Pesquisa mostra torcida do Vasco predominante nas capitais e com mais homens

Levantamento feito pelo Jornal O Globo revelou mais detalhes sobre o perfil e a localização dos torcedores do Vasco da Gama.

Torcida do Vasco contra o Santos em São Januário
Torcida do Vasco contra o Santos em São Januário (Foto: André Durão/ge)

Pesquisa revela Vasco como favorito nas capitais brasileiras
A pesquisa O GLOBO/Ipsos-Ipec destaca a torcida do Vasco como predominante nas capitais brasileiras e majoritariamente masculina, com 67% de homens. O clube se destaca entre torcedores de menor renda, com 34% ganhando até um salário mínimo, superando o Flamengo. O Vasco é o sexto clube mais popular entre mulheres, com 2,1% de preferência.

Na série de perfis das cinco principais torcidas do país apontadas na pesquisa O GLOBO/Ipsos-Ipec, os torcedores do Vasco se destacam por uma característica essencialmente geográfica: estão amplamente presentes nas capitais brasileiras. Entre os cinco clubes com maior torcida (Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, além do cruz-maltino), o gigante da colina é o que tem a maior proporção de sua base de fãs nessas cidades: 37%, contra 27% dos que se declararam rubro-negros, segundo colocado no quesito.

A torcida vascaína também é majoritariamente masculina. De todos os que declararam apoiar o clube na pesquisa, 67% são homens e apenas 33% são mulheres. Ou seja, na prática, dois a cada três torcedores do Vasco são homens.

No panorama geral, o cruz-maltino aparece como o sexto clube mais querido entre o público feminino: tem 2,1% de preferência, ficando atrás dos 2,6% registrados pelo Grêmio.

O recorte financeiro e de renda também se destaca na composição da massa vascaína. Em levantamento anterior baseado na pesquisa, o cruz-maltino empatou com o Flamengo no título simbólico de “time do povo” — aquele que concentra as duas faixas da base da pirâmide de renda (até um salário mínimo e mais de um a dois salários mínimos). Já no recorte vascaíno, em específico, a torcida aparece com força especialmente entre os entrevistados de renda mais baixa.

Dos vascaínos que responderam, 34% declararam ter renda de até um salário mínimo — o maior percentual entre as cinco principais torcidas, únicas analisadas nesse detalhamento, uma vez que atingiram a base amostral mínima para permitir a análise dos dados com margem segura de erro. O índice supera até o do rival rubro-negro, que aparece com 32%, logo depois.

Fonte: O Globo

1 comentário
  • Responder

    A GLOBOLIXO lacrando como sempre, o que tem a ver torcida com situação financeira? Mas tem que alimentar a militância com coisas que destoa da finalidade da pesquisa.

Comente

Veja também
Gols e jogadas de Jonathan Ikoné, atacante cogitado no Vasco; assista

O vídeo mostra a capacidade de quebrar linhas defensivas e criar oportunidades, características que despertaram o interesse do Vasco da Gama.

Gols e jogadas de Carlos Cuesta, zagueiro cogitado no Vasco; assista

A divulgação reacende a especulação sobre uma possível negociação com o Vasco da Gama, que busca reforços para o sistema defensivo.

Atacante ex-Fiorentina e Seleção da França pode pintar no Vasco

Jonathan Ikoné e Vasco da Gama não devem enfrentar obstáculos da Fiorentina para uma eventual concretização do negócio.

Bastidores de Vasco x CSA: emoção e festa na vitória por 3 a 1; assista

Assista ao bastidores da vitória do Vasco da Gama sobre o CSA em São Januário, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Edmundo alfineta ao comemorar eliminação do Flamengo na Copa do Brasil

Edmundo não escondeu a felicidade com a queda do Flamengo na Copa do Brasil e ainda cutucou os flamenguistas.

Paulo Nunes manda recado a Diniz sobre defesa do Vasco e cita jogador de rival

Paulo Nunes citou os problemas da defesa do Vasco após classificação e alertou Diniz sobre a utilização de Hugo Moura na zaga.

Torcida lota São Januário contra o CSA e reforça cofre do Vasco; veja valor

Torcedores do Vasco foram em peso a São Januário e ajudou o Clube a garantir a classificação e renda milionária.

Atlético-MG pode poupar jogadores para o jogo contra o Vasco

O técnico Cuca admitiu que pode poupar jogadores na partida deste domingo, contra o Vasco da Gama, em São Januário.

Lucas Piton brilha contra o CSA e volta a ser decisivo no Vasco

O lateral-esquerdo Lucas Piton participou de dois dos três gols da vitória do Vasco da Gama sobre o CSA, pela Copa do Brasil.

Cauan Barros participa de treino e comenta retorno ao Vasco

O volante Cauan Barros renovou seu contrato até o final de 2027 e já se integrou ao elenco do Vasco da Gama.