Péricles Bassols admite erros contra o Vasco no Brasileirão de 2011
O ex-árbitro Péricles Bassols admitiu que não deu pênaltis para o Vasco da Gama nos dois clássicos contra o Flamengo.
Em entrevista ao canal Esporte Online TV, publicada na última segunda-feira (08), o ex-árbitro e hoje comentarista do Esporte Interativo, Péricles Bassols, admitiu que errou ao não marcar dois pênaltis para o Vasco da Gama nos clássicos contra o Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2011.
Péricles Bassols relembrou o lance onde não marcou um pênalti de Léo Moura em Bernardo já nos acréscimos da partida ainda válida pelo primeiro turno da competição. O ex-árbitro disse que o fato do meio-campista ter valorizado o contato fez com que ele acreditasse que houve uma simulação, e não que o contato tivesse acontecido pela ação feita pelo lateral-direito.
“O problema do primeiro jogo só apareceu com forças depois do segundo. Foi uma partida que eu havia conduzido de uma forma espetacular até o lance do Bernardo com o Léo Moura. Estava 0x0, aí entra nos acréscimos, uma bola é virada de uma ponta da área para a outra, o Léo Moura deita numa combate ao Bernardo, que ao invés de estar indo para dentro do gol, recebeu uma bola na linha de fundo e dá um tapa para dentro da área, e o Léo deita e encosta nele. Eu vejo o contato, mas ele se atirou quando o Léo encostou, o que me fez acreditar que ele estava simulando o contato, e não que o contato tivesse acontecido em virtude da ação do Léo. Naquele momento não houve tanta reclamação porque a imprensa ficou dividida”, disse o ex-árbitro.
Partindo para o segundo jogo, onde o Vasco estava em busca do título da competição, Péricles destacou que estava muito preparado, sem medo, mas consciente que um errou o deixaria marcado. O ex-árbitro explicou que estava com a visão encoberta na jogada e não viu o puxão de camisa de Willians em Diego Souza na área, que aconteceu ainda no primeiro tempo da partida.
“Eu estava muito preparado, sabendo que ia retornar ao quadro da FIFA. Não tinha nenhum medo do jogo, mas sabia que um erro iria me deixar marcado, ainda mais com o Vasco disputando título não poderia dar nada errado. Acabou que deu errado porque teve esse caso, que não foi um lance de interpretação, foi de não conseguir ver o puxão da camisa do Willians no Diego Souza. Eu entro numa angulação que me deixa atrás do corpo do Willians, e que tapou até meus assistentes. Eu só fui ver esse lance 15 minutos depois do final do jogo, quando a gente estava em reunião. Não havia assistente atrás do gol e nem comunicação. Houve uma roubada de bola do Vasco e uma esticada de bola, onde fiquei um pouco para trás, aí eu angulei, mas o corpo do Willians ficou na minha frente, então o puxão em si eu não vi”, contou Péricles.
Péricles revela que recebeu ameaças de morte na época; Eurico criou toda a situação?
Péricles Bassols revelou que recebeu diversas ameaças de morte na época, no e-mail, telefone do escritório e celular. O ex-árbitro contou que só pararam quando entrou em contato com um amigo da polícia, que encaminhou o caso para a Delegacia de Crimes Virtuais. Encerrando o assunto, ele disse que foi Eurico Miranda quem começou essa situação, ao dizer que ele foi o responsável por o Vasco ter perdido o título.
“Recebi várias. Eu tenho um grande amigo ex-árbitro que é da polícia, o coronel Aristeu Leonardo Tavares, e na época o meu e-mail pessoal foi invadido e o telefone do meu consultório foi devassado. Foram várias ameaças o meu consultório e no celular. Quando eu passei para o meu amigo o que estava acontecendo e ele encaminhou para a Delegacia de Crismes Virtuais, acho que algumas coisas devem ter sido feitas porque pararam. Quem criou toda essa situação foi o Eurico Miranda, que Deus o tenha. Depois do jogo ele disse que eu fui o responsável pelo Vasco ter perdido o título por ter deixado de ganhar 4 pontos nos clássicos”, concluiu Bassols.
Nos clássicos em questão, cercados de polêmicas, o Vasco não conseguiu sair do empate em 0x0 com o Flamengo, dois resultados que atrapalharam bastante a sua campanha no Campeonato Brasileiro, mas que não foram os únicos. Na última rodada o Cruzmaltino precisaria vencer e torcer para uma derrota do Corinthians contra o Palmeiras, o que não aconteceu.
Site Vasco Notícias