Primeira vez de Ramón Díaz em São Januário foi marcado por polêmica; relembre

O técnico Ramón Díaz comandou sua 1ª partida em São Januário num Vasco da Gama x River Plate, 26 anos atrás.

Ramón Díaz em Boca Juniors x River Plate em 2013
Ramón Díaz em Boca Juniors x River Plate em 2013

Ramón Díaz fará sua estreia no comando do Vasco neste domingo, na partida contra o Athletico, pela 16ª rodada do Brasileirão. A partida será em São Januário, lugar que o treinador argentino conhece muito bem: sua primeira vez no estádio foi num Vasco x River Plate 26 anos atrás (relembre no vídeo abaixo).

Em 1997, o então jovem Ramón Díaz comandava o River no início de sua carreira como treinador. Sob o comando de El Pelado, o time argentino conquistou a a Libertadores em 1996 e ganhou o direito de disputar a Supercopa da Libertadores no ano seguinte. O Vasco entrou na disputa como campeão do Campeonato Sul-americano de Campeões de 1948.

Vasco e River se enfrentaram no dia 30 de outubro. Como não se tem registro de alguma ocasião em que Ramón Díaz tenha atuado em São Januário como jogador, é possível dizer que essa foi a sua primeira vez no estádio.

Por causa de uma confusão generalizada em São Januário, a partida sequer terminou: o juiz mandou suspender o jogo na metade do segundo tempo, com vitória do River Plate por 2 a 0. Os Millonarios eliminaram o Vasco da competição da qual mais tarde seriam campeões.

No ano seguinte, o Vasco deu o troco e eliminou o River Plate de Ramón Díaz nas semifinais da Libertadores, com o “gol monumental” de Juninho Pernambucano em Buenos Aires.

Expulsões e juiz apedrejado

Em 1997, o Vasco do técnico Antônio Lopes era o esboço do time que viria a conquistar o continente na temporada seguinte. Com Juninho Pernambucano, Felipe, Evair e Edmundo, a equipe era favorita contra o River Plate naquela noite.

O Cruz-Maltino jogava por uma vitória simples para se classificar para a semifinal da Supercopa. O duelo em São Januário era válido pela última rodada do Grupo 3, com Vasco e River brigando ponto a ponto pela liderança: 10 contra 12, respectivamente. Só um clube de cada chave avançava.

Apesar do estádio cheio, o River não sentiu a pressão e abriu o placar com um bonito gol de falta de Marcelo Gallardo no primeiro tempo.

O Vasco começou a cavar sua própria cova ainda antes do intervalo, com a expulsão de Edmundo, que acertou uma cotovelada no goleiro Germán Burgos. Em seguida, foi a vez de Felipe Maestro receber o cartão vermelho por acertar um pontapé no adversário.

Com dois a menos, o Vasco sofreu o segundo gol: o chileno Marcelo Salas matou no peito dentro da área e fuzilou o goleiro Márcio de perna esquerda. River Plate 2 x 0 em São Januário.

Impaciente, a torcida do Vasco começou a protestar no estádio e a arremessar objetos dentro do campo. Uma pedra atingiu a perna do árbitro auxiliar Juan Riquelme, que precisou ser atendido e foi levado ao vestiário de maca.

O árbitro Eduardo Gamboa precisou suspender a partida aos 25 minutos do segundo tempo, e a Conmebol, mais tarde, confirmou a vitória ao River do técnico Ramón Díaz.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.