Portuguesa e Vasco fazem clássico Luso-brasileiro

Tradicional reduto da colônia portuguesa em São Paulo, o Canindé vai ter uma cara ainda mais luso-brasileira neste sábado, quando a Portuguesa recebe o Vasco.

Tradicional reduto da colônia portuguesa em São Paulo, o Canindé vai ter uma cara ainda mais luso-brasileira neste sábado, quando a Portuguesa recebe o Vasco, às 18h30m (de Brasília), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O time da casa terá a chance de conquistar a primeira vitória na competição, enquanto os visitantes buscam chegar aos seis pontos e, assim, continuarem entre os primeiros colocados.

Na primeira rodada, a Portuguesa empatou em 1 a 1 com o Palmeiras, no Pacaembu. Atuando neste sábado pela primeira vez em casa na Série A desde 30 de novembro de 2008 (empate em 2 a 2 com o Sport), a equipe paulista tenta a primeira vitória na competição. Já o Vasco vem de vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, em São Januário, mas vai lutar contra o abatimento da eliminação na Taça Libertadores, depois de perder de 1 a 0 para o Corinthians, no Pacaembu, na última quarta-feira.

Cristóvão Borges é o personagem da partida. O técnico do Vasco defendeu a Portuguesa de 1990 a 1992, como jogador, e admite que a volta ao Canindé significa um acontecimento especial.

– A Portuguesa faz parte da minha história, da minha carreira. Vai ser muito bom reencontrar o clube que defendi por dois anos. Já estava passando dos 30 anos, mas ainda jogava em bom nível – recordou ex-meio-campo Cristóvão.

O Premiere exibe a partida para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

header as escalações 2

Portuguesa: à exceção de Wilson Matias, que se machucou contra o Palmeiras, e do goleiro Wéverton, que foi para o Atlético-PR, o técnico Geninho deve manter a escalação utilizada no empate arrancado diante do Alviverde, no último sábado. Assim, a Lusa deve ir a campo com a seguinte escalação: Glédson; Luis Ricardo, Rogério, Renato e Raí; Bruninho, Léo Silva, Boquita (Michael) e Henrique; Ananias e Ricardo Jesus.

Vasco: com uma série de desfalques, o técnico Cristóvão Borges será obrigado a modificar a equipe em relação àquela que enfrentou o Corinthians, na última quarta-feira. Na lateral esquerda, o jovem Dieyson terá nova oportunidade. No meio-campo Allan e Carlos Alberto estão na disputa por uma vaga. O Vasco deve entrar em campo com a seguinte formação: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Dieyson; Nilton, Fellipe Bastos, Carlos Alberto (Allan) e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Portuguesa: Wilson Matias, com dores musculares, será poupado por Geninho. O lateral Marcelo Cordeiro, em fase final de recuperação de uma lesão nas costas, também está descartado para esta partida.

Vasco: o meia Felipe e o zagueiro Fabrício cumprem suspensões relativas ao Campeonato Brasileiro do ano passado. O volante Romulo está com a Seleção Brasileira, e o meia Juninho será poupado por causa de desgaste físico. No departamento médico estão o lateral-esquerdo Thiago Feltri (panturrilha esquerda), o volante Eduardo Costa (coxa direita), o zagueiro Dedé (edema ósseo na perna esquerda), o atacante Tenorio e o meia Abelairas (dor nas costas).

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) apita a partida, auxiliado por Luiz Souza Santos Renesto (PR) e Pedro Martinelli Christino (PR). Ao todo, Heber Roberto participou de 17 jogos no Brasileiro de 2011, mostrou quatro cartões vermelhos (média de 0,25) e marcou cinco pênaltis e 624 faltas (média de 36,7) em um campeonato que registrou média de 0,3 vermelho, 35,8 faltas e um total de 116 pênaltis.

header fique de olho 2
Portuguesa:
o atacante Ricardo Jesus, um dos poucos poupados pela torcida após o mau início de ano da equipe, é sempre promessa de bola na rede. Conhecido pelas finalizações precisas, o jogador acabou ofuscado contra o Palmeiras por Rodriguinho, que entrou no seu lugar e fez o gol de empate rubro-verde. Mesmo assim, deve dar trabalho à defesa vascaína no Canindé.

