Pretinha é homenageada na Calçada da Fama do Maracanã

Ex-jogadora do Vasco da Gama, Pretinha foi homenageada na Calçada da Fama do Maracanã nesta segunda-feira.

Pretinha é homenageada na calçada da fama do Maracanã
Pretinha é homenageada na calçada da fama do Maracanã (Foto: Gabriel Andrade)

A lendária Pretinha, grande símbolo do futebol feminino e uma das maiores da história do Vasco, foi homenageada na Calçada da Fama do Maracanã nesta manhã desta segunda-feira. O Governo do Estado do Rio de Janeiro eternizou seus pés no estádio, através da Superintendência de Desportos do Estado (Suderj), eternizou os pés da ex-jogadora Delma Gonçalves, a Pretinha.

O evento fez parte do lançamento do Projeto Suderj Delas, um departamento dentro da entidade que é voltado para mulheres esportistas e também torcedoras com o objetivo de acelerar o processo de inclusão e reconhecimento de grandes nomes femininos na história do esporte. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira, às 11h, no Estádio Maracanã.

– Significa muito. É um sonho. Toda atleta quer colocar os pés na Calçada da Fama e eu estou tendo essa oportunidade hoje. É um sonho realizado, mas que não é só meu. Agradecer a minha família, meus amigos, colegas de time, torcedores. Estou aqui representando o futebol feminino do Brasil e do Rio de Janeiro – afirmou a ex-atacante.

A cerimônia contou com a presença do nadador paralímpico Clodoaldo Silva, seis vezes medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos.

Pretinha é a maior artilheira do Vasco de todos os tempos e a principal referência do futebol feminino da história do clube. Chegou, inclusive, a ser auxiliar técnica do Cruz-Maltino em fevereiro do ano passado.

A ex-atleta é apenas a segunda mulher a ter os pés eternizados no Maracanã. A primeira foi ninguém menos que a rainha Marta, outra vascaína de coração e que fez as categorias de base em São Januário.

– A ficha tá caindo aos poucos dessa responsabilidade de ser a segunda mulher a eternizar os pés, representar todas as mulheres. Acho que aos poucos eu vou começar a perceber o tamanho da responsabilidade, de ter se tornado realidade, de ser a segunda mulher a eternizar os pés aqui. Poder representar todas as mulheres que praticam o esporte. Todas as mulheres do Brasil – afirmou a ex-jogadora.

A ex-jogadora também fez grande história na Seleção Brasileira. Ela disputou 4 Copas do Mundo, 4 Olimpíadas, 3 Copas América, além de um Pan-Americano. Pelo Vasco, atuou de 1990 até 2001 e teve uma segunda passagem em 2004 até 2006. Ela é considerada histórica para o futebol brasileiro.

Pelo Vasco

Pretinha atuou pelo Vasco da Gama por 7 anos (entre a1993 e 2000), onde conquistou o pentacampeonato estadual, três títulos nacionais ( Taça Brasil de 1993, 1994 e 1998)e marcou 62 com a camisa do clube carioca. Ela jogou tanto como ponta quanto meia esquerda.

Passagem pela Seleção

Pela Seleção Brasileira, Pretinha disputou quatro Copas do Mundo (1991, 1995, 1999 e 2007) e quatro Olimpíadas (1996, 2000, 2004 e 2008), tendo conquistado a medalha de prata em Atenas e em Pequim.

Auge nos EUA e fim da carreira na Coreia do Sul

Pretinha viveu o auge de sua carreira no futebol estadunidense. Em uma temporada, chegou a marcar 27 gols em 21 jogos. Ela também tem passagens pelo futebol japonês (INAC Kobe Leonessa), coerano (Icheon Daekyo WFC, da Coréia do Sul) e norte americano (Washington Freedom e San Jose CyberRays). Delma, a Pretinha, encerrou sua carreira em 2015, aos 40 anos, quando atuava pelo Icheon Daekyo WFC, da Coréia do Sul.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Sair da versão mobile