco da Gama e Sport se enfrentaram cinco vezes no período. O histórico mostra ampla vantagem para a equipe Cruzmaltina.

Sair da versão mobile