História do primeiro Vasco e Corinthians é desconhecida

No dia 14 de março de 1926, surgia um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Através de um amistoso, Vasco e Corinthians ficavam frente a frente pela primeira vez.

No dia 14 de março de 1926, surgia um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Através de um amistoso, Vasco e Corinthians ficavam frente a frente pela primeira vez. O local foi o Estádio da Rua Paissandu, e o Gigante da Colina venceu com gols de Dininho e Torterolli, com Apparício descontando para os paulistas. Passados 86 anos, não há mais grama, arquibancada e muito menos lembranças, na terreno onde agora situam-se prédios residenciais.

A rua, que deu nome ao campo, fica situada no bairro de Laranjeiras (Zona Sul do Rio de Janeiro), de frente para o Palácio da Guanabara, esquina com a Rua Pinheiro Machado, e a cerca de 100 metros do Fluminense Football Club. Os moradores que lá estão, mesmo os mais antigos, desconhecem o fato histórico, e são poucos os que sabem que ali já foi palco de grandes equipes.

– Não sei de nada de Vasco. Aqui só se fala de Fluminense – diz o porteiro de um dos prédios vizinhos ao Tricolor carioca.

– Essa História do Vasco e do Corinthians eu não sabia. Já ouvi falar do campo que ficava aqui e que o Flamengo mandava seus jogos – diz o jornaleiro, citando o capítulo mais famoso.

De fato, o Estádio da Rua Paissandu pertencia ao Paysandu Athletic Club. Porém, com o fim da prática do futebol, a família Guinle, que tinha a propriedade do terreno, o alugou ao Flamengo. O Rubro-Negro acabou por sediar seus jogos oficiais de 1915 a 1932, fato que fez com que o campo fosse considerado a “primeira casa” do hoje clube da Gávea.

O Vasco, por sua vez, antes de São Januário (inaugurado em 1927), pouco fez uso do local, e preferia utilizar o campo do Andaraí, que depois passaria a pertencer ao América.

Durante o período de cerca de uma hora em que a reportagem do LANCENET! esteve na Rua Paissandu, nenhum pedestre soube precisar onde, exatamente, se situava o campo. Coube aos funcionários que cuidam da História do Fluminense (Flu Memória) informar o verdadeiro ponto, que ficava bem na esquina com a Rua Pinheiro Machado, num terreno que abrange de três a quatro prédios que agora figuram no local.

Vasco e Corinthians farão o jogo de número 107 da sua História nesta quarta-feira, às 22h, em São Januário, pelas quartas-de-final da Copa Libertadores. Os paulistas venceram 42 vezes, os cariocas, 35, com 29 empates. Ao todo, 310 gols foram marcados.

lancenet

Comente

Veja também
Vasco goleia o EC Resende por 6 x 0 pela 2ª rodada do Carioca Feminino

A equipe feminina do Vasco da Gama venceu o EC Resende por 6×0, pela 2ª rodada do Carioca, no Nivaldo Pereira.

Vasco prioriza Copa do Brasil e pode ter time alternativo contra o São Paulo

O Vasco da Gama ainda sonha com o título da Copa do Brasil e monta força tarefa para tentar reverter o placar diante do Atlético-MG.

Marquinhos aponta motivos para derrota do Vasco contra o Flamengo

Cestinha do Vasco no clássico, Marquinhos afirmou que a equipe não conseguiu fazer uma boa partida diante do rival.

Vasco perde clássico contra o Flamengo pela abertura do NBB

O Vasco da Gama perdeu para o Flamengo por 59×50, neste sábado, pela abertura do NBB, no ginásio do Tijuca.

Rafael Paiva aproveita Data Fifa para fazer ajustes no time do Vasco

Com desempenho ruim nos últimos jogos, Data Fifa é crucial para Rafael Paiva fazer ajustes no time do Vasco da Gama.

Sair da versão mobile