Potencial construtivo de São Januário estaria sendo disputado por 3 empresas

Uma rede de hospitais, uma construtora e um fundo imobiliário são os interessados no potencial construtivo do estádio do Vasco da Gama.

Vista de cima de São Januário
Vista aérea de São Januário (Foto: Jairo Rodriguez/Vasco)

Após apresentar seu projeto remodelado e com ajustes à Prefeitura do Rio de Janeiro e ao público, o Vasco age em paralelo com o processo de possível venda do potencial construtivo de São Januário, que já está assinado pelo prefeito Eduardo Paes.

O potencial construtivo é a autorização dada pelo município para construção acima do permitido pelo zoneamento em determinado terreno. Ou seja, é um acréscimo ao direito de construir, que possibilita aumentar o número de pavimentos e/ou a área de construção.

No caso do Vasco, Paes transferiu o potencial construtivo de São Januário para regiões do bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste (RJ), e o clube tem o direito de vendê-lo e utilizar os recursos para financiar a reforma.

O que aconteceu

O clube fez uma prospecção de mercado e identificou três potenciais compradores, que, caso executem a operação futuramente, garantirão os recursos necessários para o financiamento da obra de ampliação e modernização de São Januário.

A situação ainda está no campo de possibilidade, pois o projeto de lei assinado por Paes ainda precisa ter o crivo da Câmara dos Vereadores. Será com essa chancela do órgão que o potencial construtivo passará a valer.

Além disso, será a Câmara que validará quais as regiões do bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste (RJ), que o potencial construtivo poderá ser aplicado.

O UOL apurou que três empresas estão dispostas a comprar: uma famosa rede de hospitais, uma construtora e um fundo imobiliário. O Vasco calcula arrecadar cerca de R$ 500 milhões com a venda.

A Prefeitura obriga o Vasco a aplicar 100% dos recursos arrecadados na reforma de São Januário.

O orçamento do estádio é de R$ 506 milhões e a obra terá duração de três anos, com o projeto para 47 mil pessoas ficando pronto em abril de 2027.

As partes envolvidas acreditam que a votação na Câmara dos Vereadores acontecerá antes do recesso, que se iniciará em 15 de dezembro.

Potencial construtivo atrelado ao projeto?

O Vasco tornou público ontem (9) o novo projeto de ampliação e modernização de São Januário e, ao longo do dia, muitos vascaínos levantaram a dúvida se o potencial construtivo assinado pelo prefeito Eduardo Paes está atrelado a ele.

O UOL apurou que um outro projeto de reforma não inviabiliza o projeto de lei, mas seria necessário que ele seja aprovado pelo órgão municipal.

O único aprovado, até o momento, é o que se tornou público pela atual diretoria do Vasco, e que já está nas mãos do prefeito.

O Cruzmaltino passará por eleição presidencial amanhã (11) e os candidatos Pedrinho e Leven Siano possuem projetos de reforma paralelos.

Fonte: Uol

Mais sobre:São Januário
1 comentário
  • Responder

    Foco tem que ser em na série A 2024 se manter. Deixa ampliação medíocre para quando o estádio se tornar centenário abobados. Grande coisa ter estádio sendo penta rebaixado. Cúmulo do orgulho bobo.

Comente

Veja também
Carille tem bom aproveitamento contra o Corinthians; veja números

O técnico do Vasco, Fábio Carille, vai reencontrar o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco encerra preparação para enfrentar o Corinthians; veja detalhes do treino

O Vasco da Gama realizou último treino antes do jogo contra Corinthians nesta sexta-feira, no CT do Palmeiras, em São Paulo.

Vasco e Flamengo fazem acordo e clássico será no Maracanã

O clássico entre Vasco e Flamengo pelo Brasileiro será disputado no Maracanã com divisão de 50/50 entre os torcedores.

Joel Santana analisa empate e mostra preocupação com futuro do Vasco

Ex-técnico do Vasco da Gama, Joel Santana analisa desempenho do time contra o Melgar, faz críticas e fala sobre o futuro.

Vasco tem grande missão em jogo contra Corinthians na Neo Química Arena

O Vasco da Gama enfrenta o Corinthians pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro e tenta quebrar tabu na Neo Química Arena.

Veja como está o trio de reforços estrangeiros do Vasco

Nuno Moreira é o que mais se adaptou ao time do Vasco, Garré ainda não engrenou e Loide não conseguiu ser titular.

Jogo entre Corinthians e Vasco terá operação especial de segurança

O jogo terá operação especial devido à rivalidade entre as torcidas organizadas e confusão no último duelo em Itaquera.

Crias do Corinthians, Adson, João Victor e Piton reforçam laços de amizade no Vasco

Adson, João Victor e Lucas Piton fortaleceram os laços de amizade no Vasco e reencontram o Corinthians neste sábado.

Contratados por Pedrinho em 2024 não emplacam no Vasco; Coutinho é exceção

Pedrinho contratou 6 jogadores no meio do ano passado, mas apenas Philippe Coutinho segue com espaço no Vasco.

Vasco é condenado a plantar quase 200 árvores; veja motivo

O Vasco da Gama não repôs o corte irregular de seis árvores feito na Sede Náutica da Lagoa. , há quase 20 anos.