Vasco: protagonista negativo da desclassificação da Libertadores, Diego Souza terá a chance de se redimir. Uma boa atuação contra a Portuguesa pode ajudar o meia a apagar o gol perdido no segundo tempo da partida contra o Corinthians, no Pacaembu.

header o que eles disseram

Geninho, técnico da Portuguesa: “Apesar dos desfalques para essa partida, estou com uma expectativa boa. O time está alinhado e entraremos em campo com garra para vencer. Sabemos que o jogo será difícil, pois o adversário tem qualidade, mas tenho total confiança na equipe e sei que podemos sair com o resultado positivo e com os três pontos”.

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Fizemos dois grandes jogos nas quartas de final da Libertadores, e o time mostrou evolução. Mas isso não vai voltar, e agora vamos nos concentrar totalmente no Brasileiro. Vejo o Vasco mais forte, encorpado e com a certeza de que pode vencer a competição”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Portuguesa e Vasco têm uma média de 3,4 gols por partida entre eles na história da Série A do Brasileiro. Ao todo foram marcados 86 gols em 25 jogos. Há 23 anos (ou 16 jogos), uma partida entre as equipes não termina empatada em 0 a 0 em Brasileiros. O último e único empate sem gols aconteceu dia 21 de outubro de 1989, em São Januário.

* A Portuguesa não costuma se dar bem contra o Vasco nas partidas disputadas em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. Em 11 jogos realizados com o mando de campo na Série A, a Lusa obteve uma vitória, seis empates e quatro derrotas.

* Ao todo foram 29 partidas disputadas no estado de São Paulo entre as equipes na história do confronto, com 12 vitórias do Vasco, contra oito triunfos da Portuguesa e mais nove empates.

header último confronto v2

Na última vez em que se enfrentaram, Vasco e Portuguesa estavam na Série B do Campeonato Brasileiro. No dia 21 de novembro de 2009, o time da Colina já havia garantido o título e o acesso à Série A e faria contra a Lusa o jogo da entrega das faixas de campeão. O time paulista, no entanto, azedou a festa carioca ao vencer o duelo no Maracanã por 1 a 0, gol de Fellype Gabriel. Mas a partida também não foi proveitosa para a Lusa. Mesmo com a vitória, o time não conseguiu subir à Série A. Mais de 26 mil torcedores assistiram à volta olímpica do time cruz-maltino, então comandado por Carlos Alberto.

globo esporte

Comente

Veja também
Gabriel Pec celebra gol pelo Vasco
Gabriel Pec revela desejo de voltar ao Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Gabriel Pec tem sido um dos destaques do LA Galaxy, dos Estados Unidos.

Troféu da Copa do Brasil
Vasco tinha confiança em reverter datas das semis da Copa do Brasil

Decisão do STJD na última sexta-feira (11) manteve os jogos no fim de semana e frustrou os planos do Vasco da Gama.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Vaso não vence o São Paulo no Morumbi há 12 anos

Próximo adversário do Vasco da Gama no Brasileiro, São Paulo mantém tabu de mais de uma década contra o Cruzmaltino no Morumbi.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Desfalques no ataque do Vasco fazem Rafael Paiva buscar soluções no elenco 

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva quebra a cabeça para definir o setor ofensivo da equipe após baixas por lesões.

Léo Jacó comemora gol do título carioca sub-20 pelo Vasco
Carrasco de rivais, Léo Jacó cumpre profecia em título do Vasco sobre o Flamengo

Herói do título do Vasco da Gama contra o Flamengo, pelo Carioca Sub-20, o atacante Léo Jacó marcou o gol que garantiu a conquista.