Pesquisa aponta retomada da popularidade do Vasco entre os jovens torcedores

O Vasco da Gama está conseguindo reverter a queda entre os torcedores mais jovens, mesmo com a presença na Série B.

Torcida do Vasco durante o jogo contra o Grêmio em São Januário
Torcida do Vasco durante jogo contra o Grêmio em São Januário pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Existe a ideia de que somente vitórias e títulos são capazes de manter a chama de uma torcida acesa e garantir o surgimento de novas gerações. No caso do Vasco, as duas décadas de resultados ruins, com poucos troféus conquistados e as cinco temporadas na segunda divisão, não impediram o cruz-maltino de renovar sua base de apoio.

A pesquisa O GLOBO/Ipec aponta uma retomada da popularidade do Vasco entre torcedores entre 16 e 24 anos. Houve uma queda que foi revertida nos últimos anos, mesmo com a escassez de bons resultados dentro de campo.

No geral, o Vasco soma 4,2% da preferência dos torcedores brasileiros. Esse número é mais alto entre os mais velhos, de 60 anos ou mais (5,1%). Posteriormente, com a redução da idade dos entrevistados na pesquisa, esse número diminui gradativamente. Sai de 4,5% (45 a 59 anos), passa a ser 3,6% (35 a 44 anos) e chega a 3,1%, quando o entrevistado possui entre 25 e 34 anos. O número colocaria o cruz-maltino como a sétima maior torcida, em termos gerais. Veja os principais dados no infográfico abaixo.

Confira o raio-x da torcida do Vasco
Confira o raio-x da torcida do Vasco

A guinada para cima ocorre entre adolescentes e jovens adultos. Nessa faixa etária, o percentual de vascaínos é de 4,8%, levemente superior ao dos torcedores do Vasco, como um todo. O número indica estabilidade do número e até leve aumento no crescimento.

Uma peculiaridade da torcida do Vasco reforçada na pesquisa O GLOBO/Ipec foi sua presença marcante nas regiões Centro-Oeste e Norte do país. Elas foram consideradas uma só por questões metodológicas. Entre os entrevistados que vivem nessa área, o número dos que se disseram vascaínos foi de 6,3%. Ainda que carioca, o cruz-maltino é percentualmente menos presente no próprio Sudeste, 4,1%. Em termos absolutos, essa boa presença acaba pesando menos, uma vez que a região é a segunda menos populosa das quatro consideradas na pesquisa, à frente apenas da Região Sul.

Ainda em aspectos geográficos, o Vasco tem apoio maior em municípios mais populosos: são 5% nas cidades de mais de 500 mil habitantes; 4,1% nas que possuem mais de 50 mil e até 500 mil; e 3,6% nas que abrigam até 50 mil moradores. Os cruz-maltinos estão mais presentes em capitais (4,8%), depois no interior (4,1%) e um pouco menos na periferia (3,5%).

Quando consideradas raça e cor, afere-se que o clube de São Januário tem maior penetração entre os que se identificam como pretos ou pardos (5,3%) em relação aos brancos (3,1%). Também se destaca entre os que têm níveis de escolaridade mais baixos: 5,2% dos que fizeram o Ensino Fundamental, 4,2% daqueles que completaram o Ensino Médio e 2,6% entre os que concluíram o Ensino Superior.

Fonte: O Globo

1 comentário
  • Responder

    Continua assim Vasco sendo esse clube de pensamento e ações de clube pequeno,pra vc vê a onde vai parar, tem q ser competitivo, tem q ganhar títulos grandes nacionais e internacional, tem que se impor contra os adversários quando for infrentar, tipo vamos pegar o Vasco vixi ali o bicho pega, aí sim,para de ser esse clube pequeno e chacota para os programas esportivos que pouco fala do clube e quando comentam e pra zoar.

Comente

Veja também
Gabriel Pec celebra gol pelo Vasco
Gabriel Pec revela desejo de voltar ao Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Gabriel Pec tem sido um dos destaques do LA Galaxy, dos Estados Unidos.

Troféu da Copa do Brasil
Vasco tinha confiança em reverter datas das semis da Copa do Brasil

Decisão do STJD na última sexta-feira (11) manteve os jogos no fim de semana e frustrou os planos do Vasco da Gama.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Vaso não vence o São Paulo no Morumbi há 12 anos

Próximo adversário do Vasco da Gama no Brasileiro, São Paulo mantém tabu de mais de uma década contra o Cruzmaltino no Morumbi.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Desfalques no ataque do Vasco fazem Rafael Paiva buscar soluções no elenco 

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva quebra a cabeça para definir o setor ofensivo da equipe após baixas por lesões.

Léo Jacó comemora gol do título carioca sub-20 pelo Vasco
Carrasco de rivais, Léo Jacó cumpre profecia em título do Vasco sobre o Flamengo

Herói do título do Vasco da Gama contra o Flamengo, pelo Carioca Sub-20, o atacante Léo Jacó marcou o gol que garantiu a conquista.