História do primeiro Vasco e Corinthians é desconhecida

No dia 14 de março de 1926, surgia um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Através de um amistoso, Vasco e Corinthians ficavam frente a frente pela primeira vez.

No dia 14 de março de 1926, surgia um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Através de um amistoso, Vasco e Corinthians ficavam frente a frente pela primeira vez. O local foi o Estádio da Rua Paissandu, e o Gigante da Colina venceu com gols de Dininho e Torterolli, com Apparício descontando para os paulistas. Passados 86 anos, não há mais grama, arquibancada e muito menos lembranças, na terreno onde agora situam-se prédios residenciais.

A rua, que deu nome ao campo, fica situada no bairro de Laranjeiras (Zona Sul do Rio de Janeiro), de frente para o Palácio da Guanabara, esquina com a Rua Pinheiro Machado, e a cerca de 100 metros do Fluminense Football Club. Os moradores que lá estão, mesmo os mais antigos, desconhecem o fato histórico, e são poucos os que sabem que ali já foi palco de grandes equipes.

– Não sei de nada de Vasco. Aqui só se fala de Fluminense – diz o porteiro de um dos prédios vizinhos ao Tricolor carioca.

– Essa História do Vasco e do Corinthians eu não sabia. Já ouvi falar do campo que ficava aqui e que o Flamengo mandava seus jogos – diz o jornaleiro, citando o capítulo mais famoso.

De fato, o Estádio da Rua Paissandu pertencia ao Paysandu Athletic Club. Porém, com o fim da prática do futebol, a família Guinle, que tinha a propriedade do terreno, o alugou ao Flamengo. O Rubro-Negro acabou por sediar seus jogos oficiais de 1915 a 1932, fato que fez com que o campo fosse considerado a “primeira casa” do hoje clube da Gávea.

O Vasco, por sua vez, antes de São Januário (inaugurado em 1927), pouco fez uso do local, e preferia utilizar o campo do Andaraí, que depois passaria a pertencer ao América.

Durante o período de cerca de uma hora em que a reportagem do LANCENET! esteve na Rua Paissandu, nenhum pedestre soube precisar onde, exatamente, se situava o campo. Coube aos funcionários que cuidam da História do Fluminense (Flu Memória) informar o verdadeiro ponto, que ficava bem na esquina com a Rua Pinheiro Machado, num terreno que abrange de três a quatro prédios que agora figuram no local.

Vasco e Corinthians farão o jogo de número 107 da sua História nesta quarta-feira, às 22h, em São Januário, pelas quartas-de-final da Copa Libertadores. Os paulistas venceram 42 vezes, os cariocas, 35, com 29 empates. Ao todo, 310 gols foram marcados.

lancenet

Comente

Veja também
Marquinhos em estreia pelo time de basquete do Vasco
Marquinhos aponta motivos para derrota do Vasco contra o Flamengo

Cestinha do Vasco no clássico, Marquinhos afirmou que a equipe não conseguiu fazer uma boa partida diante do rival.

Vasco x Flamengo pelo NBB
Vasco perde clássico contra o Flamengo pela abertura do NBB

O Vasco da Gama perdeu para o Flamengo por 59×50, neste sábado, pela abertura do NBB, no ginásio do Tijuca.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Rafael Paiva aproveita Data Fifa para fazer ajustes no time do Vasco

Com desempenho ruim nos últimos jogos, Data Fifa é crucial para Rafael Paiva fazer ajustes no time do Vasco da Gama.

Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Informações sobre ingressos para Atlético-MG x Vasco

Confira informações sobre ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Atlético-MG, pela semifinal da Copa do Brasil.

JP em Vasco x Flamengo pelo Sub-20
JP se destaca contra o Flamengo e é comparado a Bismarck, que o elogia

De volta ao sub-20 para a reta final do Carioca, JP é destaque na conquista do título contra o Flamengo e ganha elogios de Bismarck.