Professor fala sobre palestra antirracista no CT do Almirante e exalta história do Vasco

José Nilton Júnior comemorou a repercussão da palestra concedida aos jogadores do Vasco da Gama antes do treino da última quinta-feira.

Professor fortalecendo a luta contra o racismo, no CT do Vasco
Professor fortalecendo a luta contra o racismo, no CT do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro)

O professor de História, José Nilton Júnior, concedeu entrevista ao UOL para falar sobre sua palestra aos jogadores do Vasco da Gama.

Antes do treino da última quinta-feira (06), o professor esteve no CT do Almirante num bate-papo com jogadores cruzmaltinos sobre racismo.

O objetivo da palestra, segundo o professor, foi fortalecer a luta antirracista e fazer com que os jogadores se posicionem mais sobre o tema.

– Essa era a ideia. Falar para os jogadores que eles percebam o quanto são multiplicadores necessários para engrossar essa causa, dar voz e ampliar, pois não se posicionar já é se posicionar. Existe aquela frase que diz que ‘não basta não ser racista, tem que ser antirracista’. Eles precisam falar, se posicionar, não é negando que vamos resolver. Durante muito tempo o Brasil negou que fosse um país racista. Não dá para ficar negando. Racismo mata e é necessário falar sobre.

José Nilton Júnior também falou da importância dos jogadores cruzmaltinos abraçarem a causa, pois tem tudo a ver com a história do Clube.

– Eu resgatei um pouco da história do Vasco. Falei da Resposta Histórica do Clube que eles estão jogando, a importância da identificação do atleta e a proposta social do Vasco. Como jogadores profissionais, é importante que eles abracem essas causas antirracistas e que se manifestem, pois isso acontece não só no futebol como na sociedade como um todo. Para combatermos é importante que todas as esferas estejam unidas para que possamos transformar nossa sociedade.

Recentemente, o professor foi vítima de racismo. Em uma aula online, Nilton foi chamado de ‘Gorila’ e em um vídeo divulgado nas redes sociais, um ex-aluno sugeriu que o professor ‘voltasse para a selva’.

Após palestra no CT do Almirante, o professor formado em Filosofia e com mestrado em História na UFRJ, recebeu mensagens de carinho de torcedores do Vasco e de outras equipes, nas redes sociais.

– Foi muito legal. No meu Instagram alguns comentaram, repostaram nos stories parabenizando o Vasco pela iniciativa… Independente do clubismo, da torcida, é uma pauta importante de ser discutida, tratada por qualquer clube. Os alunos ficaram muito contentes. Muito legal o reconhecimento do meu trabalho.

No momento da palestra, o professor José Nilton Júnior foi presenteado com uma réplica da Nova Resposta Histórica, documento enviado pelo Vasco, se recusando a disputar a divisão principal do Rio de Janeiro sem seus jogadores negros

Mais sobre:CT do Almirante
Comente

Veja também
Vasco encerra preparação para enfrentar o Corinthians

O Vasco da Gama realizou último treino antes do jogo contra Corinthians nesta sexta-feira, no CT do Palmeiras, em São Paulo.

Vasco e Flamengo fazem acordo e clássico será no Maracanã

O clássico entre Vasco e Flamengo pelo Brasileiro será disputado no Maracanã com divisão de 50/50 entre os torcedores.

Joel Santana analisa empate e mostra preocupação com futuro do Vasco

Ex-técnico do Vasco da Gama, Joel Santana analisa desempenho do time contra o Melgar, faz críticas e fala sobre o futuro.

Vasco tem grande missão em jogo contra Corinthians na Neo Química Arena

O Vasco da Gama enfrenta o Corinthians pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro e tenta quebrar tabu na Neo Química Arena.

Veja como está o trio de reforços estrangeiros do Vasco

Nuno Moreira é o que mais se adaptou ao time do Vasco, Garré ainda não engrenou e Loide não conseguiu ser titular.

Jogo entre Corinthians e Vasco terá operação especial de segurança

O jogo terá operação especial devido à rivalidade entre as torcidas organizadas e confusão no último duelo em Itaquera.

Crias do Corinthians, Adson, João Victor e Piton reforçam laços de amizade no Vasco

Adson, João Victor e Lucas Piton fortaleceram os laços de amizade no Vasco e reencontram o Corinthians neste sábado.

Contratados por Pedrinho em 2024 não emplacam no Vasco; Coutinho é exceção

Pedrinho contratou 6 jogadores no meio do ano passado, mas apenas Philippe Coutinho segue com espaço no Vasco.

Vasco é condenado a plantar quase 200 árvores; veja motivo

O Vasco da Gama não repôs o corte irregular de seis árvores feito na Sede Náutica da Lagoa. , há quase 20 anos.

Vasco treinará nesta sexta-feira no CT do Palmeiras

O elenco do Vasco já está em São Paulo para o jogo contra o Corinthians e treinará no CT do Palmeiras antes do duelo.

Sair da versão mobile