Processo contra a 777 Partners pode afetar venda da SAF Vasco? Entenda

Fundo inglês Leadenhall disputa batalha judicial com A-Cap na Justiça de Nova York e a decisão pode respingar no futebol do Vasco da Gama.

Evangelos Marinakis
Evangelos Marinakis (Foto: Getty Images)

A revelação de que o magnata grego Evangelos Marinakis é um dos interessados na compra da SAF do Vasco movimentou os bastidores do clube. Mas qualquer negociação, inclusive de outros interessados passa por uma situação complexa envolvendo a fragmentação das ações entre o clube e a seguradora A-Cap, bem como os problemas que a mesma enfrenta na Justiça de Nova York. Um deles, um processo de natureza restritiva por parte do fundo inglês Leadenhall.

Os ingleses foram uma das empresas que cederam linhas de crédito à 777 Partners antes da crise financeira em que a empresa entrou, levando à entrada da seguradora A-Cap como controladora dos ativos. Na busca pelo recebimento dos valores “emprestados” aos americanos, a Leadenhall entrou com processo acusando a 777 de fraude financeira, uma disputa que é respondida hoje pela A-Cap.

O processo começou a mexer com o Vasco (e os outros clubes do portfólio da 777/A-Cap) assim que avançou ao ponto de a Leadenhall obter liminar que limita a A-Cap de se desfazer de ativos financeiros sem sua anuência. Vale lembrar que a A-Cap tem 31% das ações da SAF vascaína e disputa outros 39% com o Vasco em um processo de arbitragem no Brasil. Outros clubes no portfólio da empresa são Genoa (Itália), Sevilla (Espanha, minoritários), Red Star (França), Melbourne Victory (Austrália) e Hertha Berlin (Alemanha).

Inicialmente, a decisão não citava a Nutmeg Acquisitions LLC, subsidiária da 777/A-Cap na gestão de clubes de futebol. Todavia, no início de outubro, a Leadenhall pediu na Justiça informações sobre dois negócios esportivos dos americanos: o Standard Liège, que foi colocado à venda, e os empréstimos feitos durante a tentativa de compra do Everton, que totalizam cerca de 200 milhões de libras (1,46 bilhão de reais) e devem ser pagos pelo Friedkin Group, novo proprietário do clube inglês.

Segundo a Leadenhall, havia preocupação com a possível movimentação de ativos. A resposta veio no dia 30, quando a A-Cap teria se comprometido a explicar o negócio com o Everton sob um acordo de confidencialidade. O fundo inglês também poderia analisar os termos antes de qualquer acordo sobre os empréstimos.

Até aqui, não houve qualquer veto público da Leadenhall aos negócios esportivos do grupo. A própria A-Cap cobrou da corte nova iorquina uma “condução jurídica” no caso Everton. Nos últimos documentos do processo que se tornaram públicos, ingleses e americanos tentam chegar a um acordo quanto à forma com que esse processo de verificação da Leadenhall seria feito. Por enquanto, não há acerto conhecido entre as duas partes sobre um acordo de confidencialidade.

O corpo jurídico do Vasco acompanha o caso e entende a complexidade, mas, no momento, não há temor em relação aos ingleses.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Santos

No confronto entre Vasco da Gama x Santos, pelo Campeonato Brasileiro 2025, o Gigante da Colina ficou com um lucro de mais de R$ 500 mil na partida; veja valores.

Marquinhos revela seu grande sonho pelo Vasco antes de encerrar carreira

Aos 40 anos, Marquinhos, ala-pivô do Vasco da Gama, anunciou que vai se aposentar após final da temporada do NBB.

Renato Maurício Prado é contra clássico em São Januário e detona Pedrinho

O jornalista é contra a decisão de Pedrinho de mandar jogo do Vasco da Gama contra o Flamengo para São Januário.

Veja onde estão jogadores da última estreia do Vasco na Sul-Americana

O Vasco da Gama fez sua estreia na Sul-Americana de 2020 contra o Oriente Petrolero, da Bolívia, em São Januário.

Vasco ganha ‘reforços’ e vê contratados crescendo antes da Sul-Americana

O Vasco conta com retornos de jogadores e trio de reforços engatando no time antes da estreia na Sul-Americana.

Vasco disputará a Sul-Americana pela 8ª vez; relembre a última participação

O Vasco da Gama chegou nas oitavas de final da Sul-Americana, onde acabou sendo eliminado pelo Defensa y Justicia.

Decisivo! veja todas as vezes que Vegetti decidiu para o Vasco com a cabeça

Aos 36 anos, Vegetti brilhou diante do Santos e chegou a sua 12ª vitória com a camisa do Vasco da Gama fazendo gol de cabeça.

Alegria e muita comemoração marcam bastidores de Vasco 2 x 1 Santos; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Santos em São Januário pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco inscreve 50 jogadores na Sul-Americana; veja lista

Vários atletas da base do Vasco da Gama foram inscritos na Copa Sul-Americana, e ficarão à disposição de Fábio Carille.

Tchê Tchê revela expectativa para a estreia do Vasco na Sul-Americana

Tchê Tchê afirmou que será um duelo difícil, mas que o time do Vasco da Gama está preparado para enfrentar o Melgar.