Posse de bola e finalização: números mostram Vasco ofensivo de Marcelo Cabo
O Vasco da Gama tem liderado em posse de bola e finalizações em grande parte das partidas sobre o comando de Marcelo Cabo.
Uma das metas do técnico Marcelo Cabo desde que chegou ao Vasco da Gama é implementar uma filosofia ofensiva na equipe, o que não vinha acontecendo com os últimos comandantes.
Com Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, era um Vasco mais reativo, que esperava as ações do adversário, e que na maioria das vezes se limitava aos chutões e brigava por uma bola para buscar os resultados.
Marcelo Cabo tem conseguido colocar um Vasco mais ofensivo e que tem as ações das partidas, mesmo que muitas vezes o resultado esperado não venha. Ele, inclusive, está invicto no comando do Clube.
O que mostra esse Vasco ‘diferente’ são os números. Segundo levantamento do site UOL Esporte, a única vez que o Cruzmaltino ficou atrás em posse de bola e finalização foi na vitória por 2×1 sobre o Tombense.
Além dele, o Vasco ficou atrás em finalizações apenas no empate em 1 a 1 com o Botafogo, sendo que, nas outras partidas, liderou os dois quesitos. Para se ter uma noção, na vitória por 3×1 sobre o Macaé, o equipe vascaína teve 23 arremates ao gol contra apenas três do adversário.
Os números de Marcelo Cabo no Vasco
Nova Iguaçu 2 x 2 Vasco – Carioca – 57% de posse de bola / 18 finalizações contra 10
Vasco 1 x 1 Botafogo – Carioca – 57% de posse de bola / 13 finalizações contra 15
Vasco 3 x 1 Macaé – Carioca – 64% de posse de bola / 23 finalizações contra 3
Vasco 2 x 2 Madureira – Carioca – 57% de posse de bola / 16 finalizações contra 11
Fluminense 1 x 1 Vasco – Carioca – 51 % de posse de bola / 12 finalizações contra 8
Vasco 4 x 2 Bangu – Carioca – 54% de posse de bola / 14 finalizações contra 8
Tombense 1 x 2 Vasco – Copa do Brasil – 49% de posse de bola / 11 finalizações contra 12
Caldense 1 x 1 Vasco – Copa do Brasil – 54% de posse de bola / 6 finalizações contra 27
O levantamento foi feito pelo UOL Esporte, em consulta ao Footstats. Ainda existe muitos detalhes a serem corrigidos na equipe, principalmente no quesito sistema defensivo, mas o Vasco já tem um norte para a temporada, o que deve ser aprimorado com o entrosamento e contratações.
Eu estou gostando do trabalho do Marcelo Cabo. Outro também que está trabalhando bem nas contratações é o Alexandre passaro.