Polícia Militar libera Vasco x Botafogo em São Januário
O Vasco da Gama recebe a autorização da Polícia Militar, e encaminhou à CBF a mudança no clássico para a Colina Histórica.
O Vasco recebeu, no início da noite desta segunda-feira, a documentação com autorização da Polícia Militar para que o jogo contra o Botafogo, na próxima segunda (6), às 19h, seja realizado em São Januário. Com o laudo, a Ferj, a pedido do Vasco, encaminhou a documentação para a CBF. A alteração foi confirmada no site da entidade.
A PM determinou que o clássico tenha duas torcidas. O Vasco (mandante) receberá 95% dos ingressos, enquanto a torcida do Botafogo terá o restante (5%). Essa foi uma determinação da Polícia Militar, que seguiu o protocolo de jogos contra clubes grandes em São Januário. Essa divisão acontece, por exemplo, quando o Vasco recece adversários de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grandes do Sul.
O jogo estava marcado inicialmente para domingo. No entanto, a PM concluiu o planejamento especial para a final da Libertadores e, por questão de segurança, proibiu a realização do clássico entre Vasco e Botafogo em qualquer estádio do estado do Rio de Janeiro no domingo. A presença de torcedores argentinos na capital para a decisão entre Fluminense e Boca Juniors vai demandar um trabalho especial da PM.
O Vasco estava proibido pela Polícia Militar de receber clássicos em seu estádio. O último ocorreu há dois anos, justamente contra o Botafogo, pela Série B.
No entanto, em reunião na última quarta-feira, o clube argumentou com a PM que o clássico entre Vasco e Botafogo não tem registrado ocorrências nos últimos anos, diferentemente do que ocorre em jogos contra outros rivais do Rio de Janeiro. Além disso, o time alvinegro estaria de acordo com a mudança para São Januário.
Vasco e Botafogo entendem que Volta Redonda não tem a estrutura adequada para a realização de um clássico importante, na reta final do Campeonato Brasileiro. E o Maracanã, primeira opção, receberá a decisão da Libertadores, entre Fluminense e Boca Juniors, neste sábado.
Fonte: Globo Esporte