Professor fala sobre palestra antirracista no CT do Almirante e exalta história do Vasco
José Nilton Júnior comemorou a repercussão da palestra concedida aos jogadores do Vasco da Gama antes do treino da última quinta-feira.
O professor de História, José Nilton Júnior, concedeu entrevista ao UOL para falar sobre sua palestra aos jogadores do Vasco da Gama.
Antes do treino da última quinta-feira (06), o professor esteve no CT do Almirante num bate-papo com jogadores cruzmaltinos sobre racismo.
O objetivo da palestra, segundo o professor, foi fortalecer a luta antirracista e fazer com que os jogadores se posicionem mais sobre o tema.
– Essa era a ideia. Falar para os jogadores que eles percebam o quanto são multiplicadores necessários para engrossar essa causa, dar voz e ampliar, pois não se posicionar já é se posicionar. Existe aquela frase que diz que ‘não basta não ser racista, tem que ser antirracista’. Eles precisam falar, se posicionar, não é negando que vamos resolver. Durante muito tempo o Brasil negou que fosse um país racista. Não dá para ficar negando. Racismo mata e é necessário falar sobre.
José Nilton Júnior também falou da importância dos jogadores cruzmaltinos abraçarem a causa, pois tem tudo a ver com a história do Clube.
– Eu resgatei um pouco da história do Vasco. Falei da Resposta Histórica do Clube que eles estão jogando, a importância da identificação do atleta e a proposta social do Vasco. Como jogadores profissionais, é importante que eles abracem essas causas antirracistas e que se manifestem, pois isso acontece não só no futebol como na sociedade como um todo. Para combatermos é importante que todas as esferas estejam unidas para que possamos transformar nossa sociedade.
Recentemente, o professor foi vítima de racismo. Em uma aula online, Nilton foi chamado de ‘Gorila’ e em um vídeo divulgado nas redes sociais, um ex-aluno sugeriu que o professor ‘voltasse para a selva’.
Após palestra no CT do Almirante, o professor formado em Filosofia e com mestrado em História na UFRJ, recebeu mensagens de carinho de torcedores do Vasco e de outras equipes, nas redes sociais.
– Foi muito legal. No meu Instagram alguns comentaram, repostaram nos stories parabenizando o Vasco pela iniciativa… Independente do clubismo, da torcida, é uma pauta importante de ser discutida, tratada por qualquer clube. Os alunos ficaram muito contentes. Muito legal o reconhecimento do meu trabalho.
No momento da palestra, o professor José Nilton Júnior foi presenteado com uma réplica da Nova Resposta Histórica, documento enviado pelo Vasco, se recusando a disputar a divisão principal do Rio de Janeiro sem seus jogadores negros