Pressão muda de lado após último Vasco x Flamengo; Gigante tenta se reequilibrar

No últimojogo do Vasco da Gama contra o Flamengo, o rival encontrava-se pressionado diante do trabalho do técnico Vítor Pereira.

Vítor Pereira, técnico do Flamengo
Vítor Pereira, técnico do Flamengo (Foto: Fadel Senna/AFP)

Vasco e Flamengo se enfrentam nesta segunda-feira (5), no Estádio do Maracanã, pelo fechamento da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes vivem situações opostas no momento e também quando comparado ao último encontro entre os times.

A partida aconteceu pela semifinal do Campeonato Carioca, no dia 19 de março e teve o Flamengo como vencedor: 3 a 1 e vaga garantida na final. No entanto, o time de São Januário vivia um bom momento, com um time bem definido de 1 a 11 e com Barbieri com crédito diante do torcedor.

Do outro lado, quem convivia com uma pressão era Vítor Pereira, que acabou demitido após o vice para o Fluminense na final. Na ocasião, o próprio time rubro-negra ainda era uma incógnita, com muitas mudanças feitas pelo português e com nomes diferentes na escalação.

Com o dinamismo que marca o futebol brasileiro, nem três meses depois, os papéis se inverteram. O Vasco, na 19ª colocação do Brasileirão, não vence há sete jogos e vê Barbieri sendo muito criticado pela torcida. Em campo, por convocações e lesões, é raro ver o trio Rodrigo, Jair e Andrey, destaques contra os rubro-negros, atuando juntos.

No Flamengo, Jorge Sampaoli chegou e mudou o time de VP. Mescla o sistema com três zagueiros ou linha de quatro, deu chance para novos jogadores e barrou alguns. Atualmente, apesar de ainda estar longe do que pode render, o Flamengo tem uma base bem definida que é titular em boa parte dos jogos.

Wesley, Léo Pereira e Pulgar são exemplos claros. No último Vasco x Flamengo, Rodrigo Caio, que pouco atuou com Sampaoli, era o titular. Na direita, Varela era homem de confiança do português, enquanto o Wesley assumiu com o argentino a posição. A principal mudança veio no meio-campo.

Erick Pulgar era a última opção do setor com Vítor Pereira. Desde a chegada de Sampaoli, com quem trabalhou na seleção chilena, o camisa 5 se tornou titular absoluto e vem colecionando boas atuações.

Duas mudanças ainda não efetivas como as de cima, mas reforçam uma preferência de Sampaoli e que não acontecia com VP. No gol, Matheus Cunha assumiu a posição em virtude da má fase de Santos. Na frente, Pedro acabou no banco diante do Fluminense, algo que não existiu com VP.

Separados por sete pontos, Vasco e Flamengo buscam uma reação na tabela. O Flamengo, atualmente na oitava posição, quer se aproximar do líder Botafogo, que perdeu e está com 21 pontos. Um triunfo faz a diferença cair para cinco. Por outro lado, o Vasco mira respirar aliviado e acabar com o jejum sem vencer desde a abertura da competição.

Fonte: ESPN

Mais sobre:Flamengo
Comente

Veja também
Vasco perde para o Athletico-PR pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Athletico-PR pelo placar de 1×0 pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vasco terá dura sequência fora de casa no Brasileiro e precisa pontuar

O Vasco da Gama terá 4 jogos pelo Brasileiro fora de casa e só retornará a jogar em São Januário no dia 17 de maio.

Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta o Camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.